Israel é um país consideravelmente pequeno se comparado a alguns de seus vizinhos como o Egito ou a Arábia Saudita, mas concentra uma grande diversidade de culturas, povos, lugares religiosos, história e maravilhas naturais que certamente merecem ser visitados. Desde metrópoles que nunca dormem e praias paradisíacas até isoladas cidades cheias de artistas, o país tem muito a ser explorado.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 lugares imperdíveis para visitar em Israel. Confira:
Jerusalém
Não é consenso internacional que Jerusalém está em Israel, a cidade é, na verdade, um território politicamente disputado tanto por Israel quanto pela Palestina, mas não poderia faltar na lista. Sua parte mais antiga foi construída ainda no quarto milênio antes de Cristo e, em 1538, muralhas fecharam o que hoje é conhecido como a Cidade Antiga, Patrimônio Mundial da UNESCO. Seus principais pontos turísticos incluem a Igreja do Santo Sepulcro, sagrada para os cristãos, o Monte do Templo ou Al Haram Ash Sharif, um lugar sagrado para cristãos, muçulmanos e judeus, e o Muro das Lamentações, o segundo lugar mais sagrado do judaísmo.
Nazaré
Nos textos bíblicos, Nazaré aparece como uma pequena vila da Galileia dominada pelos romanos. Segundo o evangelho de Lucas, teria sido lá onde Maria foi avisada pelo Anjo Gabriel da chegada de Jesus. Hoje, no entanto, Nazaré é a mais árabe das cidades israelenses e uma metrópole agitada. Seus principais pontos turísticos incluem a Basílica da Anunciação (foto), erguida no lugar onde muitos cristãos acreditam que ficava a casa de Maria, muitos outros templos religiosos e a Nazareth Village, um museu a céu-aberto que recria a vida nos tempos de Jesus.
Tel Aviv
Apesar de famoso por seus pontos de importância religiosa, Israel não é só isso e Tel Aviv é a opção para quem quer curtir bares, festas e ótimos restaurantes. A cidade é famosa por ter festas acontecendo em algum quanto 24h por dia, sete dias por semana. Outros atrativos incluem ótimas praias, museus de arte clássica e galerias alternativas e a arquitetura. O Museu de Arte de Tel Aviv é um dos principais pontos turísticos, assim como a Gordon Beach e o centro histórico de Jaffa, cidade que foi incorporada a Tel Aviv em 1950.
Haifa
Essa cidade portuária é mais famosa por seu santuário da religião Baha’i (fotos), com maravilhosos jardins verdejantes de 19 andares e uma incrível vista para a cidade. Mas Haifa vai além disso e se constitui como uma interessante mistura de culturas com influências não só árabes mas alemãs. Outros pontos turísticos incluem o Monastério de Stella Maris e o Museu da Marinha de Israel.
Acre
Localizada no norte do país, próximo ao Líbano, Acre ou Akko é uma cidade às margens do Mediterrâneo que já esteve sob o domínio de diversos povos, como os cavaleiros das cruzadas cristãs e os otomanos. Até hoje é possível explorar muito de sua história em meio a seus muros de centenas de anos entre os quais passaram grandes nomes da história medieval. Um de seus principais pontos turísticos é o Knights’ Hall, uma cidadela construída há cerca de 800 anos onde cavaleiros medievais viveram e peregrinos a caminho da Terra Santa descansaram.
Eilat
Eilat é um popular destino entre famílias israelenses e europeias. Suas praias banhadas pelas águas turquesa do Mar Vermelho são o principal atrativo. Mergulhos para apreciar os corais são uma opção de entretenimento, assim como fazer compras e caminhar em meio a um espetacular deserto. Alguns pontos turísticos que merecem ser mencionados são a Reserva Natural de Eilat Coral Beach, para quem curte apreciar a vida marinha, e o Santuário de Aves de Eilat, para quem prefere admirar a vida fora d’água.
Safed
Isolada a 800m de altitude, Safed ou Tsfat é uma pequena cidade de algumas dezenas de milhares de habitantes na qual é muito fácil se perder por um ou dois dias. Entre os locais estão pessoas espiritualizadas, artistas e imigrantes. Seus principais atrativos incluem seus becos, casas e tortuosas escadas de pedra, oficinas e galerias de arte e diversas sinagogas.
Tiberíades
Às margens do Mar da Galileia está a peculiar cidade de Tiberíades, um popular destino de férias entre cristãos, mas casa de judeus ortodoxos e uma considerável cena jovem, principalmente nas praias. É uma das quatro cidades sagradas do judaísmo e conta com diversas tumbas de personalidades importantes para a religião, além de mesquitas, igrejas e monastérios. Aos mais aventureiros, o Mar da Galileia é um ótimo lugar para praticar esportes aquáticos e passear de barco.
Parque Nacional Masada
Localizado no litoral sudoeste do Mar Morto, Masada é um enorme planalto escarpado e desértico que garante paisagens dramáticas e muita história. O parque conta com um complexo que figura na lista de patrimônios da UNESCO e inclui ruínas de palácios e outros edifícios de centenas de anos. Uma experiência única é subir ao topo da fortaleza, no ponto mais alto da região, para assistir ao pôr do sol, a pé ou de teleférico.
Mar Morto
Não se pode visitar Israel e deixar de visitar o Mar Morto. O lago de água salgada é famoso por ser o ponto mais baixo da superfície terrestre (431m abaixo do nível do mar) e por ser tão salgado que o sal torna impossível afundar ali. Mas, para além dessas curiosidades, é também uma incrível maravilha natural, que, cravada aos pés de penhascos, cânions e em meio ao Deserto da Judeia, é capaz de encantar qualquer um. Um dos melhores lugares para apreciar tudo isso é na praia Ein Bokek.
Atualizado em 16 Out 2018.