O site TripAdvisor, especializado em viagens e turismo, montou uma lista com os melhores museus da América do Sul, de acordo com a opinião e avaliação dos próprios usuários. O interessante é que a lista não segrega os tipos de museus e, por exemplo, o Museu do Futebol em São Paulo surge na 10ª posição.
A lista contempla 25 museus espalhados pelos países latinos. O Brasil é disparado o que tem mais representantes, com 12 no total, além de ter como primeiro colocado o Instituto Ricardo Brennand, de Recife.
O Guia da Semana listou os 10 melhores museus da América do Sul. Confira a lista:
1- Instituto Ricardo Brennand - Recife/PE
O Instituto Ricardo Brennand é um dos principais pontos turísticos da cidade do Recife. Localizado no bairro da Várzea, próximo à Universidade Federal de Pernambuco, o espaço é parada obrigatória para os amantes de arte. Lá, é possível conhecer a coleção particular de armaduras e armas brancas de Ricardo Brennand, além de apreciar as exposições permanentes "Frans Post e o Brasil Holandês" e "O Julgamento de Fouquet".
2- Instituto Inhotim - Brumadinho/MG
Internacionalmente conhecido, Inhotim é hoje um dos maiores espaços para exibição de arte contemporânea no mundo. Esse museu está localizado em um parque bem extenso, com muitas áreas verdes e projetos paisagísticos surpreendentes. É o maior museu a céu aberto do mundo. Esse projeto une a arte contemporânea, um incrível jardim botânico e um acervo com mais de 500 obras de artes.
3- Museu de Arte Latino-Americana - Buenos Aires, Argentina
O principal museu da capital argentina fica no bairro de Palermo e abriga a coleção de Eduardo F. Costantini. O MALBA é um espaço que prioriza a coleção, conservação e estudo da arte latino-americana.
4- Museu do Ouro - Bogotá, Colômbia
Quer ver muitas e muitas peças em ouro? O Museu do Ouro, na capital colombiana, é um dos principais museus do mundo nesse aspecto. Os trabalhos têm origem pré-colombiano. O museu foi fundado em 1939.
5- Museu da Língua Portuguesa - São Paulo/SP
Instalado no prédio de três andares acima da plataforma da Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa permite que seus visitantes façam uma viagem pelo mundo das palavras e se surpreendam com a história contada por meio de recursos audiovisuais e tecnológicos.
6- Museu Oscar Niemeyer - Curitiba/PR
Com nove salas e sempre com uma programação temporária impecável, o Museu Oscar Niemeyer, além de ser um cartão-postal da cidade, é um dos melhores programas para fazer em Curitiba. São dois prédios juntos, sendo que um deles tem toda a assinatura de Niemeyer.
7- Pinacoteca do Estado de São Paulo - São Paulo/SP
É o museu mais antigo do Estado de São Paulo, fundado em 1905. A Pinacoteca possui quase 10 mil peças que retratam as obras brasileiras do século XIX até os dias atuais. O segundo andar abriga o acervo fixo do museu, enquanto o espaço do primeiro andar fica para exposições temporárias.
8- Museu Larco - Lima, Peru
O museu Larco é mais uma prova de que Peru vai muito além de Machu Picchu. A capital Lima tem ótimos museus e o Larco é o principal. Na verdade, o nome é “Museo Rafael Larco Herrera”, e o acervo conta a história de muitos povos que viveram antes até da população inca existir.
9- Museu Botero - Bogotá, Colômbia
O museu de arte fica no centro histórico da cidade, La Candelaria, e começou sua história com doações de arte de Fernando Botero, artista plástico que leva o nome do museu. Botero possui 123 obras de sua coleção expostas no local, além de 85 internacionais que também fazem parte do acervo.
10- Museu do Futebol - São Paulo/SP
O Museu do Futebol é um espaço bem moderno que costuma apaixonar os fãs de futebol ao redor do mundo. Localizado no interior do Estádio Pacaembu, o local conta com uma área de quase 7 mil m², que passa toda a história do futebol.
Por Guilherme Schiff
Atualizado em 4 Nov 2015.