Quem associa o Rio de Janeiro só pelas suas belíssimas praias e pontos turísticos, não sabe que está perdendo de conhecer cidades do interior incríveis. E o melhor: são bem próximas a São Paulo, ou seja, dá para curtir um fim de semana. Há cerca de 3 horas da capital paulista estão cidades serranas maravilhosas e perfeitas para passar o dia ou o final de semana.
O charme, sofisticação e aventuras dessas cidades vão te conquistar. Que tal um passeio na cachoeira e ver o pôr-do-sol no alto das montanhas em frente a uma lareira? Melhor impossível. Se você gostou da ideia, confira 5 cidades no interior do Rio de Janeiro para fazer bate a volta partindo de SP:
Itatiaia
A cidade, localizada entre São Paulo e Rio de Janeiro, abriga um incrível parque nacional, o primeiro do país, com 30 mil hectares. O parque possui inúmeras cachoeiras, apresentando um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, sendo o ponto mais alto conhecido como o Pico das Agulhas Negras. As cachoeiras mais famosas da região são geladas, mas não tem como resistir aos poços e piscinas de águas cristalinas, especialmente as formadas pelas quedas Véu da Noiva e Maromba.
Distância: 269 km (partindo de São Paulo)
Resende
Se você busca um lugar tranquilo, Resende é uma ótima opção. Cercado por cachoeiras, rios, muitas florestas e animais, a cidade fica na segunda região mais visitada do estado do Rio de Janeiro. Por isso se torna um polo cultural, existem diversos museus e centros culturais na região. Um belíssimo rio corta a cidade, dando um ar bucólico e tranquilizante para o local.
Distância: 282 km (partindo de São Paulo)
Valença
A cidade de Valença é famosa por sua história e contribuição cultural do café no Brasil. As lembranças dos tempos de plantação do café estão preservadas por todos os lados da cidade que se localiza no Vale do Paraíba. A região é conhecida por abrigar muitos barões do café no século 19. Ainda é possível visitar as grandes fazendas típicas da época, com móveis franceses originais. No centro da cidade possuem inúmeros museus e igrejas que valem a pena uma visita. Em julho as construções urbanas e rurais tornam-se palco para o Festival do Vale do Café. Uma verdadeira volta no tempo. Para quem gosta de cenários rústicos com muita paz, Valença é o lugar certo.
Distância: 281 km (partindo de São Paulo)
Penedo
Conhecida como a Finlândia Brasileira, Penedo possui um charme e romantismo que vão te conquistar. A impressão que o viajante tem ao visitar essa cidade é de que não estamos mais no Brasil. O contato com a natureza juntamente com o esoterismo e comércio da região nos fazem querer ficar mais tempo no local. Os ótimos restaurantes são pontos certos dos viajantes que passam pela cidade. Ela fica cheia nos finais de semana na hora do almoço. Existem várias opções de pousadas, hotéis charmosos, ou seja, é ideal para ir de casal ou com a família. Além disso, é possível visitar cachoeiras e cidades próximas, como Resende e Itatiaia.
Distância: 278 km (partindo de São Paulo)
Visconde de Mauá
A região de Visconde de Mauá está em uma área de proteção ambiental no alto da Serra da Mantiqueira, na divisa com o Parque Nacional de Itatiaia. O diferencial da região está na abundância de cachoeiras, rios e piscinas naturais de águas límpidas e cristalinas. Mas não se engane ao pensar que o cenário bucólico não possui sofisticação. A região é cobiçada por possuir várias pousadas 5 estrelas que é o destino preferido dos casais, principalmente no inverno. Quem não quer dormir aquecido por uma lareira quentinha? Então se está em dúvida do que fazer no próximo feriado, não pense 2 vezes e vá para as montanhas!
Distância: 303 km (partindo de São Paulo)
Por Juliana Sartori
Atualizado em 15 Mar 2016.