Passagem, hospedagem, Euro nas alturas... A Europa definitivamente não é uma das opções mais baratas na hora de viajar, porém, se você faz questão de conhecer o Velho Continente, saiba que não é preciso abrir mão desse sonho. Com uma economia aqui e outra ali, é possível reduzir até pela metade o preço da sua viagem.
Para isso, é bom ter em mente como e quando fazer isso e é por isso que o Guia da Semana te dá 8 dicas para você economizar na Europa. Confira!
Hospedagem? Hostel!
Não é segredo: hotéis, por menos luxuosos que sejam, são sempre a opção mais cara de hospedagem. A saída? Hostel! Mas fique atento: quando o assunto é Europa, até o albergue mais simples pode não sair tão barato. O jeito é não economizar na hora da pesquisa. Outra ideia, menos tradicional, é o CouchSurfing, rede onde as pessoas oferecem hospedagens gratuitas em suas casas - saiba mais aqui.
Supermercado, uma palavra mágica
Um dos traços culturais mais bacanas da Europa é que as pessoas costumam fazer refeições em espaços abertos sem nenhum problema. E a oferta de parques e jardins nas capitais europeias convidam o visitante a trocar qualquer restaurante caro por um bom piquenique. Fique de olho no supermercado mais próximo ao seu hostel e boas compras!
Free Tour!
Por mais que desbravar cidades por conta própria seja uma delícia, às vezes, fugir do tour pode ser um problema. A solução? Free tour! Isso mesmo, existem equipes especializadas em mostrar as atrações aos turistas (com todas as informações) sem cobrar um euro sequer. O site Free City Tours é uma boa referência.
O apressado come cru...
Todo mundo sabe que quanto mais próximo à data da viagem, mais caras as passagens costumam ser. Não tem jeito: tem que comprar com uma boa antecedência e, mesmo assim, é bom segurar a onda e não deixar de conferir as promoções.
De olho nos guias
Um bom guia turístico é essencial para o planejamento de qualquer viagem. A notícia boa é que, hoje em dia, existem livros especializados em mostrar o que há de mais barato em qualquer lugar do mundo. O Guia da Semana recomenda o "Guia Europa Barata", da editora Abril.
Fuja do táxi!
Não precisa estar fora do país para saber que uma simples corrida de táxi pode custar o olho da cara. Usar o transporte público é a melhor opção, principalmente na Europa, que oferece um sistema impecável de ônibus e metrôs. Em Roma, por exemplo, uma viagem de táxi do aeroporto à cidade chega a custar 40 euros, enquanto que, pelo trem expresso, você desembolsa "apenas" 11 euros.
Fuja do trem!
Viagens pela Europa trazem, inevitavelmente, o imaginário dos passeios de trem. Mas você sabia que essa é uma das opções mais caras de transporte? Uma viagem entre Londres e Edimburgo, por exemplo, chega a custar 90 libras, enquanto, o mesmo trajeto via ônibus custa, geralmente, 15 libras. Sim, eles são mais lentos e menos confortáveis, mas para economizar, vale tudo.
Fuja das compras!
Triste, porém verdade. Por mais que as compras sejam tentadoras, é bom ter em mente que esse não é o objetivo da sua viagem. Continua verdade o fato de que, mesmo com a alta do euro, compras na Europa são mais baratas do que por aqui. Mesmo assim, por que não usar o dinheiro para se dar outros pequenos luxos?
Por Ricardo Archilha
Atualizado em 11 Nov 2015.