A Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, também conhecida como Igreja do Bonfim, é um dos principais pontos turísticos de Salvador. Lá, é onde ocorre a famosa Lavagem do Bonfim, a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval. O ritual, que se repete todos os anos desde 1754, reúne milhares de pessoas e acontece sempre na segunda quinta-feira do mês de janeiro.
+ Confira uma das mais belas vistas de Salvador
+ Conheça o Balé Folclórico da Bahia
+ Você sabia que tem Rodin em Salvador?
A fachada da Igreja é parcialmente coberta por azulejos brancos portugueses, que chegaram ao local em anos depois da construção, marcada pelo estilo rococó. O interior do templo é em estilo neoclássico, com afrescos no teto retratando anjos, homens e nuvens cósmicas, pintados entre 1818 e 1820 por Franco Velasco. No altar-mor, está a imagem do Nosso Senhor do Bonfim, santo que cura doenças e salva vidas. Outro local de destaque na Igreja é o Museu de Ex-Votos, que reúne cabeças, pernas e braços de cera, madeira, ouro, prata e pedras preciosas.
Crença
Do lado de fora da Igreja, centenas de vendedores ambulantes se aglomeram oferecendo fitas do Senhor do Bonfim e banhos de cheiro. Você não é obrigado a comprar, mas pode levar os mimos como lembrança da capital baiana. Também é tradição amarrar uma fitinha no greadeado em frente à Igreja, onde existem milhares de fitas amarradas, e fazer um pedido para o Senhor do Bonfim.
Mapa do local
Igreja do Nosso Senhor do Bonfim
Horário(s) Terça, Quarta, Quinta e Sábado das 6h30 às 12h e das 14 às 18h. Sexta e Domingo das 5h30 às 12h e das 14h30 às 18h. Horário das Missas: Terça a Quinta e Sábado: 7h, 8h, 9h e 17h. Sexta: 6h,7h, 8h, 9h e 17h. Domingo: 6h, 7h30, 9h, 10h30 e 17h.
Telefone (71) 3316-2196
Atualizado em 4 Abr 2014.