O intuito inicial dos teleféricos era facilitar a locomoção de pessoas, cargas ou materiais entre lugares de difícil acesso, mas como muitas outras coisas, eles acabaram se tornando uma grande atração turística. No Rio de Janeiro, por exemplo, o bondinho do Pão de Açúcar compõe um dos principais cartões-postais da cidade.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 teleféricos incríveis para você conhecer ao redor do mundo. Veja mais:
Genting Skyway | Pahang, Malásia
Os países asiáticos são mestres em construir teleféricos. O Genting Skyway, na Malásia, a cerca de 40km de Kuala Lumpur, é considerado um dos mais rápidos e longos do mundo. O bondinho conecta a cidade de Gohtong Jaya ao Resorts World Genting na Malásia, passando por cima de uma densa floresta tropical.
+Encontre voos para Kuala Lumpur
+Encontre hospedagem em Kuala Lumpur
Pão de Açúcar | Rio de Janeiro, Brasil
O Pão de Açúcar é um dos passeios obrigatórios para quem vai ao Rio de Janeiro pela primeira vez. A localização de frente para a Baía da Guanabara e a vista privilegiada da cidade já cativam milhares de turistas e locais todos os anos. O bondinho mais famoso do mundo foi fundado em 1912 e, portanto, já tem mais de cem anos de história. O teleférico tem capacidade para 65 pessoas.
+Encontre voos para o Rio de Janeiro
+Encontre hospedagem no Rio de Janeiro
Ngong Ping 360 | Hong Kong, China
O Ngong Pong possui uma vista espetacular e é um dos mais longos do mundo, com 5,7 quilômetros de extensão. Ele passa por importantes pontos de Hong Kong, como, por exemplo, a baía Tung Chung Basuas, o aeroporto de Hong Kong, o North Lantau Country Park e o famoso Tian Tan Buddha, uma estátua de 26 metros de altura.
+Encontre voos para Hong Kong
+Encontre hospedagem em Hong Kong
Stanserhorn CabriO | Lucerna, Suíça
Os teleféricos são um meio de transporte popular na Suíça, e não é difícil de entender, afinal o país está quase que completamente no território dos Alpes —e que melhor forma de subir uma montanha? O CabriO é um dos mais populares e muito original, pois é o primeiro do mundo que tem dois andares. O de cima ainda é open air. Ele leva até o Monte Stanserhorn, que tem mais de 1800 metros de altura.
+Encontre voos para a Suíça
+Encontre hospedagem na Suíça
Mi Teleférico | La Paz, Bolívia
O Mi Teleférico, na Bolívia, se destaca por desempenhar um papel consideravelmente diferente dos outros desta lista e de grande parte dos teleféricos 360: transporte urbano. Ainda que tenha se tornado uma atração turística, seu principal objetivo é ligar a capital, La Paz, à cidade ainda mais alta El Alto, a mais de quatro mil metros de altitude. Admirar a cidade por cima já é uma bela experiência, mas prepare-se também para uma ótima vista dos Andes.
+Encontre voos para La Paz
+Encontre hospedagem em La Paz
Palm Springs Aerial Tramway | Califórnia, EUA
O Palm Springs Aerial Tramway, na Califórnia, é outro destaque da lista. O ponto em que se diferencia dos outros é que ele é rotativo e, portanto, gira devagar enquanto traça seu caminho em meio às incríveis e dramáticas paisagens do Chino, um cânion, e o parque Mount San Jacinto.
+Encontre voos para a Califórnia
+Encontre hospedagem na Califórnia
Teleférico da Ba Na Hills | Da Nang, Vietnã
Ba Na Hills é uma estação de montanha muito popular no Vietnã fundada em 1919 por franceses. De lá, parte o teleférico de trajeto mais longo do país, que liga as montanhas de Ba Na e Vong Nguyet. O trajeto total tem mais de cinco quilômetros e a estação de partida é também um museu sobre a história da região.
+Encontre voos para o Vietnã
+Encontre hospedagem no Vietnã
Skyline Queenstown | Queenstown, Nova Zelândia
O Skyline Queenstown é o teleférico mais inclinado do Hemisfério Sul e liga a cidade de Queenstown, considerada capital da aventura, ao Bob’s Peak, o topo de uma montanha vizinha, nos Alpes do Sul. As paisagens são incríveis e é uma ótima opção para turistas, mas o teleférico também é usado por ciclistas, que descem a montanha de bicicleta.
+Encontre voos para Queenstown
+Encontre hospedagem em Queenstown
Table Mountain Cable Car | Cidade do Cabo, África do Sul
A Montanha da Mesa é uma das mais famosas paisagens da África do Sul — e a vista de seu topo, a mais de mil metros de altitude, para a Cidade do Cabo é imperdível. Para subir até lá, você pode pegar um fantástico teleférico que já é uma atração por si só, girando 360° enquanto carrega até 65 passageiros na subida até o topo.
+Encontre voos para a Cidade do Cabo
+Encontre hospedagem na Cidade do Cabo
Peak2Peak Gondola | Colúmbia Britânica, Canadá
O Peak2Peak, na Colúmbia Britânica, região canadense, liga, como o nome sugere, duas montanhas: a Whistler e a Blackcomb. A viagem dura pouco mais de dez minutos, e certamente vale a pena, garantindo uma vista panorâmica dos arredores, que incluem florestas, geleiras e picos vulcânicos.
+Encontre voos para o Canadá
+Encontre hospedagem no Canadá
Atualizado em 14 Mar 2019.