Pôr do sol às 20h, praias paradisíacas, esportes radicais e festivais de música - essa é a cara do verão europeu. Enquanto, no inverno, a temperatura cai e a neve impossibilita diversos passeios, na estação do calor, as opções turísticas são inúmeras.
Por isso, o Guia da Semana listou 5 motivos para visitar a Europa no verão. Confira!
Dias mais longos
Um dos principais motivos para optar pelo calor europeu, é o tempo que você terá para aproveitar os dias - no verão, o anoitecer acontece somente entre às 20h e 21h! Assim, o tempo para passear pelas ruas de Paris, conhecer os castelos escoceses ou visitar as vinícolas italianas, por exemplo, será muito maior.
Praias
A Europa também tem espaço para as praias e só no verão que os turistas conseguem aproveitar ao máximo a brisa, as areias brancas e águas cristalinas do litoral europeu. Uma das melhores opções é optar pelas ilhas gregas de Mykonos e Santorini - que, além das praias, ainda oferece monumentos arquitetônicos, agitada vida noturna e inigualável gastronomia mediterrânea.
Esportes radicais
Para quem adora um esporte radical, o verão é um dos melhores períodos para viver o melhor da aventura europeia. Ao invés da neve, a estação proporciona opções como o surfe, na praia espanhola de Sotavento, escaladas pelos alpes suíços ou trilhas na mística terra de Lapônia, no norte da Escandinávia.
Temporada de passeios
No inverno, o clima frio acaba impedindo a realização de diversas atividades turísticas. Uma das principais belezas que o verão europeu reserva é o famoso passeio de balão na região da Capadócia e Disneyland Paris. Além do mais, é no verão que as feirinhas invadem as ruas do continente, como a Camden Lock, em Londres, e a Aligre, em Paris.
Festivais de verão
Europa no verão é sinônimo de festivais de música. Entre os meses de junho e agosto, são inúmeras as atrações - uma mais imperdível que a outra. Na Croácia, por exemplo, as águas transparentes da costa dalmática recebem o Soundwave, uma verdadeira rave na praia. O famoso Tomorrowland também acontece durante a estação, sempre na cidade belga de Boom.
Por Ricardo Archilha
Atualizado em 17 Set 2015.