Os festivais estão ganhando cada vez mais espaço nas cidades pelo mundo todo e atraem fãs de todas as partes. No Brasil, realizamos alguns como Carnaval, festa junina, que são muito marcantes e festejados. O mesmo acontece em outros lugares, que com suas festas típicas celebram suas culturas e são uma ótima oportunidade de diversão!
O Guia da Semana selecionou 9 festivais ao redor do mundo que vale a pena participar e apreciar caso esteja passando por algumas dessas cidades:
Festival das Lanternas
Em Pingxi (Taiwan), acontece o Festival das Lanternas, normalmente em fevereiro, 15 dias antes do ano novo chinês. Este tradicional festival encanta seus visitantes ao iluminar o céu com milhares de lanternas flutuantes, todas com desejos para o próximo ano. O evento é bastante famoso na região e acontece em várias cidades simultaneamente. São 6 dias de comemorações e muita magia.
Holi Festival
Em Março, acontece na Índia o famoso Holi Festival, que é conhecido como o Festival das Cores. A festa celebra o fim do inverno e o início de uma primavera bem colorida e também simboliza a vitória do bem sobre o mal. Milhões de indianos vão às ruas para participar de uma intensa batalha de pós coloridos, exaltando uma rica mistura de cores. No Brasil, existem eventos parecidos que são realizados no mês de Setembro.
Coachella
O festival Coachella acontece nos Estados Unidos e reúne os maiores nomes da música com apresentação de até 200 bandas. Dentre as atrações estão vários palcos e tendas tocando músicas eletrônicas, hip hop e rock. Este ano o festival acontece durante os dias 15, 16 e 17 de Abril. O evento é famoso por reunir diversas celebridades do mundo todo que vão para curtir a festa!
La Tomatina
No mês de agosto, a cidade de Buñol, na Espanha, fica completamente vermelha. O motivo é a realização de um dos festivais mais conhecidos no mundo, La Tomatina, que acontece todos os anos. É quando os espanhóis saem às ruas abastecidos com tomates puramente por diversão. A “guerra vermelha” faz com que todas as pessoas fiquem encharcadas com tomates, criando um cenário divertido e alegre.
Festival Internacional de Balonismo
O Festival Internacional de Balonismo acontece em Albuquerque, nos Estados Unidos. Conhecido como o maior festival de balões quentes do mundo, anualmente em outubro, reúne mais de 750 balões. A noite é um espetáculo à parte, quando os balões colorem o céu, todos iluminados. O evento chegou a reunir mais de mil balões de diferentes países para um público de mais de 1 milhão de pessoas.
Dia dos Mortos
No México - geralmente nos dias 1º e 2 de novembro - é celebrado "O Dia dos Mortos", festival que faz com que a Cidade do México se torne um verdadeiro funeral. A data é comemorada em memória de todos aqueles que se foram e é uma das expressões culturais mais tradicionais e antigas do país. O acontecimento é festejado envolto de muita simbologia, comida, bolos, festa e os doces preferidos dos mortos, além de muita música e alegria. Uma característica tradicional da data é as pessoas saírem caracterizadas como esqueletos ornamentados com flores.
Festival do Golden Retriever
Talvez o festival mais fofo da lista! O evento acontece todos os anos no mês de setembro, na Escócia, e reúne diversos cachorros da raça Golden Retriever. A ação é organizada pelo Golden Retriever Club e entre as atividades estão competição entre os cachorros, muita brincadeira e fofura! No ano passado, o evento contou com 222 cães, estabelecendo um novo recorde de participação do evento.
Festival das Luzes de Inverno
Um dos mais tradicionais festivais de luzes do Japão, o Festival de Luzes de Inverno de Kuwana, acontece sempre entre os meses de novembro a março no parque Nabano No Sato. Cerca de 8,5 milhões de luzes de LED criam cenários de tirar o fôlego, como o Monte Fuji, aurora boreal e o nascer do sol. A apresentação, que acontece ao ar livre, tem um show onde as luzes se formam em sintonia com os ritmos musicais.
Tomorrowland
O maior festival de música eletrônica do mundo acontece todos os anos no mês de julho em Bruxelas, na Bélgica. A festa, que dura 3 dias, tem o objetivo de trazer o visitante para uma “outra terra”. Cada ano o festival tem um tema que envolve todos os palcos do festival e, além disso, está presente em todos os cantos, o que cria um clima místico no local. Esse “mundo mágico” conta com uma moeda própria e toda a infraestrutura necessária para atender seus moradores, tal como piscina, lojas, restaurantes e brinquedos para a diversão do pessoal.
Por Juliana Sartori
Atualizado em 15 Mar 2016.