Este evento terminou
Para celebrar o aniversário de São Paulo, o Auditório Ibirapuera traz uma programação especial gratuita. O especial ‘CBN São Paulo 463 anos: a cultura compartilhada’, em parceria com a rádio CBN, será comandado ao vivo por Fabíola Cidral e traz shows, bate-papos, feira de trocas, oficinas artísticas e participação do público. A programação da casa se estende durante toda a semana.
PROGRAMAÇÃO
O Coro da Escola do Auditório inicia a festa no dia 25 de janeiro, às 8h45, recepcionando o público no foyer da casa. A partir das 9h30, a programação segue na plateia externa com a apresentação da Orquestra Brasileira do Auditório (OBA), regida pelos maestros Edson José Alves e Nailor Proveta. Ao longo do concerto, a formação recebe os convidados especiais Chico César, Jards Macalé, Marcelo Jeneci e Xênia França, que fazem participações musicais de cada vez. No repertório, canções como Felicidade e Feito pra acabar, ambas de Jeneci com parceria de José Miguel Wisnik e Paulo Neves na última; Mama África, de Chico César; Ronda, de Paulo Vanzolini; Negra Melodia e Vapor Barato, de Macalé e Waly Salomão.
Entre uma música e outra, o programa traz conversas com o filósofo Mario Sergio Cortella e o jornalista Gilberto Dimenstein, acompanhando a ideia do evento: celebrar o aniversário da cidade e promover discussões pautadas no compartilhamento cultural entre os indivíduos, a ocupação dos espaços públicos da capital e sua democratização.
Espaços montados no gramado chamam o público para compartilhar artes, talentos e vivências culturais. A tenda do Quintal das Trocas promove uma feira de troca de brinquedos e livros, a do Museu de Arte Moderna – MAM – realiza oficinas artísticas e a do coletivo Ecomaker tem um cantinho especial para intercambiar artigos e dons artísticos.
25 de janeiro, quarta-feira, das 8h45 às 12h
8h45 – Boas vindas no Foyer com o Coro da Escola do Auditório
9h30 -- Programação com Oba, Chico César, Marcelo Jeneci, Xênia França e Jards Macalé
Apresentação de Fabíola Cidral com os convidados Gilberto Dimenstein e Mario Sérgio Cortella
Entrada gratuita
Brechas Urbanas especial
A programação continua no dia seguinte, 26 de janeiro, quinta-feira, a partir das 19h, com a primeira edição do ano da série de debates Brechas Urbanas, idealizada pelo Itaú Cultural. Desde 2016, o instituto reúne mensalmente, em seu prédio na Paulista, representantes das mais diferentes áreas da cena cultural e artística para refletir sobre a vida na cidade na atualidade de pontos de vista diversos. Desta vez, o tema é o papel da arte diante dos conflitos sociais presentes nas metrópoles contemporâneas.
Uma parceria do Itaú Cultural com o projeto Cidades para Pessoas, esse Brechas Urbanas tem apresentação e mediação da jornalista Natália Garcia e recebe o psicanalista Christian Dunker, a escritora Ana Maria Gonçalves e o cineasta Kleber Mendonça Filho. Juntos, eles discutem essa e outras questões. A edição conta ainda com performances das poetas e slamers Mel Duarte e Luz Ribeiro, que, após vencer a terceira edição do SLAM BR – Campeonato Brasileiro de Poesia Falada, realizada no Itaú Cultural em dezembro passado, disputará o título mundial em Paris.
Brechas Urbanas Especial
26 de janeiro, quinta-feira, 19h
Duração: 120 minutos (aproximadamente)
Ingressos: gratuito (distribuição de ingressos na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da apresentação | limite de dois ingressos por pessoa)
Música no Foyer
A série Música no Foyer volta com a apresentação do Quarteto Saxofonando e o sexteto Chorando em Ré Menor, no dia 27 de janeiro, sexta-feira, às 17h. Com o Tributo a Piazzolla, a primeira parte do concerto é conduzida pelo pelos instrumentistas do quarteto Beatriz Pacheco, Danilo Rocha, Herbert Lucas e Janderson Bernardo, em homenagem ao músico e compositor argentino Astor Piazzolla. No repertório estão peças como Histoire du Tango, Adios Nonino, La muerte del Angel, Libertango e Verano Porteño, todas de Piazolla.
Na segunda parte, os integrantes do Chorando em Ré Menor, Beatriz Pacheco, Leandro Carvalhal, Leonardo Oliveira, Liw Ferreira, Sisa Medeiros e Wellington Silva, mostram composições de nomes como Zequinha de Abreu e Nailor Proveta, no espetáculo Chorões Paulistas. Eles interpretam canções como Do coreto pra Roberta, de Nailor Proveta, A banda chegou, de Edmilson Capelupi; Tico-tico no Fubá, de Zequinha de Abreu; Ao Mestre, de Alexandre Penezzi; O bom filho a casa torna, de Bonfilgio de Oliveira; Cobra criando, de Emiliano Castro, e Meu calcanhar quebrou, de Welington Silva.
Música no Foyer
com Quarteto Saxofonando e Chorando Em Ré Menor
27 de janeiro, sexta-feira, 17h
Duração: 80 minutos (aproximadamente)
Ingressos: gratuito (entrada por ordem de chegada ao foyer do Auditório Ibirapuera)
Jeneci, Macalé, Chico Cesar e Xênia França com a Escola do Auditório
A programação é encerrada no fim de semana com shows. Nos dias 28 e 29, sábado e domingo, às 17h, acontece o Especial da Escola do Auditório. Todas as formações da escola – Obinha, ano 1 (iniciação musical), Orquestra Brasileira do Auditório (OBA), Coro da Escola do Auditório e Orquestra Furiosa – sobem ao palco para apresentar o espetáculo que conta com a participação de convidados ilustres.
Sob a regência de Edson José Alves e Nailor Proveta, as formações executam o mesmo repertório do dia 25, com canções de Marcelo Jeneci, Jards Macalé, Chico César, Paulo Vanzolini, entre outros. No sábado, Macalé e Jeneci participam da apresentação ao lado dos jovens alunos. No domingo é a vez de Chico César e Xênia França.
A escolha dos autores e os estilos musicais trabalhados neste concerto refletem a filosofia da Escola do Auditório, que se dedica exclusivamente à música brasileira, com especial atenção para o universo popular.
Especial Escola do Auditório
28 e 29 de janeiro, sábado e domingo, 17h
Regência Edson José Alves e Nailor Proveta
Participação especial Jards Macalé e Marcelo Jeneci (sábado) / Chico César e Xênia França
(domingo)
Duração: 90 minutos (aproximadamente)
Ingressos: gratuito (distribuição de ingressos na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da apresentação | limite de dois ingressos por pessoa)
Mapa do local
Aniversário de São Paulo no Auditório Ibirapuera
Preço Grátis
Data 25 Jan 2017-29 Jan 2017
Horário(s) Confira os horários da programação
Auditório Ibirapuera
EndereçoTelefone (11) 3629-1075
Por Marina Marques