Cover de música todo mundo faz, mas existem alguns hits que você certamente nunca imaginou que originalmente é de outro artista. Você sabia que "Girls Just Wanna Have Fun" da Cyndi Lauper não é da Cyndi Lauper? Ou ainda que "Respect", da Aretha Franklin também não é da Aretha Franklin?
+ Músicas que são inspiradas em livros e você nem imaginava
+ DJs que você tem que ver pelo menos uma vez na vida
+ As cervejas mais caras do planeta
Mas sabe de uma coisa? Várias músicas originais dessa lista são muuuuuito melhores que os covers famosos. Quer ver só?
Cyndi Lauper - "Girls Just Wanna Have Fun" | Original: Robert Hazard
Quem poderia imaginar que um dos maiores hinos feministas e hits dos ano 80 na voz de uma mulher, foi escrito e cantado por um cara. Pois é, o dono da música é Robert Hazard, mas foi com Cyndi que entrou para segundo lugar na Billboard, e se tornou sucesso mundial em 1983 e 1984.
The Clash - "I Fought the Law" | Original: The Crickets
Pois é, pessoal. Um dos maiores hinos do punk, não foi originalmente escrito pelo Clash, mas sim pela banda de rockabilly chamada The Crickets. Em 1966, a música já tinha alcançado o sucesso na voz de
Bobby Fuller e em 1979, a banda punk lançou a faixa no EP “The Cost of Living”, que ficou na vigésima segunda posição na parada inglesa.
Beyonce"If I Were a Boy" | Original: BC Jean
A popstar Beyoncé não escreve todas as suas música e “IF I Were a Boy”, do álbum “I Am... Sasha Fierce”, é uma delas. A cantora e compositora BC Jean foi quem escreveu a canção e dizem que quando a moça chegou em sua gravadora com a música, os produtores se recusaram divulga-la. Azar o deles, né?
Aretha Franklin - "Respect" | Original: Otis Redding
Quando você ouvir "Respect", do músico Otis Redding vai se ligar na hora que a Aretha foi cara de pau e usou grande parte da composição em um dos maiores sucesso de sua carreira. Otis afirma que cantora afanou a música dele, e roubou mesmo. A faixa ficou em primeiro lugar na Billboard e se tornou um dos maiores hinos de igualdade social nos EUA.
Whitney Houston - "I Will Always Love You" | Original: Dolly Parton
A estrela country foi quem escreveu e lançou em 1974 a canção "I Will Always Love You" e foi com ela que Parton ficou em primeiro lugar na Billboard por duas vezes. Um detalhe, nenhuma cantora de música country tinha feito isso antes. Alguns anos depois, em 1991, a música ficou mundialmente conhecida por ser tema do filme “O Guarda Costas”, na voz de Whitney Houston.
Joan Jett & the Blackhearts - "I Love Rock 'n' Roll" | Original: The Arrows
Alan Merrill diz que escreveu essa música em resposta “It’s Only Rock in Roll”, dos Rolling Stones, entretanto a sua banda The Arrows nunca conseguiu emplacar a faixa. Já a cantora Joan Jett deu uma nova cara para a canção e gravou duas versões, a primeira com Steve Jones e Paul Cook, dos Sex Pistols, e a segunda com a sua banda The Blackhearts. Foi esta última que ficou no topo das paradas da Billboard por sete semanas.
Natalie Imbruglia - "Torn" | Original: Ednaswap
A cantora Natalie Imbruglia foi artista de um hit só. Bom, pelo menos foi apenas com a música "Torn" que a australiana ficou conhecida mundialmente e ficou em primeiro lugar com o single na Bélgica, Dinamarca, Canadá, Espanha e Suécia, e chegou a número dois na Austrália, Itália, Suíça e Reino Unido. Originalmente a música é da banda Ednaswap e foi escrita por Scott Cutler, Anne Preven e Phil Thornalley , integrante do The Cure.
Amy Winehouse - "Valerie" | Original: The Zutons
Saudades da Amy, né? Foi graças a ela que a música “Valerie”, originalmente da banda britânica The Zutons, ficou em segundo lugar nas paradas do Reino Unido e no top 20 por dezenove semanas seguidas! O grupo escreveu e lançou a música original em 2006.
Ace Of Base - "Don't Turn Around" | Original: Tina Turner
Essa música foi lançada por várias pessoas e muitas vezes, mas ninguém alcançou o sucesso como a banda dos anos 90 Ace of Base. A música foi escrita por Diane Warren e Albert Hammond, mas foi gravada por Tina Turner, que lançou como um lado B e nunca fez nenhum lançamento oficial da faixa. A versão de 1994 da banda sueca colocou a canção em quarto lugar na Billboard nos EUA e quinta no Reino Unido.
Lou Bega - "Mambo No. 5" | Original: Perez Prado
Apesar da música de Perez Prado não ter letra, está claro que Lou Bega usou a base instrumental criada pelo músico. Alguns dizem que foi um elogio a Prado e outros que foi uma melhoria, mas será que Perez teria aprovado a “nova” faixa? Perez morreu 10 anos antes da versão de Lou Bega.
Soft Cell - "Tainted Love" | Original: Gloria Jones
Sucesso nos anos 80, a faixa gravada pela banda synthpop Soft Cell na voz de Marc Almond e David Ball é um hit que se tornou clássico da música. Gloria Jones não escreveu, mas foi ela quem cantou e lançou a música em 1965. A popularidade do Soft Cell não estava lá essas coisas e “Tainted Love” fez com que eles ficassem em primeiro lugar em dezessete países! Como pode, não?
Johnny Cash & June Carter Cash - "If I Were a Carpenter"| Original: Tim Hardin
A dupla consolidou a música como um clássico e em 1971, "If I Were a Carpenter" rendeu um Grammy para Johnny e June. Tim Hardin foi quem escreveu a canção, que inclusive foi cantada primeiramente por Bobby Darin, que ficou em oitavo lugar nas paradas em 1966.
Por Juliana Andrade
Atualizado em 11 Set 2014.