Viajar sozinho é uma das experiências mais incríveis e enriquecedoras que alguém pode ter na vida. Explorar um destino com a cara e coragem, infelizmente não é para todos. Mas quem vai, garante que a viagem vale tanto a pena que torna-se mais que um simples lazer e sim uma forma de se redescobrir.
Claro que viajar em boa companhia é muito bom, mas nem sempre temos a sorte de encontrar alguém para ir junto ou simplesmente sentimos que precisamos de um tempo sozinho. De qualquer forma dá para se divertir, conhecer gente nova e se encantar pelas maravilhas do país viajando sozinho!
Por isso, o Guia da Semana fez uma lista com destinos perfeitos para quem quer explorar o Brasil sozinho. Levamos em conta questões como segurança, atrativos e quantidade de turistas que recebe. Confira:
CAMBARÁ DO SUL (RIO GRANDE DO SUL)
Localizada no Rio Grande do Sul, mais precisamente a 980 metros de altura, a cidade de Cambará do Sul se destaca por conta de seu valioso tesouro nacional: imponentes e belíssimos cânions. Cenário de inúmeras novelas brasileiras, o local está caindo no gosto dos turistas que buscam uma viagem incrível em meio a um lugar ainda desconhecido por muitas pessoas. Com parques nacionais, cachoeiras e imensos cânions, a viagem surpreende até os mais céticos.
Localizado na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Parque Nacional de Aparados da Serra é um daqueles passeios imperdíveis para quem visita Cambará do Sul. Lá dentro encontramos o Itaimbezinho: considerado um dos cânions mais famosos do Brasil, ele não só atrai por sua beleza como por conta de seu tamanho sem igual - belos paredões de 720 metros de altura e seis quilômetros de extensão. Pensando na preservação do local, são abertas ao público apenas três trilhas que se diferenciam pela extensão e dificuldade.
SÃO PAULO (SÃO PAULO)
Quem visita São Paulo certamente nunca esquece seu charme e agitação. Não é para menos que a capital é conhecida por sua grande diversidade e badalação. O destino costuma atrair turistas dos mais diversos estilos, já que opções de passeios é o que não faltam. Para quem gosta de uma programação mais cult a região da Avenida Paulista é um ótimo lugar para encontrar museus, exposições e cinema a céu aberto, por exemplo. Já para quem gosta de agito, a Vila Madalena, por exemplo, é um dos bairros que mais possuem bares por metro quadrado!
A melhor coisa é que por ter muito turista, os hostels da cidade costumam fazer festas e eventos para enturmar o pessoal que viaja sozinho. Além de ser uma boa dica de hospedagem barata, é possível fazer mais amizade nesses lugares.
Uma dica de passeio incrível e diferente, é visitar a região da Liberdade, no centro de São Paulo. Lá encontramos feirinhas que vendem de tudo um pouco, restaurantes japoneses e lojas especializadas em produtos do japão.
RIO DE JANEIRO (RIO DE JANEIRO)
E tem como não querer viajar para o Rio de Janeiro? Quem conhece sabe que a cidade guarda o melhor dos mundos: praias com águas cristalinas e lugares históricos que encantam qualquer um. Para quem quer sentir o verdadeiro espírito carioca, a dica é ir a praia tomar um mate e comer biscoito. Dentre as preferidas dos turistas estão Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca.
Quando escurece, os bares ficam animados, a Lapa é a região mais legal para se conhecer. São muitas opções de bares bem tradicionais para tomar uma cerveja e conhecer gente nova. Aliás, os hostels costumam ser lugares perfeitos para fazer amizades: com tanto turista no Rio de Janeiro, fica difícil não se enturmar.
Já para quem quer curtir a natureza, a Trilha Morro Dois Irmãos é a pedida certa. O local é um dos cartões-postais da Cidade Maravilhosa e nada melhor do que percorrê-lo. A recompensa é uma visão privilegiada do Rio de Janeiro e suas praias encantadoras. A trilha começa no Vidigal, próximo à Vila Olimpica, e é composta por subidas. A trilha tem 1,6 km, que pode ser percorrido em 1 ou 2 horas.
