Por Janaina Pereira, do Rio de Janeiro
A última noite do Rock in Rio era aguardada com grande expectativa porque trazia de volta ao Brasil um dos grupos de rock mais populares por aqui, o Guns N’Roses, que até hoje tem em seu currículo o título de melhor show do Rock in Rio de 1991. A volta de Axl Rose e seus novos companheiros de banda, no entanto, era uma incógnita, já que as últimas aparições do cantor mostravam que ele, além de estar fora de forma, já não tem a mesma potência na voz. Ainda assim, o Guns encerrou com muito rock’n roll esta edição do festival, mostrando que muitos anos de estrada fazem a diferença na hora de se realizar um bom show.
A noite começou com Detonautas, que abriu os trabalhos no Palco Mundo cantando Mercador de Almas. Com uma máscara de Guy Fawkes, do filme/HQ "V de Vingança", o vocalista Tico Santa Cruz fez discurso contra a corrupção no país, homenageou Raul Seixas cantando Metamorfose Ambulante e encerrou a apresentação com o áudio original de Smells Like Teen Spirit do Nirvana, para delírio da platéia. Em seguida Pitty apresentou seu show no melhor estilo rock´n roll, apostando no vocal, guitarra, baixo e bateria. A cantora desfilou seus sucessos como Adorável Chip Novo, Equalize, Na sua estante e Me Adora, todas acompanhadas pelo público.
A primeira apresentação internacional da noite foi o grupo americano Evanescence, que fez uma apresentação que agradou seus fãs cantando músicas como Going under, My immortal e Bring me to life, seus principais sucessos. Depois veio a pancadaria do Systems of a Down, que detonou o palco do Rock in Rio com um setlist de 28 músicas em duas horas de show, entre elas Prison Song, Revenga, Needles e Hypnotize.
Uma chuva torrencial caiu sobre a Cidade do Rock, alagando o Palco Mundo. Surgiram boatos de que o Guns N’Roses não se apresentaria e muita gente desistiu de esperar pelo último show da noite. Mas, com uma hora e meia de atraso, Axl Rose e cia entraram no palco para encerrar o Rock in Rio em grande estilo.
Axl segurou o público mais fiel, que embaixo de chuva cantou clássicos da banda. Do setlist inicial de 39 músicas, o Guns tocou pouco mais da metade, mas incluiu seus principais sucessos como Welcome to the jungle, Sweet Child O´mine, November Rain e Patience, além dos covers Knockin' on heaven's door, de Bob Dylan, e Live and Let Die, de Paul McCartney.
Foram mais de duas horas de show, que terminou com a apoteótica Paradise City e Axl Rose agradecendo ao Rock in Rio. Fim de show, fim de festa. Agora só em 2013. Até lá.
Veja também:
- Rock In Rir: divirta-se com os estilos rock, pop e metal
- Os momentos inesquecíveis do Rock In Rio
- Rock In Rio Club: desconto para o evento em 2013
- “Presidente” do Rock In Rio dá detalhes da próxima edição
- Tirolesa foi grande sensação
- Penúltima noite do festival teve eletrizante Coldplay
- Veja as “lembrancinhas” do Rock In Rio
- Estandes oferecem diversão extra
- Fãs mirins curtem como gente grande o evento
- Busca por ingressos de última hora
- Confira tudo que aconteceu na quinta noite do Rock In Rio
- Pais e filhos curtem juntos a programação
- Transporte e segurança ainda são grandes problemas
- Jornalistas são assaltados durante o evento
- Veja como foi a quarta noite do festival
- Cambistas aparecem na 2ª semana do Rock in Rio
- Bebidas e embalagens sofrem restrições no Rock In Rio
- Público reclama de serviços e segurança na Cidade do Rock
- Veja notícias do primeiro fim de semana na Cidade do Rock
- Confira como foi a terceira noite do Rock In Rio
- Saiba como foi a segunda noite do festival
- Como foi a primeira noite do festival
Galeria de fotos
02/10
- Guns N’Roses fecha o Rock In Rio com louvor
- System of a Down fez som pesado no Palco Mundo
- Evanescence: Amy Lee apresentou grandes sucessos
- Pitty: veja fotos do show da roqueira baiana
- Detonautas: Tico colocou a platéia para pular
E mais
- Veja quem foi a primeira fã a pisar na Cidade do Rock
- Saiba como são os banheiros do Rock In Rio e como estão as filas
Atualizado em 10 Abr 2012.