O Natal é a época do ano que emociona e aproxima famílias do mundo inteiro. A celebração contagia crianças e adultos, que renovam as esperanças com a alegria e o espírito de paz que a data mágica proporciona. A época é perfeita para viajar em família e aproveitar as festas natalinas.
Em diferentes cantos do mundo, a tradição dos festejos de Natal acontece desde séculos atrás. Algumas cidades conseguem incorporar esse espírito e espalhar a essência natalina de maneira espetacular. A cidade de Gramado, por exemplo, ganhou fama como a “Terra do Natal no Hemisfério Sul”.
O Guia da Semana listou 7 destinos para celebrar o Natal de maneira mágica. Confira:
Nova York - Estados Unidos
O Natal de Nova York é exatamente como passa no cinema. Muitas luzes, decoração e uma energia incrível. Restaurantes ficam lotados, assim como as ruas. A tradição conta com os parades (desfiles), patinação no gelo, a Árvore de Natal do Rockefeller Center, e os mercados de Natal que bombam na cidade que respira o espírito natalino!
Estrasburgo – França
A Praça Broglie fica incrivelmente decorada para os festejos do Natal. A tradição é antiga: o Mercado de Natal funciona na cidade desde 1570, com vendas de enfeites, presépios, artesanatos e muitas comidinhas. Estrasburgo já é um charme por si só, mas a neve, as luzes natalinas e a decoração impecável deixam o clima do local inesquecível.
Reykjavík – Islândia
O Natal é um momento mágico e super aguardado na capital da Islândia. Em Reykjavík, a tradição é comemorar o Natal por 13 dias seguidos. Há cerimônia para iluminação da Árvore de Natal da cidade, assim como uma programação repleta de eventos para alegrar a população. A farra só acaba no dia 6 de janeiro!
Gramado/RS - Brasil
Referência em turismo do Rio Grande do Sul, a "Suíça Brasileira" ganhou fama de ter o Natal mais famoso do Hemisfério Sul. A cidade celebra o evento Natal Luz por pouco mais de três meses de duração, com fim em janeiro. Outra grande atração é o parque temático formado pela Parque Knorr e a Aldeia do Papai Noel, com atrações de tirar o fôlego, como conhecer as renas de verdade, a fábrica de brinquedos e até a casa do Papai Noel!
Lapônia - Filândia
A bela cidade finlandesa é famosa por abrigar, simplesmente, a casa do Papai Noel! Pois é, além das atrações naturais da cidade como neve a auroras boreais, o clima natalino é super agradável e festejado em Lapônia. É possível conhecer a casa do bom velhinho e as renas também.
Amsterdã - Holanda
A lenda do Papai Noel, Sinterklaas em holandês, é fortíssima na capital holandesa. A decoração e a iluminação natalina é impressionante tal o cuidado da população e da prefeitura para deixar a cidade irretocável. A neve que cai durante a época deixa Amsterdã ainda mais charmosa. Os mercados natalinos atraem muitas pessoas.
Munique - Alemanha
Munique é outra cidade que festeja (e muito!) o Natal. Na praça de Marienplatz, uma árvore gigante com quase 30 metros de altura domina o local, assim como as luzes ao redor de toda a cidade. Os mercadinhos de Natal ficam lotados e muitas pessoas costumam estar nas ruas depois da virada de 24 para 25 de dezembro.
Por Guilherme Schiff
Atualizado em 27 Nov 2015.