Natal é uma das capitais do Brasil que mais recebe turistas por ano. Sobram motivos para explicar esse fato: a costa litorânea da cidade tem mais de 400 quilômetros de extensão compostos por lindos cenários e surpresas. As famosas dunas, belos recifes, piscinas naturais e falésias são marcas constantes na paisagem.
A cidade possui o apelido de "Capital do Sol", porque em praticamente os 365 dias do ano raramente o tempo está ruim. O passeio de bugue, com destinos variados, é um sucesso de Natal. Os destinos mais tradicionais são as Dunas de Genipabu e lagoa de Jacumã.
Além dos encantos naturais, a cidade de Natal foi muito bem preservada ao longo do tempo, já que foi descoberta no século 16 pelos holandeses. A gastronomia é impecável. Dá para conhecer restaurantes incríveis todos os dias e para todos os gostos, como o Camarões, o Tábua de Carne e o Casa de Taipa.
O Guia da Semana listou 10 coisas para conhecer ou fazer em Natal. Confira:
Praia da Ponta Negra
Ponta Negra é a praia mais famosa da cidade. O Morro do Careca é o cenário de fundo da praia, que é boa para a prática de esportes e também apenas para aproveitar o dia, com barracas animadas e um bom calçadão.
Forte dos Reis Magos
A edificação militar histórica é o marco inicial da cidade de Natal. Fundada em 25 de dezembro de 1599, ainda no século 16, foi a primeira construção da cidade e ainda está bem preservada para receber os turistas. É administrada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Ponte Newton Navarro
Conhecida como a "Ponte de Todos", se tornou uma das atrações turísticas de Natal, pela importância e a beleza da arquitetura representada nos 55 metros de altura sobre o Rio Potengi. Com os mastros, a altura praticamente dobra. O cartão postal da cidade faz muitos turistas tirarem fotos com a ponte de fundo!
Arena das Dunas
O estádio, construído para a Copa do Mundo de 2014, também é utilizado para outros fins, por isso recebeu a alcunha de multiuso. É das mais novas joias da cidade. Recebeu 4 jogos da Copa, todas com 39 mil pessoas de público. Após a Copa, reduziu o espaço para 31 mil pessoas. Vale visitar mesmo se não tiver jogo dos times da cidade.
Gastronomia e restaurantes
A variedade na gastronomia de Natal é impressionante. O visitante vai ter o prazer de aproveitar ótimos restaurantes de frutos do mar, assim como a culinária típica do local, com a carne de sol, tapioca e baião de dois. O 'Camarões' é um dos restaurantes mais famosos pelos pratos que levam o nome, o 'Tábua de Carne' é perfeito para quem gosta de carnes e o 'Casa de Taipa' tem ótimos pratos típicos e uma tapioca bem famosa!
Teatro Alberto Maranhão
O centenário teatro é uma das relíquias de Natal. Inaugurado em 1904, continua com toda sua beleza e importância na cidade. Foi revitalizado ao longo do tempo. Melhor que visitar com o teatro vazio é escolher um dia com programação para conhecer o lugar.
Shopping do Artesanato Potiguar
Quer voltar com uma lembrancinha para amigos e familiares? O Shopping do Artesanato Potiguar com certeza vai te impressionar. Com exatamente 164 lojas diferentes, o que não vai faltar é opção para as compras. O local tem até praça de alimentação!
Dunas de Genipabu
Um dos passeios mais procurados são as Dunas Móveis de Genipabu. Os bugues que circulam pelo local oferecerem as opções "sem emoção" ou "com emoção", que significa mais velocidade e curvas pelas dunas fixas. Também há um momento que o turista pode passear na corcova de dromedários.
Lagoa de Jacumã
Outro passeio bem bacana para fazer quando está em Natal é explorar a Lagoa de Jacumã. A cerca de 35 quilômetros da cidade, a lagoa é famosa pelos tradicionais aerobunda e skibunda que são praticados lá e divertem o turista. Muito lazer e lindos cenários aguardam os turistas em Jacumã.
Viagem para Praia da Pipa
Muitas pessoas que viajam para Natal costumam reservar um dia para conhecer a famosa Praia da Pipa, cerca de 2 horas da cidade. Uma boa alternativa para chegar à belíssima praia é alugar um carro, mas a maioria dos hotéis oferece um passeio com saída em vans.
Por Guilherme Schiff
Atualizado em 14 Out 2015.