Aproveitar um final de semana para ir à praia é um hábito bem comum para muitas pessoas. Um tipo de passeio que pode completar uma viagem para a praia é desbravar as ilhas que estão próximas a ela.
No litoral norte e sul de São Paulo são muitas opções. Próximo a Santos e Guarujá, é fácil de encontrar belos lugares para passar uma manhã ou uma tarde. Por exemplo, pra quem prefere uma ilha mais rústica para passar o dia e praticar esportes, Sangava pode ser uma ótima escolha. Bem pertinho de Sangava, a Ilha das Palmas tem até um clube de pesca, onde é possível passar o dia com mais comodidade e infraestrutura.
O Guia da Semana listou 7 ilhas próximas a São Paulo para você conhecer. Confira:
Ilha de Alcatrazes
Localizado a 43 km do porto de São Sebastião, é a principal ilha do arquipélago de Alcatrazes. A única maneira de chegar é por barco. A ilha tem 196 hectares e possibilita o contato com muitos animais. Considerado o Fernando de Noronha de São Paulo, a ilha tem muitas paisagens e ainda a chance de ver de perto golfinhos e aves. Um projeto de lei tenta, faz três anos, tornar o arquipélago em Parque Nacional Marinho.
Sangava
Pequena praia que fica entre Santos e Guarujá, Sangava tem apenas 90 metros de extensão, mas fica em volta de uma belíssima área verde e com muitas paisagens naturais. Dá pra chegar nela por um trilha pela Praia do Góes (Guarujá), e também por barcos que saem de Santos ou Guarujá ou então por remo de caiaque ou canoa.
Ilha das Palmas
Se você tem algum amigo que é sócio da Ilha das Palmas, não perca tempo de passar um dia no Clube de Pesca. Quem ainda gosta de ir bastante para o litoral é uma ótima ideia se associar. A ilha é belíssima e tem boa infraestrutura para passar o dia, principalmente com crianças.
Ilha das Couves
Perto das praias de Barra do Una, Juquehy e Barra do Sahy, a Ilha das Couves é um paraíso perfeito para quem quer sossego e aproveitar uma bela praia. Cerca de 40 minutos dessas praias, é possível alugar barcos que levam até a ilha por cerca de R$ 50,00. Muitas pessoas também vão diretamente com barcos próprios para passar o dia. Mergulhar no local é obrigação!
Ilha do Cardoso
Possivelmente a ilha mais bonita da lista, Cardoso é um Parque Estadual desde a década de 60. A Mata Atlântica permanece 90% intocada. As opções de lazer são muitas: belas cachoeiras, muitas praias desertas, trilhas e até piscinas naturais. Tudo isso em ambiente bem rústico. A melhor maneira de acesso é por Cananéia.
Ilha Anchieta
Próximo à praia de Ubatuba, a Ilha de Anchieta também é um Parque Estadual, criada para proteção ambiental devido sua importância histórica e natural. A ilha conta com muitos tipos de animais e mais de 70 espécies de aves. Pra quem gosta de trilhas é um lugar perfeito, mas as sete praias que a ilha oferece garantem ainda mais lazer.
Ilha Montão do Trigo
A ilha pertence a São Sebastião e fica entre a cidade e também Bertioga. O acesso não é do mais fáceis, já que não tem tanta faixa de areia presente. Muitas pessoas partem para fazer mergulho e explorar as grutas que a ilha forma. A melhor maneira para chegar até lá é alugar algum barco em Barra do Una.
Por Guilherme Schiff
Atualizado em 10 Jan 2016.