Ainda que tenha menos destaque que as vizinhas do Sudeste, a capital do Espírito Santo, Vitória, possui uma mistura agradável de praia capixaba com ótimas alternativas de passeio, tanto culturais como de puro lazer.
A cidade é uma das mais antigas do Brasil, fundada em 1551, e preserva um pouco de suas construções e arquitetura em estilo colonial. Do outro lado da ponte, está o município de Vila Velha e, juntas, elas funcionam como uma cidade só.
Para te ajudar a planejar suas viagens pelo Brasil, o Guia da Semana listou 7 coisas para conhecer ou fazer em Vitória. Confira a lista:
Palácio Anchieta
O Palácio Anchieta é a sede do poder executivo do Estado. Antigamente, o prédio foi colégio jesuíta e também já serviu para uma sede da missão jesuíta. A construção tem muita história e guarda diversas marcas do passado, começando pela arquitetura. O Palácio funciona para visitas de terça a sexta, das 9 às 17h, e sábado, domingos e feriados, das 9 às 16h.
Foto: Reprodução/Site oficial do Governo do Estado do Espírito Santo
Parque Moscoso
Inaugurado em 1912, o Parque Moscoso é o mais antigo da cidade de Vitória. O lugar tem quase 24 mil metros quadrados de área, onde é possível entrar em contato com a natureza e até observar peixes em um lago que conta, inclusive, com ilhas cheias de vegetação nativa da Mata Atlântica. Seu estilo é eclético e tem influências de art nouveau. Lá está a Concha Acústica, um palco onde acontecem shows e outros eventos culturais na cidade.
Praias
As dicas para aproveitar o sol na capital são as praias de Camburi e Curva da Jurema. A primeira fica na área continental da cidade e é excelente para a prática de esportes, como kitesurf, vela e windsurf. A orla da praia também é boa para caminhadas, corridas e passeios de bike. A Curva da Jurema também é muito frequentada e uma boa pedida é aproveitar os deliciosos quiosques que ficam lá. Quem frequenta a praia também gosta de praticar stand up paddle, pois o mar tem ondas mais calmas.
Parque da Pedra da Cebola
O Parque Pedra da Cebola recebeu esse nome por conta de uma pedra semelhante a uma cebola que fica por lá, uma obra da natureza que mais lembra um monumento. O local é perfeito para um passeio em família, tem ótimos pontos de observação, além de abrigar alguns répteis, aves e diferentes tipos de exemplares de vegetação da Mata Atlântica e da Mata de Restinga.
Convento da Penha
Patrimônio Histórico Cultural pelo IPHAN, o Convento da Penha é o principal cartão postal da cidade. Um dos santuários religiosos mais antigos e famosos do Brasil, fundado ainda no século 16, o local fica no alto de um penhasco de mais de 150 metros de altura. Rico em história, o edifício é indispensável para quem quer conhecer a história da cidade e do país — isso sem falar das fotos que podem ser tiradas lá do alto.
Morro do Moreno
Localizado próximo ao centro velho da cidade de Vila Velha, o Morro do Moreno é uma montanha que atinge mais de 180 metros de altitude e garante uma incrível vista para as duas cidades e o litoral. É possível chegar lá de carro, bicicleta ou mesmo a pé, através de uma das várias possibilidades de trilha. O lugar também possui bons exemplares de Mata Atlântica nativa e costuma ser frequentado também por ciclistas.
Bônus: comida típica
A gastronomia capixaba possui múltiplas influências e pode ser considerada um "mix" das culturas europeia, africana e indígena. Os pratos mais famosos são a Moqueca Capixaba e a Torta Capixaba. Os quiosques da praia Curva da Jurema e o restaurante Pirão servem pratos típicos da região.
Atualizado em 12 Jul 2019.