Famosa pelos passeios multiculturais que oferece, São Paulo é também um gigantesco templo para quem gosta de fotografar. Espalhados pela cidade, há vários cantinhos especiais de onde se pode captar imagens inusitadas e marcantes. Basta ter nas mãos uma câmera ou um bom celular que foto boa não vai faltar!
Pensando nos amantes de fotografia, o Guia da Semana listou 10 lugares incríveis para fotografar na cidade. Confira:
Parque da Luz
Muita gente não sabe, mas o Parque da Luz é o mais antigo de São Paulo e foi construído originalmente como Horto Botânico. Embora os planos iniciais não tenham se concretizado, o local continua sendo perfeito para passear com a família e os amigos. Entre o belo espelho d’água, as árvores e uma gruta com cascata, o lugar está cheio de ótimos cenários para fotografias. Dependendo do dia da visita, o parque ainda surpreende os visitantes com apresentações espontâneas de músicos amadores tocando e cantando músicas tradicionais, como Trem das Onze e Tiro ao Álvaro.
Praça da Sé
Visitar a Catedral da Sé não é apenas um privilégio dos mais devotados, mas uma incrível viagem pela arte gótica que todo paulistano deveria fazer algum dia. No caso dos fotógrafos, o passeio vale bastante a pena não só pela arquitetura do prédio, mas pela praça ao redor e até pela cripta escondida sete metros abaixo do solo.
Estação da Luz
Inspirada na arquitetura vitoriana das terras britânicas, a Estação da Luz é um daqueles lugares que nos fazem sentir fora do país. A estação foi construída por ingleses e contou com a ajuda de estruturas trazidas diretamente do país europeu. O grande relógio que se vê na Luz é uma réplica do Big Ben e a fachada é inspirada nas estações de trem inglesas.
Terraço Itália
Do alto do Edifício Itália, um dos maiores prédios da cidade, São Paulo mostra toda a sua beleza e imponência. A visitação ao terraço panorâmico no 41º andar ocorre todos os dias, das 15h às 19h, com taxa de R$ 30 por pessoa e lá de cima você com certeza vai encontrar ótimas fotografias.
Praça do Pôr do Sol
Engana-se quem pensa que para ver um pôr do sol espetacular é preciso estar em uma cidade montanhosa ou na praia. Há um lugar imperdível para passar o fim da tarde e fotografar na cidade que se chama Praça do Pôr do Sol. Ali é possível fazer piquenique, conversar tranquilamente, tirar belas fotos e aproveitar uma das vistas mais fantásticas de São Paulo.
Beco do Batman
Ícone da arte urbana paulistana, o Beco do Batman já se tornou até clichê para os amantes de fotografia, mas mesmo assim, merece vários cliques. Bastante colorido, o beco é composto por algumas ruas grafitadas na boêmia Vila Madalena, que costuma ser frequentada por jovens e adultos “moderninhos”.
Solo Sagrado
Localizado aos pés do Guarapiranga, o Solo Sagrado é um protótipo do paraíso para os messiânicos e, por isso, é um lugar bastante acolhedor para rezar, meditar e apreciar a natureza. Além do monumento principal, o Solo também possui jardins e lagos para quem gosta de descansar em meio ao verde. Belas fotos estão garantidas!
Parque da Independência
Os jardins do Museu do Ipiranga, hoje parte do Parque da Independência, foram entregues ao público em 1909 e projetados pelo paisagista belga Arsênio Puttemans com base no estilo neoclássico de jardins franceses, como os famosos jardins do Castelo de Versalhes, próximo à Paris. O Museu está fechado, mas fotografar o prédios, os monumentos e o jardim já é uma experiência maravilhosa.
Avenida Paulista
Pode ser um pouco clichê, mas você dificilmente vai encontrar um lugar tão cheio de cor, vida e movimento em São Paulo quanto a Paulista. Não é à toa que ela está sempre cheia de gente com câmeras nas mãos. Você gosta de fotografar pessoas? A Paulista está cheia. Carros? Tem. Arquitetura? Tem das mais variadas. Parques? Tem também!
Paranapiacaba
Essa charmosa vila em Santo André não fica exatamente em São Paulo, mas merece estar na lista. Ela foi construída por ingleses que vieram à São Paulo para operar a companhia de trem São Paulo Railway. Caminhando pelas ruazinhas, você pode encontrar algumas influências da arquitetura vitoriana e até um relógio que lembra o Big Ben. O melhor de tudo é que você pode chegar lá através do expresso turístico da CPTM, partindo da estação da Luz – cuja arquitetura também foi influenciada pelos ingleses, inclusive – todos os domingos. Não esqueça a câmera!
Atualizado em 22 Out 2018.