Foi-se a época em que os videosclipes eram só simples panos de fundos para as músicas. Hoje eles ganham megaproduções, roteiro, histórias mirabolantes e efeitos dignos de cinema.
Alguns são tão sensacionais que ganham tanto destaque quanto a música que traz - ou, em algumas casos, são melhores que as próprias músicas! Confira abaixo uma lista que reúne os melhores videoclipes de 2015:
Rihanna - Bitch Better Have My Money
RiRi deu um tapa na cara da sociedade com esse clipe cheio de cenas inapropriadas para menores de 18 anos. Lançado em julho, o vídeo traz cenas fortes em 7 minutos que valem por um filme, com um roteiro digno de cinema. Apesar de polêmico - o que rendeu muitas críticas pela violência e nudez presente - o clipe traz originalidade e distoa do cenário pop que vem se repetindo.
Carly Rae Jepsen - I Really Like You
A estrela do clipe da dona do hit 'Call Me Maybe' é nada menos que Tom Hanks, que dubla a música enquanto andar pelas ruas de Nova York, atendendo fãs, evitando paparazzo e sendo curtido no Tinder. Isso sem parar de cantar 'I really like you', música que promete ficar na nossa cabeça por muito tempo!
Sia - Elastic Heart feat. Shia LaBeouf & Maddie Ziegler
O polêmico clipe da cantora Sia – que nunca aparece, mas coloca em seu lugar a “mini Sia”, a dançarina Maddie Ziegler – conta com a participação do ator Shia LaBeouf. Em uma performance hipnotizante e contando apenas com uma jaula como cenário, a beleza do clipe está na interpretação e sintonia dos dois.
Disclosure ft. Lorde - Magnets
Além de uma música viciante, a parceria entre a cantora Lorde e o duo Disclosure rendeu um clipe com uma Lorde que nunca vimos antes. Ela faz o papel de uma jovem supersexy que se envolve com um cara casado, e o final é ainda mais surpreendente.
Maroon 5 - Sugar
Com um clipe que deu o que falar, e se tornou viral em poucos segundos, 'Sugar', do Maroon 5, mostra invadindo diversas cerimônias de casamento e fazendo apresentações surpresas para os noivos e convidados. Porém, depois de emocionar seus fãs, a banda acabou sendo "desmascarada" nas redes sociais, onde foi dito que era tudo combinado. A banda alegou que os casamentos aconteceram de verdade e somente o noivo de cada casal sabia da surpresa. Sendo armado ou não, a verdade é que o clipe emociona e é genial do mesmo jeito.
Tiago Iorc - Amei Te Ver
No clipe fofo de Amei Te Ver, Tiago Iorc contracena com ninguém menos que Bruna Marquezine, que aparece fazendo "topless". Ele ganhou todos os holofotes após o lançamento do clipe em novembro, boatos dizem que o vídeo foi o culpado da crise e o término do namoro com Isabelle Drummond. Será?
Stromae - Carmen
O cantor e produtor belga faz uma crítica ao vício das pessoas pela popularidade nas redes sociais nesse incrível videoclipe em forma de animação. Foram mais de 5 milhões de visualizações em menos de 15 dias. Apesar de bonitinho, o vídeo é recheado de humor ácido.
MAGIC! - No Way No
Os clipes do Magic! sempre capricham no romantismo e fofura. O novo hit, No Way No, promete ficar grudado na mente e ainda traz esse vídeo fofo com direito à banda vestida em ternos vermelhos e o vocalista, mais uma vez, tentando conquistar um coração.
Karol Conka - Tombei feat. Tropkillaz
Com jeito de clipe gringo, Karol Conka conta com uma megraprodução no clipe de 'Tombei', música que tem participação do projeto de música eletrônica Tropkillaz. O clipe é repleto de cores e danças sensuais!
Iggy Azalea - Trouble ft. Jennifer Hudson
Iggy ataca mais uma vez com uma participação inesperada, desta vez da atriz Jennifer Hudson, cantando e atuando em seu clipe. A atriz de Dreamgirls vive uma policial e a rapper uma fora da lei.
Te Ensinei Certin – Ludmilla feat. Claudia Leitte
Ludmilla e Claudia Leitte uniram suas forças e popularidade para o lançamento do hit 'Te Ensinei Certin'. É impossível ir a uma festa e não escutar essa música ao menos uma vez. Além disso, o clipe ainda traz uma grande produção com direito à coreografia, é claro.
Years & Years - King
Parece que videoclipes com coreografias malucas é uma tendência para 2015. O Years & Years fez isso de forma bem original em “King”. O vídeo, extremamente bem dirigido e coreografado, tem a assinatura do coreógrafo de Sia, o famoso Ryan Heffington. O vocalista, Olly Alexander falou sobre a parceria: “O Ryan entrou em contato há um tempo e disse que era fã da nossa música. Eu já admirava seu trabalho, então já nos encontramos e instantaneamente começamos. Como banda, sempre quisemos ter coreografia em um vídeo – algo não tão comum, mas eu sabia que o Ryan era a pessoa certa para o trabalho.”
Florence + The Machine - What Kind Of Man
Com direção de Vince Haycock, o vídeo foi gravado no México e mostra a vocalista Florence Welch vivendo um relacionamento conturbado. A produção também contou com a coreografia de Ryan Heffington, responsável por "Chandelier", de Sia.
Uptown Funk – MARK RONSON feat. BRUNO MARS
Com um ritmo que nos faz batucar os dedos ou os pés involuntariamente, 'Uptown Funk' parece ter saído das ruas norte-americanas na década de 80. Mark Ronson cantou e produziu o hit, que conta também com a participação de Bruno Mars. Nem é preciso dizer que o single cansou de aparecer e ainda aparece em 1º lugar na Billboard.
Taylor Swift – Style
Com um ar sóbrio e elegante, o videoclipe mostra mais sobre o novo álbum da cantora 1989, do que o hit pop ‘Shake it Off’. Com uma bela fotografia e um ar meio década de 90, o clipe ainda traz algumas evidências que os fãs juram ser indiretas para o ex-namorado da cantora, Harry Styles, do One Direction, como o aparecimento de um pingente em forma de avião, que os dois usavam na época do relacionamento.
Charli XCX - Doing It ft.Rita Ora
Duas amigas estilosas se metendo em confusão e se divertindo pelo deserto: esse é o cenário de Doing It, novo clipe da Charli XCX, parceria com Rita Ora. O vídeo que é inspirado no longa Thelma & Louise, de 1991, que conta a história de duas mulheres que, cansadas da vida que levam, decidem partir numa viagem inesperada, cheia de surpresase crimes.
Britney Spears & Iggy Azalea - Pretty Girls
A tão esperada parceria das cantoras ganhou clipe em maio deste ano. A música faz parte do novo álbum de estúdio de Britney e o vídeo foi dirigido por Cameron Duddy e Iggy Azalea. A rapper australina disse em entrevista que eles usaram o filme "Meu Amante é do outro Mundo", de 1988, como uma das referências. No clipe, Iggy é uma extraterreste que quando chega à Terra se torna a melhor amiga de Britney. O clipe ainda traz as tão esperadas dancinhas coreografadas de Brit.
Por Marina Marques
Atualizado em 18 Mai 2016.