O pôr-do-sol é um evento que não perde a beleza mesmo acontecendo todos os dias e sendo observado de um lugar comum, como no trânsito, do para-brisa do carro ou da janela do ônibus. Porém, há lugares que parecem que foram feitos para nos mostrar a magnificência do sol e o quanto somos ínfimos neste universo.
Pensando nisso, e para você ter uma experiência transcendental, o Guia da Semana separou 10 lugares incríveis do Brasil para admirar o pôr do sol:
Salvaterra - Ilha de Marajó
Representando o outro extremo do Brasil, está o pôr-do-sol em Salvaterra, na Ilha de Marajó. O município pertence ao estado do Pará e é repleto de praias de água doce. Lá, o dourado predomina no céu quando o sol começa a descer em direção ao oceano. É uma das regiões do país em que é possível apreciar um belíssimo pôr-do-sol equatorial.
Duna do Pôr-do-Sol – Jericoacoara
Jericoacoara por si só já vale a viagem. Mas assistir ao crepúsculo do alto da Duna do Pôr-do-Sol ao lado de nativos, turistas, gringos, crianças, adultos, cachorros e o que tiver por lá, é mais do que uma “cereja no bolo”. A duna fica do lado esquerdo da orla e, pra chegar lá no topo, as pessoas costumam subir pela parte de trás que é menos íngreme. Depois de ver o sol “mergulhando” no oceano, a maioria se aventura descendo pela frente da duna, um paredão de areia numa inclinação de quase 90°.
Pedra da Gávea - Rio de Janeiro
Além de ser o maior monolito a beira mar do mundo, a Pedra da Gávea está a mais de 800m acima do nível do mar, oferecendo uma vista um tanto quanto privilegiada não só do pôr-do-sol como do Maciço da Pedra da Branca e das praias da Barra e do Recreio.
Pedra do Arpoador - Rio de Janeiro
A Pedra do Arpoador entra na lista dos lugares com o pôr-do-sol mais belo não só do Brasil, como do mundo. Quem já passou por lá afirma que o lugar é mágico e é praticamente impossível não se emocionar com a beleza do sol se pondo no horizonte. Durante a época de horário de verão, a vista é mais incrível ainda e o fenômeno já se tornou um ritual: todo dia, quando o sol “morre” no mar, as pessoas aplaudem.
Praia do Jacaré - Cabedelo
Na Praia do Jacaré, o pôr-do-sol se tornou literalmente um evento. Enquanto o sol já vai terminando de se pôr e se funde com a linha do horizonte até se esconder por completo no mar, um violinista e um saxofonista tocam o “Bolero”, de Ravel, para embalar o transe. A praia fica na cidade de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, na Paraíba.
Vale da Lua – Alto Paraíso de Goiás
Além de já ser um lugar incrível e místico por ter a paisagem equivalente à da superfície lunar, o Vale da Lua proporciona um verdadeiro espetáculo natural durante o pôr do sol. As luzes e raios refletidos no solo e na paisagem se fundem e se transformam em novos feixes e tonalidades. A experiência se torna ainda mais astral pela sensação de estar em órbita, contemplando o sol de fora do mundo.
Lago Guaíba - Porto Alegre
Os gaúchos – e os porto-alegrenses, principalmente – consideram o pôr-do-sol no Lago Guaíba como o mais belo do Brasil. A variação de cores é um espetáculo à parte, já que a região é composta pelo verde da vegetação local, o cinza do concreto, o azul do céu e o espelho da água do lago que reflete os raios e promove um festival de tonalidades. Depois que o sol sai de cena ao fundo do lago, um tom arroxeado ainda permanece no céu por um tempo.
Praça do Pôr-do-Sol - São Paulo
É um ótimo refúgio pra quem quer sair da atmosfera “alucicrazy” de São Paulo. Localizada na região do Alto de Pinheiros, a praça reúne gente de toda a cidade para contemplar o pôr-do-sol. Muitos consideram o lugar como o ponto da cidade com a melhor vista pra acompanhar a descida do sol pelo fato do cenário ser mais clean em volta da praça, com menos prédios e poluição – dois itens presentes em 99% da paisagem paulistana atual.
Por Juliana Andrade
Atualizado em 12 Abr 2018.