Atração principal de um parque diversão, a montanha-russa é um dos tipos de diversão mais antigos do mundo. Como diz o nome, foi criada na Rússia por volta do ano de 1850.
Existem inúmeros tipos: as rápidas, extensas, altas, fechadas, com loopings... e por aí vai. Cada vez mais modernas e com interações para os passageiros, elas continuam sendo o passatempo de crianças e adultos.
Por isso, o Guia da Semana listou 10 montanhas-russas que qualquer fã de adrenalina e aventura precisa conhecer. Confira:
KINGDA KA, NOVA JERSEY [ESTADOS UNIDOS]
A montanha-russa Kingda Ka fica no parque Six Flags Great Adventure, no estado de New Jersey. Apesar de ter curta duração, ela ganha destaque por conta de sua velocidade, que chega a 206 quilômetros por hora em uma queda de 127 metros de altura. Ela é considerada a segunda montanha-russa mais alta do mundo.
SUPERMAN: ESCAPE OF KRYPTON, CALIFÓRNIA [ESTADOS UNIDOS]
No Six Flags Magic Mountain, na Califórnia, está a "Superman: Escape of Krypton", montanha-russa com uma queda de 100 metros de altura e velocidade que chega a 167 quilômetros por hora. Ela é uma ótima forma de homenagear esse grande super-herói, né?
LEVIATHAN, ONTÁRIO [CANADÁ]
O Wonderland, o maior parque de diversões do Canadá, tem uma das melhores atrações do mundo. A Leviathan, inaugurada em 2012, e atrai diversos fãs de adrenalina já que conta com 93 metros de altura misturados e atinge 148 km/h de velocidade.
TOP THRILL DRAGSTER, SANDUSKY [ESTADOS UNIDOS]
O parque de diversões Cedar Point, em Sandusky, tem uma das melhores montanhas-russas do mundo. A Top Thrill Dragster é simples: tem uma subida, uma descida e apenas 30 segundos de percurso. Mas é o suficiente para ser impressionante. A velocidade atinge 193 km/h e tem 128 metros de altura. Só de queda livre são 122 metros - quase a totalidade do brinquedo.
SHEIKRA, TAMPA [ESTADOS UNIDOS]
Montanha-russa mais famosa do parque Busch Gardens, em Tampa, é a Sheikra, que impressiona pela subida lenta de 61 metros de altura. Ao chegar ao topo, a descida é numa reta de 90º graus. Além disso, para deixar um suspense no ar, os carrinhos travam por alguns segundos até a brusca queda.
TOWER OF TERROR, GOLD COAST [AUSTRÁLIA]
A Tower of Terror está localizada no Dreamworld, na Austrália. Ela é considerada a terceira montanha-russa com maior queda no mundo, ficando empatada com a Superman: Escape of Krypton.
STEEL DRAGON 2000, MIE PREFECTURE [JAPÃO]
A Steel Dragon, no Japão, foi inaugurada em 2000, o ano do dragão no calendário asiático [originando seu nome]. É até hoje a montanha-russa mais extensa do mundo, com 2.479 metros de extensão.
SHAMBHALA, CATALUNHA [ESPANHA]
No Parque de Diversões Port Aventura, na região da Catalunha, está a "Shambhala: Expedición al Himalaya". Trata-se de uma montanha-russa que atinge 76 metros de altura em seu ponto mais alto e uma velocidade que chega aos 134 km/h, sendo considerada a mais veloz da Europa.
ROCK 'N' ROLLER COASTER, ORLANDO [ESTADOS UNIDOS]
Uma das mais famosas do complexo Disney, em Orlando, a Rock’N’Roller Coaster fica no parque Hollywood Studios. Nos três primeiros segundos, a montanha-russa atinge incríveis 100 km/h, deixando todos os passageiros de cabelos em pé.
MONTEZUM, VINHEDO [SÃO PAULO]
Para quem quer adrenalina sem precisar sair do país, a dica é ir até o Hopi Hari, na Montezum. Ela chega a 103 km/h e é a única montanha-russa de madeira que está em funcionamento hoje em toda a América do Sul!
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 21 Out 2019.