Avião é a forma mais segura de viajar. Alguns até podem contestar, mas o número de acidentes no trânsito é muito maior que o de acidentes aéreos. Mas vai negar que não rola um friozinho na barriga sempre que o avião vai decolar?
Existem aeroportos impressionantes pelo tamanho e estrutura, mas ao redor do mundo há diversos que arrepiam até os mais tranquilos de viajar nas alturas.
Sabendo disso, o Guia da Semana listou 10 aeroportos perigosos, de tirar o fôlego. Confira quais são:
Aeroporto de Gibraltar - Gilbraltar
A bizarrice desse aeroporto é que a pista principal de pouso atravessa exatamente pela rua principal da cidade. Ou seja, o trâmite para decolagens e pousos é enorme, pois as ruas tem que fechar nesses momentos. Que dor de cabeça!
Courcheval - França
Esse é um dos mais assustadores de imaginar. Apenas pilotos extremamente treinados tem permissão para decolar e pousar nesse aeroporto. A região é fria e costuma nevar e ter muita neblina. A pista tem apenas 565m de comprimento e tem até declives que prejudicam os aviões.
Tenzing-Hillary – Nepal
Situado no topo de uma montanha, a pista desse pequeno aeroporto de Nepal tem apenas um décimo do comprimento normal de uma pista padrão. Para aumentar o frio na barriga, o final da pista é um abismo de 2500 metros.
Aeroporto Princesa Juliana – São Martinho (Caribe)
O aeroporto ficou famoso porque os aviões passam pertíssimo da areia, onde os banhistas aproveitam a praia. De alguns ângulos, as fotos que os turistas tiram são assustadoras. Mas o perigo é real: há diversos avisos sobre os perigos das turbinas e dos ventos que os aviões provocam. Mas nunca aconteceram acidentes por esse motivo. Os acidentes aéreos nesse local foram causados por outros fatores e as aeronaves caíram no mar.
Aeroporto Internacional Toncontin – Honduras
Normalmente é usado para uso militar e civil, mas, assim como as outras, apresenta uma pista curta, além de ficar em um território complicado, próximo a outros terrenos e montanhas.
Ice Runway – Antártica
Já pensou em aterrissar literalmente no gelo? A pista desse aeroporto é gelo e ele só é utilizado em algumas épocas do ano. As autoridades e pilotos afirmam que é a mesma coisa que cimento... Mas vai imaginar né? Na hora do pouso é comum ver as rodas entrarem um pouquinho no gelo.
Aeroporto Juancho E. Yrausquin - Caraíbas
Limitado a aviões menores, a pista também é curtíssima: apenas 656 metros de comprimento. Para assustar os turistas, no final da pista fica uma das praias mais populares do local.
Aeroporto da Barra – Escócia
Se pousar no gelo já é bem estranho, imagina uma pista de pouso na praia? O aeroporto da Barra, na Escócia, é assim. Os voôs dependem da situação da maré e são programados de acordo com as previsões.
Aeroporto de Svalbard - Noruega
Mais um da série de pistas curtas. O agravante desse aeroporto é que, além de ficar ao redor de gelo, a pista é estreita e termina no mar...
Aeroporto Internacional da Madeira - Portugal
O jogador Cristiano Ronaldo deve sofrer um pouquinho quando quer voltar para a sua terra, a Ilha da Madeira, em Portugal. O aeroporto de lá é considerado um dos mais perigosos do mundo devido a curta pista. Ao redor dele ficam montanhas e o mar.
Por Guilherme Schiff
Atualizado em 1 Out 2015.