Uma das melhores características de São Paulo é o fato de que a cidade oferece passeios para todos os gostos. Para os amantes de arte, centenas de museus, galerias e ruas incríveis; aos apaixonados por gastronomia, restaurantes em suas mais diversas vertentes, bares e lanchonetes; aos viciados em filmes e teatros, cinemas e espaços culturais maravilhosos; aos baladeiros, diferentes tipos de festas e baladas.
Entretanto, existem aquelas pessoas que amam um programa diferente e, foi pensando nelas, que listamos esses 6 passeios incríveis para explorar a cidade. Confira:
CRIPTA DA CATEDRAL DA SÉ
A Catedral da Sé, no Centro, é uma imensa igreja que comporta até oito mil pessoas. O que poucos sabem, porém, é que logo abaixo do altar-mor há um amplo espaço, onde estão guardados esculturas e tumbas de algumas personalidades da história de São Paulo: a Cripta da Sé.
As colunas e escadas do salão são feitas de granito e o piso, de mármore. Outro detalhe que impressiona os visitantes é a altura do teto: feito no estilo gótico, o mesmo da Catedral, ele tem sete metros de altura.
A taxa de visitação é de R$ 5 e os horários são de segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30.
Aos sábados, domingos e feriados, os horários de visitação são das 9h às 11h30 e das 13h às 15h.
Agendamento: através do telefone: (11) 3107-6832, pessoalmente na Secretaria, ou pelo email [email protected]
Endereço: Praça da Sé, s/n
MEDITAÇÃO NO COPAN
Uma vez por mês, às 7h, um grupo de budistas se encontra para meditar a 115 metros de altura, no topo do prédio projetado por Oscar Niemeyer. A experiência, no meio do centro de São Paulo é única.
Agendamento: Os encontros não têm dias exatos, portanto é preciso checar a data com a administração do prédio no telefone 3259-5917 ou com os organizadores do templo Templo Busshinji no 3208-4515. A participação é gratuita.
Endereço: Av. Ipiranga, 200 - Centro
FAVELA TOUR PARAISÓPOLIS
A maior favela de São Paulo também oferece visitas guiadas para uma experiência única em diferentes sentidos. O passeio, voltado especialmente para estrangeiros, também recebe muitos brasileiros. Para quem ainda não conhece, a visita consiste em andar alguns quarteirões, passando por restaurantes e pontos turísticos da região, como a casa do mecânico Berbela, a Casa de Pedra, onde mora o jardineiro Estevão, apelidado de Gaudí brasileiro, e outros.
Os passeios ocorrem às terças, quintas e sábados e custa R$150 por pessoa.
Agendamento: através do telefone 3501-3275
CAPELA DO CRISTO OPERÁRIO
A Capela Cristo Operário, atualmente propriedade da Sociedade Impulsionadora da Instrução da Ordem dos Dominicanos, foi construída pelo frei João Batista Pereira dos Santos, no início da década de 1950, quando desenvolveu um trabalho social junto à comunidade operária de Vila Brasílio Machado, no alto do Ipiranga.
A sua proposta, influenciada pelo movimento Economia e Humanismo, consistia em criar uma comunidade de trabalho que aliasse à doutrina moral a prática profissional e a formação cultural. Bem relacionado, Frei João Batista ofereceu cursos ministrados por Alfredo Volpi e Roberto Burle Marx, além de instalar, no local, a fábrica de móveis Unilabor, dissolvida em meados da década de 1960 por motivos ideológicos, econômicos e políticos.
No interior da capela concentram-se obras de renomados artistas como Alfredo Volpi, Yolanda Mohalyi, Geraldo de Barros, Giuliana Segre Giorgi, Moussia Pinto Alves, Elizabeth Nobiling, Giandomenico de Marchis e Roberto Tatin. Os jardins foram projetados por Burle Marx.
Agendamento: As missas ocorrem aos sábados, às 19h, e aos domingos, às 8h30.
Endereço: Rua São Daniel, 119 / na rua Vergueiro, 7.290 - Jardim da Saúde.
MUSEU DA ENERGIA
O Museu da Energia de São Paulo, inaugurado em junho de 2005, é um espaço aberto à comunidade. Em suas salas, equipamentos interativos e atividades como jogos e projeções de filmes convidam os visitantes de todas as idades a participar de experiências científicas e a refletir sobre questões atuais envolvendo o tema da energia e seu futuro.
Agendamento: Para agendar a visita, clique aqui. O museu fica aberto de terça a sábado, das 10h às 17h.
Endereço: Alameda Nothmann, 184, Campos Elísios
CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO
Pode parecer sombrio e até mesmo bizarra a ideia de fazer um passeio em algum cemitério. Entretanto, existe uma visita guiada que mostra aos visitantes a beleza dos cemitérios. No Cemitério da Consolação, é possível admirar a arte tumular - famosa e valorizada nos séculos 18 e 19, com obras feitas para ficar em cima das sepulturas tanto dos cemitérios quanto também de igrejas - visitar túmulos de grandes personalidades - como Monteiro Lobato, Tarsila do Amaral, Ramos de Azevedo, e outros - e conhecer a capela do local.
As visitas são gratuitas e acontecem todas as terças e sextas-feiras para o público em geral, das 9h30 às 11h e das 14h às 15h30.
Agendamento: envie solicitação para [email protected] com nome completo, horário, dia desejado e o número de acompanhantes.
Endereço: Rua da Consolação, 1660 - Consolação
Por Nathália Tourais
Atualizado em 10 Set 2016.