A primavera chegou e nada melhor do que se programar para curtir o melhor que a estação pode nos oferecer! Quem mora em São Paulo sabe o quanto uma cidade grande pode ser fria, cinza e estressante. Mas engana-se quem pensa que a capital paulistana não oferece suas opções cheias de cor, natureza e espaços perfeitos para aproveitar o clima primaveril.
Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista com 12 lugares em SP perfeitos para curtir a primavera e o clima agradável que ela traz. Confira:
Beco do Batman
Que tal aproveitar a estação mais colorida do ano para visitar o beco mais colorido da cidade? Localizada no boêmio bairro da Vila Madalena, a travessa recebeu esse nome por conta de um grafite do personagem da DC há muitos anos. Hoje conta com diversos outros trabalhos, inclusive de artistas famosos, e recebe visitas guiadas. Um ótimo passeio ao ar livre!
Pinacoteca - Parque da Luz
Considerado o museu de arte mais antigo de São Paulo, a Pinacoteca do Estado foi fundada em 1905, com apenas 26 obras. Hoje, o acervo conta com cerca de nove mil peças que retratam a produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Junto ao museu podemos encontrar o primeiro parque público da cidade, o Parque da Luz, inaugurado em 1825. Além das diversas espécies de árvore, o visitante pode encontrar um belo espelho d’água e uma gruta com cascata.
Casa das Rosas
Localizada na avenida mais famosa da cidade, o casarão em estilo clássico francês que recebia os milionários barões do café, hoje sedia diversos eventos e manifestações culturais como exposições artísticas. O lado de fora também é de se apreciar – o belo jardim é um ótimo lugar para dar uma pausa e relaxar no clima de primavera.
Parque do Ibirapuera
Um dos pontos turísticos mais visitados de São Paulo é o Parque do Ibirapuera. São muitos e muitos metros de áreas verdes, jardins, espaços para se exercitar e admirar a bela paisagem. Para quem gosta de um passeio gratuito e de fácil acesso, o local é uma ótima opção.
Jardim Botânico
O Jardim Botânico, na zona sul de São Paulo, é daqueles lugares que deveria ser obrigatório para todo paulistano. O contato com a natureza e paz e sossego são os atrativos do local - e nem parece que estamos na cidade! O Jardim Botânico conta com muitas atrações, entre elas: o Museu Botânico, jardins dos mais diversos tipos, locais para fazer piquenique e caminhar.
Parque do Carmo
Um dos maiores parques da cidade, o Parque do Carmo, na Zona Leste da capital, é famoso pela Festa das Cerejeiras, que acontece quando as árvores florescem e tiram a atenção do verde para o cor de rosa. Apesar de as flores da cerejeira não durarem muito tempo, o parque tem mais de 6 mil árvores com flores para apreciar durante toda a estação.
Feira de Artes, Cultura e Lazer da Benedito Calixto
Uma boa opção de passeio em um sábado de primavera é visitar as feirinhas da cidade. A praça Benedito Calixto, em Pinheiros, recebe artistas e designers, e cerca de 300 vendedores que comercializam artigos de decoração e antiguidades, além de itens como discos de vinil, louças e móveis rústicos. Anexo à praça, há lojas com artigos de decoração, roupas e acessórios moderninhos.
Feira da Praça da República
Outra feira legal que acontece aos finais de semana é da Praça da República. Para os que além de apreciar artes e antiguidades, adorariam comer uma boa comida de rua a céu aberto no coração da cidade, esse é o passeio ideal. Os visitantes têm opções que vão de cozinha nordestina até comida japonesa e chinesa.
Feira de Flores do CEAGESP
Não é só de frutas e verduras que o centro atacadista é composto. O local também abriga a maior Feira de Flores e Plantas do país. Realizada no pavilhão MLP de segunda a sexta, esta feira reúne cerca de 1.100 produtores de flores, plantas, grama e mudas e apresenta uma área especial para acessórios e artesanato.
Mirante 9 de Julho
O espaço escondido logo atrás do museu mais famoso da cidade, o MASP, é perfeito para quem quer curtir o clima ameno da primavera e dar um tempo do caos paulistano sem se distanciar muito de toda arte, cultura e lazer que São Paulo tem a oferecer. A escadaria se tornou um lugar onde jovens se reúnem para beber, conversar, ouvir música ao vivo, assistir um filme ao ar livre e tomar um cafezinho no fim da tarde.
Praça do Pôr do Sol
Para quem gosta de ver a cidade do alto e, de quebra, admirar um incrível céu, a dica é visitar a Praça Por do Sol, em Pinheiros. O espaço é tomado por grupo de amigos e famílias que levam suas cangas para sentar no gramado e esperar o sol ir embora. Além de gratuito, o local conta com wifi público para todos os visitantes.
Calçadão Ubranoide
Localizado entre duas das ruas mais famosas da cidade, a Augusta e a Frei Caneca, o Urbanoide foi inaugurado em 2015 e desde então aloja vários food trucks com diversas opções de pratos internacionais, lanches, petiscos, comidas veganas e até drinks estilizados. O Calçadão abre de terça a domingo e está sempre lotado de jovens. É um ótimo espaço para curtir as noites de primavera com um bom drink e uma empanada vegetariana.
Atualizado em 16 Out 2017.