Às vezes, tudo o que a gente precisa é fugir do caos da cidade e encontrar um lugar calmo que nos passe tranquilidade, não é? As cidades serranas são uma ótima opção para quem busca relaxar e, de quebra, curtir o melhor da natureza na época do frio.
Visitar cachoeiras, fazer trilhas e conhecer lugares novos são algumas das inúmeras atividades que só a serra pode te proporcionar. Afinal, nada melhor do que curtir o friozinho na frente de uma lareira ou até mesmo dentro de um ofurô quentinho!
Veja a lista com os melhores destinos de serra entre SP e RJ para curtir no frio:
São Francisco Xavier (SP)
A 150 km de São Paulo, se encontra o refúgio perfeito para todo o agito e estresse da cidade. Em contato total com a natureza, as pousadas de São Francisco Xavier oferecem para o hóspede o melhor da serra com todo o conforto que precisa para poder relaxar e curtir muito cada momento. Sem mencionar que a cidade possui inúmeras cachoeiras e trilhas que conquistam qualquer um. E o roteiro gastronômico da cidade é dos mais tentadores.
Santo Antônio do Pinhal (SP)
Localizado a, aproximadamente, 170 km da capital paulista, Santo Antônio do Pinhal é um ótimo destino de serra para quem quer fugir do comum. A sossegada cidade fica a apenas 30 minutos de Campos do Jordão, sendo uma alternativa para aqueles que buscam contato com a natureza e paisagens incríveis. Dentre as atividades da cidade, estão trilhas, visitas à pedra do baú e quedas d'agua.
Campos do Jordão (SP)
A badalada Campos do Jordão une o charme da serra com a agitação das grandes cidades. Seja por seu clima europeu ou até mesmo por seus bares e restaurantes renomados, se tornou destino certo para quem busca o frio da serra. No inverno, ela fica lotada de turistas em busca de um lugar em seus disputados hoteis e pousadas. Dentre os passeios mais pedidos são a volta de teleférico e a visita à Baden Baden - famosa cervejaria da cidade.
Visconde de Mauá (RJ)
A 300 km de São Paulo fica essa incrível cidade que os paulistanos estão começando a descobrir: Visconde de Mauá. Para contrariar aquela ideia de que o que o Rio de Janeiro é formado apenas por suas belíssimas praias, essa cidade serrana tem muito charme e conforto. Suas pousadas oferecem lareira, ofurôs e hidromassagens para proporcionar uma incrível experiência. Além disso, Mauá possui muitas cachoeiras para visitação.
Penedo (RJ)
Vizinha de Visconde de Mauá, Penedo é conhecida como a Pequena Finlândia. O nome se origina pois a cidade possui uma arquitetura que remete ao país, além de abrigar inúmeros restaurantes e um centro comercial agitado. Tudo isso sem deixar de fora o clima serrano em meio às montanhas e à natureza.
Petrópolis (RJ)
A famosa Petrópolis, no Rio de Janeiro, atrai muitos turistas todos os anos em busca de um refúgio da grande cidade, além de uma paz que só o clima serrano pode proporcionar. A proximidade com o Rio de Janeiro fez com que a corte imperial encontrasse na cidade seu endereço de veraneio. O resultado foi a construção de palácios incríveis para abrigar a realeza - que formam um dos principais pontos turísticos local.
Itaipava (RJ)
Dá pra perceber que Itaipava possui uma arquitetura diferenciada, né? Assim como Petrópolis, a cidade possui casas e castelos que foram construídos na época do império e que trazem um clima rústico para a região. Conhecida como refúgio de inverno de diversas celebridades e da alta sociedade do Rio de Janeiro, o bairro abriga diversos clubes de campo, restaurantes com refinada gastronomia e algumas das melhores casas noturnas da serra fluminense.
Por Juliana Sartori
Atualizado em 20 Abr 2017.