Não é novidade para ninguém que a América do Sul possui destinos para todos os tipos de turistas e que esses lugares maravilhosos são acessíveis a poucas horas de voo do Brasil. No entanto, para ir na contramão do fluxo turístico e conhecer lugares tão incríveis quanto as cidades famosas da América do Sul, a dica é se aventurar por destinos alternativos que oferecem atrações parecidas, mais baratas e, em muitas vezes, menos cheias. Sem contar que os preços também costumam ser mais atrativos.
Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista com 6 destinos além dos famosos que vale a pena conhecer na América do Sul! Confira:
ALÉM DE BUENOS AIRES: CÓRDOBA | ARGENTINA
A Argentina é um dos destinos preferidos dos brasileiros quando se trata de uma viagem internacional. Além de contar com inúmeras belezas naturais e cidades incríveis, o país não exige visto ou passaporte. Com toda essa facilidade e os preços atrativos, fica realmente difícil não querer explorar a Argentina.
Considerada a segunda cidade mais importante da Argentina, Córdoba pode não ser tão famosa como as cidades de Buenos Aires e Bariloche, mas com certeza tem atrativos que merecem a atenção do turismo! Lá, encontramos a clássica e charmosa mistura de dois grandes opostos: o velho com o novo. É que seu centro histórico, fundado por jesuítas no século 17, se mistura com os grandes arranha-céus e edifícios mais modernos.
Para quem gosta de conhecer lugares incríveis, o Bairro Jesuíta é uma ótima pedida - ao percorrer as ruas da cidade, o turista encontra diversas igrejas e prédios deslumbrantes. Para deixar tudo ainda melhor, as pequenas fazendas ao redor da cidade são outros grandes atrativos para quem quer ter contato com a natureza e curtir o melhor que ela pode oferecer.
ALÉM DE BARILOCHE: USHUAIA | ARGENTINA
Ushuaia, localizada na Patagônia Argentina, é conhecida como a cidade do Fim do Mundo por ficar no extremo sul do país: fator que lhe rende belíssimas paisagens contornadas por bosques, montanhas e geleiras. O destino é uma boa alternativa para curtir o inverno em outro país sem ter que ir muito longe ou gastar muito.
O caminho até o Parque Nacional da Terra do Fogo em Ushuaia é tão espetacular que já vale a visita. Isso porque ele é realizado através de um trem incrível, conhecido como Trem do Fim do Mundo - uma locomotiva a vapor que percorre 14 km entre paisagens fabulosas.
A melhor parte é que, de acordo com a estação do ano, é possível apreciar diferentes paisagens: verde no verão; amarelo e vermelho no outono; e branco de neve no inverno. Criado em 1960, o Parque possui grandes variedades de animais, árvores e paisagens, sendo um passeio ideal para quem gosta de contato com a natureza, trilhas e lugares surreais. Como o parque é muito grande, a dica é reservar um dia todo para percorrer seus caminhos sem pressa e apreciar o local.
ALÉM DE MACHU PICCHU: KUELAP | PERU
Alguns podem até torcer o nariz, mas o Peru é um dos países sul-americanos mais bacanas para conhecer. Acontece que muitas pessoas visitam o país com um único propósito: conhecer Machu Picchu, a famosa "cidade perdida dos incas". O que muitas pessoas não sabem – ou acabam por subestimar – é que o país vai muito além do ponto turístico famoso.
Se você se interessa pela cidade inca provavelmente deveria conhecer ruínas tão incríveis quanto o local famoso. Estamos falando de Kuleap, cidade de pedra construída por volta de 500 d.C e que abrigou uma civilização chamada de Chachapoyas. O que restou da cidade fica localizado a cerca de 3 mil metros de altura, ao topo de uma montanha, e revela um passado rico em histórias e paisagens inacreditáveis.
A dica é explorar o local, que apresenta pontos muito bem conservados, além de aproveitar a visão privilegiada para tirar ótimas fotografias. De qualquer forma, é uma boa opção de passeio para fugir do tradicional roteiro do Peru.
ALÉM DE PUNTA DEL ESTE: CABO POLÔNIO | URUGUAI
Por fazer parte do MERCOSUL, o Uruguai nãoexige visto ou passaporte, apenas o RG. A melhor parte do destino é que ele atende a todo tipo de público: desde jovens que buscam curtir e conhecer gente nova a famílias que querem descansar e se divertir.
Localizado a 260 km da capital Montevidéu, se esconde um vilarejo incrivelmente charmoso e sossegado conhecido como Cabo Polônio. Sem asfalto, luz elétrica, água encanada e internet, o lugar é um paraíso isolado. Com praias paradisíacas, é indicado para quem procura um lugar simples e bonito! Possui opções de hospedagens - como hostels - que oferecem toda infraestrutura necessária para bem atender os turistas. O visual é tão inacreditável que dificilmente você sentirá saudades da energia elétrica.
ALÉM DO VALLE NEVADO: CAJÓN DEL MAIPO | CHILE
O Chile possui quatro estações de esqui próximas a Santiago, sendo o Valle Nevado a mais famosa do país. Acontece que os preços por lá costumam ser bem salgados, inviabilizando a viagem para quem não pode gastar tanto. Se deseja ver neve sem abrir mão de paisagens bonitas, o Chile possui outros roteiros tão incríveis quanto os famosos.
É o caso de Cajón Del Maipo, lugar incrível próximo a Santiago que muita gente deixa de conhecer. Por lá, o turista encontra incríveis lagoas de águas esverdeadas, muita neve durante o inverno e piscinas termais quentinhas. Em qualquer época do ano a aventura é bem-vinda, mas, durante os meses de junho a agosto, a paisagem esbranquiçada deixa tudo ainda mais incrível.
ALÉM DE SANTIAGO: PUCÓN | CHILE
O Chile é um país incrível, que possui diversas paisagens de tirar o fôlego (lagos, vulcões e geleiras estão entre os destaques). No inverno não é diferente: seus roteiros ficam ainda melhores, possibilitando que o viajante realize atividades típicas do frio e conheça lugares que ficam ainda mais incríveis com neve!
Pucón é um desses lugares maravilhosos que todo mundo tem que conhecer um dia. Parte de sua fama - e charme - se dá pelo fato do destino estar localizado aos pés de um dos maiores vulcões em atividade do mundo: o Vulcão Villarica. Por lá, os aventureiros encontram um prato cheio: trilhas, cachoeiras, rios e durante o inverno, incríveis pistas de esqui.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 6 Mai 2018.