Falar de bares em Belo Horizonte é quase pleonasmo, afinal, a cidade é conhecida como a capital brasileira deste tipo de estabelecimento. Escolher uma lista com os melhores não é tarefa das mais fáceis, pois são muitos lugares incríveis para escolher.
A capital mineira faz jus ao título que carrega: oferece uma variedade única de botecos que atraem não só os moradores, mas também turistas de todos os lugares.
Entre tantos locais, é possível se divertir em diferentes estilos e em vários pontos da cidade. Alguns são melhores com as bebidas, outros encantam pela comida que servem.
Existem os mais modernos e os mais tradicionais, os bons para badalar e os que garantem sossego para relaxar. Tudo depende da vontade do botequeiro em questão.
O Guia da Semana listou nove bares imperdíveis em Belo Horizonte!
Mercearia 130
A primeira dica é: chegue cedo para garantir lugar. Isso porque este bar localizado no bairro Serra lota, principalmente, aos fins de semana. O cardápio descrito em lousas espalhadas pelo ambiente inclui pratos dignos de restaurantes, com ingredientes como pato, polvo e bacalhau. Mas não se engane: aqui, a gourmetização não tem vez! O petisco mais pedido é o torresmo de costela, que recebeu o delicioso nome de picolé mineiro.
Endereço: Rua Ivaí, 130, Serra
Dub
A varanda mais charmosa da cidade, no edifício Maletta, abriga um dos mais descolados endereços da capital. Os drinks são o principal chamariz do bar, que se transforma em balada para moderninhos no fim de semana. A carta de coquetéis conta com mais de 50 opções, mas sempre tem novidades. É só perguntar a um dos simpáticos garçons qual a pedida da noite. E atenção para os fumantes: o cigarro foi proibido na varanda.
Endereço: Rua da Bahia, 1148, Lourdes
Patorroco
A inventiva cozinha do dono do boteco faz a alegria de uma clientela fiel. Entre as opções, o koninguiça (cones com ragu de linguiça e molho de gorgonzola) fez tanto sucesso que conquistou o prêmio principal do concurso Comida di Buteco na edição de 2013. Para beber, cervejas nacionais e importadas, além da carta de caipirinhas, que não decepciona quem adora a bebida.
Endereço: Rua Turquesa, 875, Prado
Armazém Medeiros
O nome do bar é uma forma de recuperar parte da memória do imóvel, onde funcionou um armazém de secos e molhados na década de 1940, no miolo do abastado bairro de Lourdes. As carnes na brasa e as cervejas são as estrelas do lugar. Disputando a preferência da clientela, há um cardápio só com opções de bacalhau. Falando no peixe, a porção do bolinho frito vale ser experimentada.
Endereço: Rua Rio de Janeiro, 2221, Lourde
Rima dos Sabores
A harmonização entre cervejas artesanais nacionais e importadas com carnes exóticas fez a fama do lugar. Junte a isso um ambiente rústico, decorado com móveis fabricados com pneus reutilizados e garços que entendem tudo de cerveja e tem-se a síntese do bar: um lugar para se sentir à vontade, comer e beber bem. Para petiscar, que tal perninhas de rã empanadas? Quem não gostar pode preferir a porção de cubinhos de filé de búfalo.
Endereço: Rua Esmeralda, 522, Prado
Jângal
A pegada, aqui, é a pegação, embalada por música ao vivo e DJs. Não à toa, o bar sempre aparece bem colocado em eleições dos melhores lugares para paquerar. A clientela, composta por gente jovem, animada e bonita, se esbalda na carta caprichada de drinks — há uma seção só para os mojitos. Para petiscar, o bar serve ótimas porções.
Endereço: Rua Outono, 523, Cruzeiro
Bitaca da Leste
O lugar é minúsculo, mas não se assuste: curtir a calçada de Santa Tereza é a pedida. Misto de boteco e empório, oferece petiscos caprichados, preparados pelo jovem chef Luiz Paulo Mairink. É o caso do delicioso — e farto — torresmo de barriga, que pode chegar à mesa com picles fabricados ali mesmo. Há também produtos de charcutaria, como o bacon artesanal, preparados na casa. Produtos garimpados pelo interior do estado completam as atrações do lugar.
Endereço: Rua Salinas, 2421, Santa Tereza
Borracharia
De cara, já se nota que não se trata de um bar comum. Afinal, ele funciona dentro de um posto de gasolina, ocupando o espaço onde um dia funcionou uma... borracharia! A primorosa comida do chef Jaime Solaris combina o rigor de técnicas francesas com ingredientes mineiros, sem afetação. Recentemente, a casa mudou o cardápio para incluir uma seção de tapas, pequeninas porções como a imperdível linguiça artesanal com mandioca amarela cozida.
Endereço: Avenida Afonso Pena, 4321, Serra
Salumeria Central
O bar é um tipo de homenagem do italiano Massimo Battaglini ao porco. Aqui, as tábuas com embutidos artesanais e preparos com o suíno encantam a clientela, que simplesmente não resiste às receitas como a porchetta, um rolinho de carne desossada, recheada, muito bem temperada e assada. Outro hit é a panturrilha de porco, que fica horas no forno até chegar à mesa desmanchando, acompanhada por batatinhas coradas.
Endereço: Rua Sapucaí, 527, Floresta
Atualizado em 3 Dez 2015.