Nada melhor do que viajar, conhecer uma nova cultura e, de quebra, conseguir algum dinheiro. Para muitos, essa questão é decisiva na hora de escolher um destino para fazer intercâmbio. Muitos países ainda têm problemas com intercambistas que trabalham ilegalmente, entretanto, outros incentivam o trabalho com algumas – poucas – regras.
As vagas, em geral, são atividades de meio período, onde é possível conciliar viagens, estudos e ainda conhecer pessoas novas. A opção é perfeita para quem quer diminuir os gastos na hora de estudar fora.
Se você está pensando em morar fora, mas vai precisar de uma renda para se manter por lá, confira 5 países fáceis de conseguir emprego - trabalhando legalmente:
Irlanda
Você sabia que os brasileiros são o segundo grupo de estrangeiros que mais vivem na Irlanda? O motivo? O país permite a combinação de estudos com trabalhos temporários. De quebra, ainda é possível viajar pela Europa. Para amenizar os custos dos estudos, nada melhor do que poder trabalhar e se sustentar, certo? Sem contar que o país é incrivelmente lindo e cheio de atividades. Para mais informações, acesse o site da Irlanda com informações sobre como conseguir o visto de trabalho.
Nova Zelândia
A Nova Zelândia é um destino muito procurado por brasileiros que querem fazer intercambio e, de quebra, conhecer um dos países mais bonitos do mundo! Suas praias paradisíacas chamam a atenção de todos. A boa notícia é que o país também é bastante aberto para oportunidades de emprego temporário para intercambistas. Uma das únicas exceções é que o estudante esteja fazendo um curso superior a 14 semanas. Para mais informações, acesse o site oficial.
Austrália
A Austrália também oferece trabalhos temporários para quem esteja estudando no país. O site do governo australiano tem as informações necessárias sobre o assunto. Lá você consegue ver quais áreas oferecem mais oportunidades de emprego, quais conhecimentos são desejados pelo governo e até quais os direitos de um trabalhador no país.
Argentina
Não é preciso ir muito longe para conseguir trabalho fora do país. Por conta do acordo Mercosul, muitos países da América do Sul possuem facilidades para contratar pessoas de fora. No caso da Argentina, os brasileiros podem pedir um visto de residência temporária no país, que permite trabalhar, viajar e estudar. A autorização vale por dois anos e pode ser renovada.
Uruguai
No Uruguai a situação é muito parecida com a da Argentina. Por estar incluído no Mercosul, é possível trabalhar no país de forma temporária e permanente. Para mais informações e regras veja o guia do Ministério das Relações Exteriores.
Por Juliana Sartori
Atualizado em 15 Mar 2016.