As brincadeiras de rua eram tradição dos anos 80 e 90 e marcaram a infância dessas gerações. Com o passar do tempo e o aumento da violência nos grandes centros, elas estão quase extintas e foram substituídas pelos eletrônicos.
Algumas brincadeiras ainda resistem na escola dos pequenos, mas outras estão quase em extinção. Já que estamos em julho, mês das férias escolares, é uma boa hora para relambrar a infância junto com os amigos com histórias e brincadeiras da época.
O Guia da Semana vai te ajudar. Listamos 15 brincadeiras que vão te deixar com saudade. Confira a lista:
Pega-pega
Essa era uma das mais tradicionais. Quem nunca ficava irritado quando não conseguia pegar ninguém que atire a primeira pedra!
Esconde-esconde
Esconde-esconde em lugares grandes era muito legal de ser jogado... "Lá vou eu".
Polícia e Ladrão
Polícia e ladrão foi uma evolução do esconde-esconde. Separava dois times entre os bonzinhos e os vilões e começava
Cabra-cega
"Cabra-cega, donde vens?"... Era assim que começava a música na roda onde estava a cabra-cega e quando terminava ela tinha que achar alguma pessoa e adivinhar quem era. Se conseguisse acertar, essa pessoa era a nova cabra.
Taco
Taco era um dos jogos preferidos e mais jogados dessas gerações. Tinha que ter habilidade para derrubar a base adversária.
Queimada
Queimada ainda consegue resistir pois as crianças ainda jogam na escola. A melhor coisa era quando você conseguia sobreviver por último!
Estátua
Eeeeestátua! E quem se mexer perde! Sempre uma fonte de risadas e diversão.
Amarelinha
Amarelinha é um dos jogos mais antigos do mundo! Quem não tem saudade de brincar?
Cabo de Guerra
Cabo de guerra já foi até esporte das Olimpíadas no passado e é sempre garantia de diversão para a criançada.
Bolinha de Gude
Bolinha de gude também é um jogo muito antigo e pode ser jogado de diferentes maneiras. Essa de tirar as bolinhas do triângulo feito de giz no chão era uma das principais.
O mestre mandou
O mestre mandou exigia bastante atenção. Se não viesse com o comando "O mestre mandou..." não era pra ser feita e se viesse tinha que fazer rapidamente!
Batata-quente
Baaaatata-quente quente quente quente quente quente QUEIMOU! Ninguém queria ficar com a batata queimada na mão bem na hora que alguém falava a palavra que eliminava alguém da brincadeira!
Corre Cotia
Corre cotia, na casa da tia... A músiquinha, com as crianças em roda de olhos fechados deixava alguém esconder o lenço atrás de alguma criança, que ao terminar a música devia correr em volta da criança para não deixar seu lugar ser ocupado.
Pular corda
Pular corda é sempre um desafio que as crianças adoram!
Rouba bandeira
Rouba bandeira é um jogo que pedia estratégia e sempre fez sucesso nas escolas!
Por Guilherme Schiff
Atualizado em 11 Set 2016.