Não importa a idade, fazer um intercâmbio é sempre uma das melhores opções na hora de viajar. Além do turismo, é a chance de você aprender um idioma com eficiência, turbinar o currículo e viver de perto a cultura de outros países. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados.
É por isso que a Ana Luisa D’Arcadia, da Global Study, preparou 5 dicas imperdíveis para você se preparar e não esquecer nenhum detalhe antes de embarcar nesta experiência. Confira!
Procure uma agência de confiança
É sempre bom contar com profissionais preparados que irão indicar o melhor caminho, dar dicas e suporte durante todo o processo do intercâmbio. Assim, fica fácil organizar a viagem, escolher o melhor curso e cuidar de toda a burocracia.
Defina o perfil do intercâmbio
Antes de começar a arrumar as malas é preciso definir o objetivo do intercâmbio e escolher quanto tempo você quer ficar no país, qual curso pretende fazer, o tipo de acomodação e outros itens. É neste momento, também, que o planejamento toma forma, já que todo o custo será definido.
Olho no passaporte!
Se você ainda não tem passaporte é o momento de tirar. Se já tem, precisa checar a validade. O correto é ter passaporte válido pelo menos seis meses a mais da data de retorno ao Brasil, caso contrário, será preciso renovar antes da viagem.
Visto: tirar ou não?
Em primeiro lugar, verifique se o país escolhido exige visto para permanência. Em viagens de até 12 semanas, é preciso o visto de turismo e, acima desse período, o visto de estudante. No último caso, é preciso ter em mãos o comprovante de matrícula no curso e de renda.
Nas horas vagas...
Com toda a burocracia definida, é hora de planejar outros detalhes da viagem, já durante a sua estadia o que não vai sobrar é tempo. Além de pesquisar as opções turísticas do local, uma ideia é procurar por cursos livres, trabalho voluntário ou estágio.
Por Ricardo Archilha
Atualizado em 5 Nov 2015.