Entre tantas opções de passeio e turismo na capital, as chamadas "feirinhas" acabam sendo opções deliciosas. Seja para garimpar artesanato, antiguidades ou outros apetrechos, você ainda pode saborear delícias regionais e até curtir uma boa música.
É por isso que o Guia da Semana selecionou 10 feirinhas em São Paulo que você precisa conhecer. Confira!
Feira de Antiguidades do MASP
A feira de antiguidades do vão do MASP reúne colecionadores e pessoas à procura de raridades, quadros, esculturas, luminárias, candelabros, moedas antigas e objetos para a casa. Ainda é uma oportunidade para conhecer o museu e passear pela Avenida Paulista.
Aos domingo, das 10h às 17h
Avenida Paulista, 1578
Feira de Antiguidades e Design do MuBE
Antiquaristas de diversos estados brasileiros vêm ao Museu Brasileiro da Escultura para essa feira e trazem consigo artigos de qualidade. Lá você pode encontrar desde documentos raros até arte pré-colombiana.
Domingos, das 10h às 18h
Av. Europa, 218, Jardim Europa
Feira Benedito Calixto
A feira da Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, tem artistas e designers. Cerca de 300 vendedores comercializam artigos de decoração e antiguidades, além de itens como discos de vinil, louças e móveis rústicos. Anexo à praça, há lojas com artigos de decoração, roupas e acessórios para os moderninhos.
Aos sábados, das 8h às 19h
Praça Benedito Calixto, Pinheiros
Feira Como Assim?!
A Como Assim?! invade o Shopping Center 3 aos finais de semana com roupas descoladas e objetos de decoração personalizados. Os itens vão de camisetas estampadas à imãs de geladeiras e até roupinhas de bebês.
Domingos, das 10h às 22h
Avenida Paulista, 2064
Feira Kantuta
A Feira Kantuta leva um pouco da cultural boliviana ao bairro do Pari. Por lá, você pode degustar especiarias dos Andes (como o refrigerante Inca Kola), além de adquirir artesanato típico do país.
Domingos, das 11h às 19h
Rua Pedro Vincente, s/n, Canindé
Feira da Liberdade
Rica em culinária e artesanato japoneses, a Feira da Liberdade acontece há cerca de 30 anos e conta com mais de 200 barracas com bijuterias, luminárias japonesas, bonsais, peixes de aquário e outros apetrechos. O destaque, é claro, vai para as barracas de yakisoba e tempurá.
Aos sábados e domingos, das 9h às 17h
Praça da Liberdade, Liberdade
Feira do Largo de Moema
Há mais de 20 anos na ativa, a Feira do Largo de Moema conta com barracas que vendem comidinhas, quadros e artesanato em geral. Localizada em um pracinha na região de Moema, funciona três vezes por semana e chega a reunir mais de 200 expositores.
Sextas e domingos, das 8h às 16h
Praça Nossa Senhora Aparecida, s/n, Indianópolis
Feira da Praça da República
Na praça da República, as principais atrações são as pinturas e os desenhos - muitos artistas fazem suas obras ali durante a feira. Há também enfeites artesanais, roupas, bijuterias e outros artigos. Outra grande atração é a comida, como churrascos, doces e empanadas chilenas.
Aos sábados e domingos, das 9h às 17h
Praça da República, República
Feira Omaguás
Com 10 anos de existência, a Feira Omaguás leva ao bairro de Pinheiros arte e artesanato de cerca de 70 expositores. Também é possível encontrar esculturas, patchwork e roupas.
Domingos, das 10h às 17h
Rua dos Omaguás, s/n, Pinheiros
Feira do Bixiga
A tradicional Feira do Bixiga ocupa a Praça Dom Orione todos os domingos com antiguidades, acessórios e utensílios domésticos. Entre as quinquilharias estão roupas e discos usados, além de outros objetos raros.
Domingos, das 8h às 18h
Praça Dom Orione, Bixiga
Por Ricardo Archilha
Atualizado em 29 Set 2017.