Quem nunca se viu em uma situação onde receberia um amigo ou parente de outro país e precisava de uma programação diversificada, gostosa e interessante para apresentar a cidade? Entretanto, o encantador de São Paulo também pode ser um problema, já que as opções são infinitas e, entre tantas, acabamos perdidos.
Pensando nisso, o Guia da Semana lista 10 lugares incríveis para apresentar aos gringos que visitam São Paulo, com diferentes propostas, das mais baratas e simples, às mais sofisticadas. Confira:
FEIRA DA LIBERDADE
A Feira de Arte, Artesanado e Cultura da Liberdade, ou a Feirinha da Liberdade, como é conhecida, é uma manifestação de cultura brasileira, que mostra como a cultura se apresenta e mescla as tradições dos diversos povos que compõem sua população.
Além de barracas com comidas deliciosas, como yakisoba e yakibifun (macarrão de arroz) takoyaki e ebiyaki (bolinhos de polvo e camarão), guioza, tempurá, o famoso imagawaki (bolinho de feijão azul), as ruas possuem mercados com uma diversidade de alimentos simplesmente incrível e barracas de artesanato.
MERCADÃO
Símbolo histórico da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal - popularmente conhecido como Mercadão - é repleto de opções de comércio e lazer. Com mais de oito décadas de história, o prédio onde se localiza antigamente funcionava a céu aberto.
Com uma enorme variedade de produtos, desde frutas, especiarias até refeições, como o tradicional sanduíche de mortadela, o local conta com quase 300 estandes e se tornou, ao longo dos anos, um característico espaço gastronômico paulistano.
RESTAURANTE CAPIM SANTO
Localizado nos Jardins, o restaurante traz criações da chef Morena Leite, que os prepara em sua cozinha envidraçada. Com pitangueiras, coqueiros, jabuticabeiras e uma grande figueira, recriam o ambiente mágico da matriz de Trancoso em pleno solo paulista.
O cardápio apresenta frutos do mar, carnes, aves e massas. Temperos e ingredientes da tradicional culinária brasileira ganham toques fusion. Entre os principais, a costela de tambaqui com vinagrete de feijão-de-corda, o croquete de palmito pupunha e o vatapá de lagosta.
SKYE BAR
Localizado na cobertura do hotel Unique, o bar e restaurante Skye também é referência na cidade. Com uma piscina avermelhada e um lindo lounge, a vista panorâmica para o Parque do Ibirapuera e todo o horizonte de São Paulo são de deixar qualquer um de boca aberta. A cozinha é comandada pelo Chef Emmanuel Bassoleil e a exuberância visual e o serviço único despertam todos os sentidos dos visitantes.
PRAÇA BENEDITO CALIXTO
A feira da praça Benedito Calixto existe desde 1987 e virou um ponto de referência intelectual, cultural e também turístico. O evento acontece os sábados, das 9 às 19 horas, no bairro de Pinheiros. Mais de 300 expositores ficam espalhados na praça, com artesanato variado, obras de arte e antiguidades maravilhosas, além da praça de alimentação, com diversas opções.
D-EDGE
A única balada brasileira entre as melhores do mundo comemora, em 2015, 15 anos de existência com uma programação especial de aniversário. O clube, que acompanha a cidade de São Paulo - que nunca para - é também ponto de encontro para after, onde a casa oferece até café da manhã com frutas e mini sanduíches. Ficou conhecido internacionalmente por sua programação artística e design minimalista formado por painéis de LED
CINEMA MARABÁ
O cinema de rua Marabá é bem antigo e mantém a estrutura original do prédio, com bilheterias de cortininha vermelha, salas com mármore e em disposição de teatro. Um cinema com alta tecnologia de som e imagem e, ao mesmo tempo, histórico e marcante para a cidade de São Paulo.
VILA MADALENA
A Vila Madalena, em sua diversidade, foi considerada um dos lugares mais cool do mundo. Com diferentes opções gastronômicas, milhares de bares, lojas e escolas, também conta com uma vasta galeria ao ar livre. O bairro, considerado único, tornou-se ponto de encontro e também ícone da cidade de São Paulo.
CINE BELAS ARTES
O Cine Belas Artes é conhecido pela programação alternativa, com reexibições de filmes clássicos e opções que privilegiam a arte. Tornou-se um ponto de encontro entre os apaixonados pelo cinema da cidade, impulsionando o movimento cultural na região.
Fechado em 2011, foi reaberto em julho de 2014 graças aos movimentos populares, possibilitado por uma parceria entre o dono, a Caixa Econômica Federal e a prefeitura de São Paulo. Assim, mais um cinema de rua histórico se faz presente.
TERRAÇO ITÁLIA
Que tal jantar uma comida incrível com uma vista panorâmica privilegiada da cidade? O restaurante Terraço Itália tem essa proposta. Localizado no 42o andar de um prédio, o bar oferece programação musical variada e diferentes ambientes. Uma ótima opção para quem busca um programa clássico, sofisticado e único.
O preço é um pouco salgado, então, aos que forem visitar, preparem os bolsos.
Por Nathália Tourais
Atualizado em 15 Set 2015.