Jornalistas brasileiros costumam perguntar a Woody Allen e, recentemente, a Quentin Tarantino, quando vão filmar no Rio de Janeiro. A Cidade Maravilhosa, entretanto, já foi cenário de vários filmes de sucesso.
Pois o Guia da Semana separou algumas sugestões, especialmente para os visitantes, que já serviram de cenário nas telonas do mundo afora. Confira agora 10 lugares no Rio de Janeiro que todo cinéfilo tem que conhecer:
Pão de Açúcar
Mesmo sendo destino de inúmeros turistas, é incrível a quantidade de cariocas que nunca andou no Bondinho do Pão de Açúcar. Mas se quer uma desculpa de cinéfilo, uma das melhores cenas das aventuras de James Bond foi filmada lá. Em “007 Contra o Foguete da Morte”, o agente então interpretado por Roger Moore trava uma briga alucinante - para a época - com direito a essa vista maravilhosa.
Endereço: Av. Pasteur, 520 - Praia Vermelha
Cristo Redentor
Esse é um dos muitos lugares por onde passou o “Agente 117: Rio Não Responde Mais”, uma das melhores sátiras da série 007. O filme, estrelado pelo vencedor do Oscar, Jean Dujardin, é de 2008 mas se passa em 1967 e aparecem vários pontos turísticos do Rio. No longa, praticamente todos os clichês que envolvem filmes estrangeiros rodados no Rio marcam presença.
Endereço: Rua Cosme Velho, 513 - Cosme Velho
Real Gabinete Português de Leitura
Na adaptação para o cinema de “O Xangô de Baker Street”, de Jô Soares, o bandido caçado por Sherlock Holmes e seu caro Watson se esconde numa exuberante biblioteca… que nada mais é que o Real Gabinete, com seus mais de 350 mil títulos, alguns bem exclusivos.
Endereço: Rua Luiz de Camões, 30 - Centro
Cine Odeon
É o mais antigo cinema de rua do Rio de Janeiro em atividade. Fica localizado na Cinelândia, uma parte do Centro que já foi dominada por salas de cinema. Reaberto recentemente, o Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro foi inaugurado em 1926 e recebe grandes festivais como o Anima Mundi e o Festival do Rio.
Endereço: Praça Floriano, 7 - Centro
Parque Lage
Em “Os Mercenários”, estrelado por Sylvester Stallone e com participação da brasileira Giselle Itié, a equipe liderada por Barney Ross (Stallone), sai em busca de aventura num país fictício na Costa da Somália. Na verdade, o filme foi rodado em vários pontos do Rio e próximos à cidade, como a favela Tavares Bastos, no Catete, Mangaratiba, Niterói, e o Parque Lage.
Endereço: Rua Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico
Lapa
Esse e outros cartões postais do Rio, como a Marina da Glória e o Cristo Redentor, além da linda cidade de Paraty, foram cenário de “Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1”. No filme, Bella e Edward passam a lua-de-mel por aqui. É na Cidade Maravilhosa que Renesmee é concebida. A Lapa está presente com toda sua boemia e a beleza dos Arcos.
Santa Teresa
Não que precise de muita desculpa para visitar o bairro de Santa Teresa e sua vista incrível do Rio, mas o filme “O que é isso, companheiro?” foi rodado boa parte por lá. Indicado ao Oscar, estrelado por Fernanda Torres e Pedro Cardoso, a película retrata o Rio nos tempos da ditadura militar e passeia pelo bairro histórico.
Copacabana Palace
A história do jogador Heleno, ídolo do Botafogo interpretado por Rodrigo Santoro, passa pelas areias de Copacabana. Em uma das cenas, está o Copacabana Palace ao fundo, marco arquitetônico da Princesinha do Mar e um dos hoteis mais famosos do mundo.
Museu de Arte Moderna
Em “Velozes & Furiosos 5 - Operação Rio”, vários pontos da Cidade Maravilhosa estão presentes. Curiosamente, o MAM é retratado como o Aeroporto Internacional do Rio, o que não deixou influenciar na grande bilheteria que a saga de Toretto e sua turma conseguiu.
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 - Glória
Central do Brasil
Essa talvez seja mais para os visitantes, pois não há um carioca sequer que já tenha pego ônibus, trem ou metrô na maior estação do Rio. Também para quem ainda não conhece, lembra daquele filme indicado ao Oscar, estrelado pela Fernanda Montenegro?
Endereço: Praça Cristiano Ottoni, s/n - Centro
Bônus: Centro de Cinema Petrobras
Localizado em Niterói, o Museu Petrobras de Cinema foi projetado por Oscar Niemeyer em forma de rolo. Tem mais de 8 mil metros quadrados e pretende ser um centro de referência para a pesquisa cinematográfica. Faz parte do chamado Caminho Niemeyer, conjunto de obras do famoso arquiteto.
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 1354 - São Domingos - Niterói
Por Marco Sá
Atualizado em 29 Jan 2016.