O Brasil é enorme e incrivelmente bonito. Suas praias e grandes cidades são o destino certo para os turistas, mas será que vale a pena conhecer outros lugares? A resposta é SIM! As cidades históricas espalhadas pelo Brasil guardam uma herança colonial rica e muito valiosa.
Você sabia que o estilo barroco teve como representante Aleijadinho, um artista brasileiro que viveu em Ouro Preto? E as primeiras cidades do Brasil, sabe quais foram? Não? Calma...nunca é tarde para aprender um pouco sobre o nosso país e ao mesmo tempo relaxar e se divertir com esses passeios. Caso já conheça, que tal uma visita? O Guia da Semana selecionou 8 cidade históricas que você precisa conhecer no Brasil.
*Clique em qualquer foto para abrir a galeria
PARATY (RIO DE JANEIRO)
Famosa por suas lindas praias, a cidade de Paraty também apresenta uma arquitetura de tirar o fôlego. Suas ruas em paralelepípedo, cercadas por construções antigas e igrejas bem conservadas, nos faz voltar no tempo. Ainda é possível jantar em restaurantes e bares que juntam as típicas comidas praianas com o charme da arquitetura local. O Centro Histórico possui 4 igrejas, e cada uma foi destinada a uma camada da população: senhoras aristocratas, escravos, homens pardos libertos.
OURO PRETO (MINAS GERAIS)
Talvez uma das cidades históricas mais conhecidas, Ouro Preto faz parte do circuito histórico de Minas Gerais. A cidade, que foi palco da Inconfidência mineira, abriga muitas obras de Aleijadinho, grande escultor e arquiteto brasileiro do século 18. Tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, Ouro Preto é uma obra prima da arquitetura colonial brasileira. Em suas igrejas e museus, é possível conhecer um pouco mais sobre essa cidade tão importante para o Brasil.
MARIANA (MINAS GERAIS)
Embora tenha sido alvo de uma enorme catástrofe ambiental, a cidade de Mariana guarda incríveis lembranças do passado colonial. Descoberta em 1617, a cidade mineira foi a primeira vila criada na Capitania de Minas Gerais. Além de sua arquitetura monumental, a principal atração da cidade consiste em uma Mina de Ouro desativada onde é possível visitar e conhecer de perto o local de trabalho de inúmeros escravos.
TIRADENTES (MINAS GERAIS)
Para expandir o roteiro de cidades históricas, a visita à cidade de Tiradentes é uma ótima opção. A cidade de é uma das mais antigas povoações de Minas Gerais e também foi cenário da Inconfidência Mineira. Além da beleza da cidade, Tiradentes é hoje um pólo cultural, recheado de artesanato e festivais de cinema e gastronomia.
OLINDA (PERNAMBUCO)
Cercada por praias paradisíacas, a cidade de Olinda, em Pernambuco, acomoda casinhas coloridas e igrejas deslumbrantes. O conjunto arquitetônico juntamente com a cidade foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, sendo o segundo centro histórico do país a receber tal título, logo após Ouro Preto. É considerada uma das localidades coloniais mais bem preservadas do Brasil.
SÃO LUIS (MARANHÃO)
Fundada em 1612 pelos Franceses, a cidade de São Luis, no Maranhão, foi deixada como herança colonial com mais de três mil construções. Suas ruas são cercadas por casas e palacetes antigos, que contam séculos de história. É possível observar na sua arquitetura um passado que remete a prosperidade e ostentação. Hoje as antigas construções abrigam espaços culturais, museus e lojas - sem mencionar seu carnaval de rua que costuma ser bem animado.
ALCÂNTARA (MARANHÃO)
Ideal para fazer um bate e volta saindo de São Luís, Alcântara já foi uma das cidades mais ricas do Maranhão entre os séculos 18 e 19. Hoje em dia não encontramos sua arquitetura muito bem conservada, mas ainda é possível observar algumas obras, como os sobrados coloniais cobertos por azulejos portugueses e as ruínas do mercado de escravos Palácio Negro e do prédio da prefeitura, onde funcionou uma cadeia pública no século 18.
SÃO CRISTOVÃO (ARACAJÚ)
Localizada na região metropolitana de Aracaju, São Cristóvão é uma das cidades mais antigas do Brasil. Fundada em 1590, encanta os visitantes com um rico conjunto arquitetônico colonial em seu Centro Histórico. Primeira capital do estado, ganhou em 2010 um título de peso: a Praça São Francisco foi eleita Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Por Juliana Sartori
Atualizado em 3 Ago 2017.