Guia da Semana

Aprender inglês não é uma tarefa fácil, principalmente se você não teve muito contato com o idioma desde criança. A boa notícia, porém, é que além dos tradicionais cursos de inglês em escolas de idiomas, existem diversos métodos alternativos de aprendizagem – e muitos deles gratuitos.

Para te ajudar a finalmente aprender o tão temido inglês, o Guia da Semana reuniu algumas dicas bacanas. Se liga:

1. Utilize a tecnologia a seu favor: os aplicativos do momento

Os aplicativos que ensinam idiomas são ótimas ferramentas para te ajudar a finalmente entender e falar inglês. Com exercícios para iniciantes e até fluentes, as apps são ótimas alternativas para todas as idades.

duoLingo: o duoLingo é um site gratuito para o ensino de inglês e outras línguas com foco no aprendizado por meio da tradução. Há vários níveis e o objetivo é que o aluno seja autodidata na medida em que avança nos termos estudados.

Word Reference: o Word Reference começou como site, mas hoje tem um dos aplicativos mais completos do mercado. Por mais que ele seja um dicionário online para várias línguas, a edição em inglês é a mais completa e abrangente. É possível consultar sinônimos, conjugação de verbos e traduções português-inglês.

Speak English: o Speak English é uma app com ênfase no conhecimento oral da língua inglesa. Seu objetivo é aprimorar a pronúncia dos usuários por meio de exercícios simples de escuta, repetição e comparação.

2. Ouça e cante músicas em inglês

Procure na internet a letra das músicas estrangeiras que você gosta. Além de cantar certo e não cometer gafes, essa é uma forma de descobrir o significado de vocabulários desconhecidos e treinar suas habilidades de escuta.

3. Assista a filmes estrangeiros com legenda em inglês


Pode parecer um grande desafio no começo, mas assistir a filmes estrangeiros com legenda em inglês ajuda muito nas suas habilidades de compreensão. Não há tempo para entender o significado de todas as palavras, então você aprende por meio da “ideia geral” da história e contextualiza cada palavra.

4. Leia livros adequados a seu conhecimento de vocabulário

Você sabia que é possível adquirir livros clássicos da literatura inglesa e americana com vocabulário mais fácil? Existem versões de obras de Shakespeare, Jane Austin e Oscar Wilde com vocabulário adequado a cada nível de proficiência em inglês. Assim, você adquire mais fluência na leitura, tem acesso aos clássicos da literatura e não se desanima.

5. Converse em inglês com pessoas que tenham conhecimento do idioma

Conhece algum estrangeiro com quem possa conversar? Que tal trocar aulas de conversação em português e inglês para aprendizado mútuo? Procure novos amigos com quem conversar em inglês em sites de relacionamento, como o Couchsurfing.

6. Jogos online também são uma forma de aprendizado


Jogos online vão além do entretenimento que eles proporcionam. Muitos deles são em inglês e você acaba aprendendo enquanto se diverte. Procure aquele que mais te agrada em sites como o ESL Games Plus e comece já a melhorar seu inglês!

7. Fale sozinho(a)

Seus familiares e amigos podem até estranhar, mas falar sozinho em inglês pela casa é uma forma de colocar o aprendizado em prática e treinar sua pronúncia. O mesmo vale para quando você estiver parado(a) no trânsito! Aproveite todos esses momentos!

Atualizado em 16 Set 2015.