Fazer uma viagem de cruzeiro é algo que deve estar na lista de desejos de qualquer amante de viagens. Enquanto se locomove de um destino a outro, você pode aproveitar as instalações do navio — curtir uma piscina, assistir a um espetáculo ou relaxar admirando as paisagens marítimas. Quando a embarcação para, você pode descer e explorar aquele lugar completamente diferente do anterior sabendo que no fim do dia já estará viajando rumo a um lugar novo.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 8 incríveis destinos de cruzeiro ao redor do mundo para você escolher qual combina mais com você. Confira:
Alasca, EUA
Quem busca paisagens dramáticas, geleiras, imponentes montanhas nevadas, fiordes e alguns animais como águias e ursos pardos não vai se arrepender de fazer um cruzeiro no Alasca. O melhor lugar para ver tudo isso é o Glacier Bay National Park. Em um cruzeiro por lá, você não vai poder descer, mas vai passar dias admirando incríveis geleiras e navegando em um labirinto de ilhas. A maioria dos cruzeiros que exploram o Alasca costuma sair de São Francisco, nos EUA, ou de Vancouver, no Canadá.
Caribe
É normal que quem pense em cruzeiro logo pense em sol e praias paradisíacas e, portanto, não é à toa que o Caribe é o destino mais popular do mundo quando o assunto é esse. Existem diversas opções de roteiros. Uma das mais famosas entre aqueles que buscam ótimas praias é o Caribe Oriental, que inclui como destaque as Antilhas Holandeses, entre elas a famosa St. Maarten, as Ilhas Virgens, Curaçao e Bonaire, por exemplo. Esse roteiro é ideal para quem busca incríveis paisagens com águas turquesa e muito luxo, mas também é possível optar por cruzeiros na parte ocidental do Caribe (Ilhas Cayman, Jamaica e México), que são melhores para família, ou a parte sul, que inclui a famosa Aruba, por exemplo.
Havaí
Ainda que o Havaí também colecione suas praias paradisíacas, o que realmente o destaca do Caribe são suas outras opções para amantes de natureza, como fantásticas cachoeiras, ou para amantes de cultura, que podem participar de um luau ou surfar. A maioria das opções de cruzeiros por lá para nas principais ilhas, entre elas as famosas Oahu, Maui e Kauai. Os cruzeiros por esse estado americano são principalmente indicados para amantes de natureza e aventura, que vão poder descer nas ilhas e fazer muitas trilhas e escalar, por exemplo.
Galápagos
Para os amantes de vida selvagem, o cruzeiro ideal é certamente o das famosas Ilhas Galápagos. Esse Patrimônio Mundial da UNESCO é formado por 58 ilhas vulcânicas cheias de espécies de animais que serviram de objeto de estudo para Darwin enquanto ele desenvolvia a tão polêmica — à época — teoria da evolução. E a melhor parte é que, como o turismo de massa ainda não conseguiu chegar por lá de vez, elas permanecem quase como Darwin as conheceu. Fazendo um cruzeiro por lá você vai poder descer para explorar de perto — andando ou mergulhando — a sua ampla biodiversidade, com espécies muitas vezes endêmicas, como a tartaruga-das-galápagos, o pinguim-das-galápagos e o falcão-das-galápagos.
Mediterrâneo
O Mediterrâneo certamente não poderia faltar. Existem diversas opções de roteiros por lá. Uma das mais populares explora o leste espanhol, parando em cidades incríveis e cheias de história como Barcelona, ou as famosas ilhas Baleares, o sul da França, explorando a famosa Riviera Francesa, e até o oeste da Itália, se você estiver com tempo, podendo conhecer cidades como Gênova. Outras opções incluem a costa leste da Itália, onde fica Veneza, por exemplo, e a costa da Croácia, além de cruzeiros que se dedicam inteiramente às paradisíacas ilhas gregas.
Mar Báltico
O mar ao norte da Europa também merece um cruzeiro. Ainda que as praias não sejam tão belas quanto ao sul e o clima nem tão agradável, o que realmente atrai no mar Báltico são as cidades cheias de história e cultura, ideais para amantes de espetacular arquitetura e fantástica vida noturna. Os especialistas em cruzeiros vão dizer que um roteiro por lá não pode deixar de ter São Petersburgo, a imponente antiga capital do Império Russo, cheia de canais e palácios de cair o queixo. De lá, é possível seguir por algumas outras grandes cidades como a capital da Finlândia, Helsinki, e a capital da Suécia, Estocolmo, que na verdade é um arquipélago composto por dezenas de ilhas prontas para serem exploradas, isso sem falar dos Países Bálticos e do norte da Alemanha.
Rios Europeus
Muita gente não sabe, mas, para além dos mares que cercam o continente europeu, é possível fazer cruzeiros nos rios que o cortam — e é a opção ideal para quem quer aproveitar as férias para comer e beber muito bem e aprender muito sobre a história do continente. Um dos mais populares é o Danúbio, talvez porque ao navega-lo você passe, ao longo de quase três mil quilômetros, por incríveis paisagens verdes, pequeninas cidades e cidades grandes e cosmopolitas, como Viena e Budapeste — não há melhor forma de explorar o leste europeu! Os primeiros cruzeiros de rios da Europa aconteceram nele e no Reno, e certamente não é difícil entender o por quê. Outra opção, para os amantes de história e bons vinhos, é o pequeno rio Douro, que corta todo o norte de Portugal.
Pacífico Sul
Se o que você procura são praias paradisíacas, mas, ao contrário das caribenhas, um tanto menos exploradas pelo turismo, o lugar ideal para um cruzeiro é o Pacífico Sul. A melhor opção para quem quer se sentir no paraíso é explorar a Polinésia Francesa. Os roteiros por lá, que incluem as famosas Bora Bora ou Taiti, são indicados para casais, uma vez que costumam ser extremamente românticos, com praias desertas e pequenas cabanas para hospedagem. Do barco, você vai apreciar como ninguém as paisagens dramáticas proporcionadas pelas formações vulcânicas da região. Se você não consegue ficar muito longe de grandes cidades, a dica é fazer um cruzeiro que passe pela Nova Zelândia e a Austrália, que também contam com ótimas praias.
Atualizado em 20 Fev 2019.