PARATY (RIO DE JANEIRO)
A cidade de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro, é um incrível destino de férias ou até mesmo de final de semana para curtir bastante e conhecer lugares diferentes. Além de suas belíssimas praias, o local possui muitas trilhas, passeios históricos e lugares únicos que vale a pena conhecer.
Construído entre os séculos 18 e 19, visitar o Centro Histórico de Paraty é como realizar uma viagem no tempo. Suas ruas de paralelepípedos são emolduradas por casarões e belas igrejas que se destacam entre as casas com portas coloridas. Graças ao tombamento realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, por lá nada mudou desde os anos 1800, fazendo com que seja uma experiência única e incrível.
Sem precisar pegar estrada ou fazer trilhas, a Baía de Paraty possui praias bem bonitas e que merecem ser visitadas. Experiências inusitadas e lugares novos esperam ser explorados por você! A Ilha do Pelado é um dos Oasis de Paraty - mas não deixe para ir nos feriados. Suas águas são quentes e calmas - cercadas por areias douradas e águas cristalinas. Por lá, ainda existem quiosques que servem petiscos e batidas para completar o passeio. Para chegar até lá, pegue um barquinho saindo da Praia de São Conrado.
OURO PRETO (MINAS GERAIS)
Ouro Preto é um destino mineiro que conta muito sobre a história do Brasil, principalmente sobre o período da inconfidência mineira, luta pelo fim do domínio português no Brasil e o período da escravidão. Os principais artistas barrocos deixaram suas marcas e obras pela cidade, que mantém o charme e a rusticidade da época até hoje.
É impossível visitar Ouro Preto e não conhecer suas Igrejas Históricas. Além das fachadas que remetem à arquitetura da época colonial, o interior dessas construções é rico em obras de artistas barrocos, como Aleijadinho, e muitas delas são revestidas em ouro. Na foto, a Igreja Nossa Senhora do Pilar, que é considerada uma das mais ricas do Brasil.
Suas ruas de paralelepípedos atraem fãs e amantes de uma arquitetura única e belíssima. Por lá, todos os restaurantes e conveniências possuem esse charme mineiro mesclado com as raízes coloniais. O forte da cidade são os artesanatos em Pedra Sabão e trabalhos manuais. Já a culinária possui muita comida mineira (claro!), que conquista todo visitante.
CHAPADA DOS VEADEIROS (GOIÁS)
Sem dúvidas, em algum momento da vida você já se deparou com fotos da Chapada dos Veadeiros e - talvez - até sem saber de qual lugar se tratava, se encantou. Sim, esse é o poder que o atrativo turístico, localizado em Goiás, tem; afinal, com tanta beleza e uma energia única, é impossível não ficar apaixonado. Além do visual incrível, a Chapada também oferece uma pegada esotérica, o que é um prato cheio para quem gosta de viagens nesse estilo, tendo em vista que, entre suas belezas naturais, encontram-se dezenas de cachoeiras, muito verde e paredões rochosos.
A melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros é durante a seca, período em que as chances de chuva são bem menores, o que significa que vai dar para percorrer as trilhas e conhecer as cachoeiras sem preocupações. Por isso, a dica é ir durante os meses de maio a setembro.
As atrações da Chapada dos Veadeiros estão espalhadas por três cidades da região: Alto Paraíso de Goiás (229 km de Brasília), São Jorge (265 km de Brasília) e Cavalcante (308 km da capital federal). Seja qual for sua escolha, qualquer uma dessas cidades oferece uma boa infraestrutura com opções de hotéis e agências de turismo.
CARAÍVA (BAHIA)
Você já deve ter ouvido falar de Caraíva, uma pequena vila de pescadores localizada na Costa do Descobrimento, no litoral da Bahia. O que você provavelmente não sabe é que o lugar - até então desconhecido por grande parte dos turistas - está atraindo cada vez mais fãs, tudo isso por conta de seu charme irresistível, rusticidade e belezas únicas.
Por lá, a sensação é de que o tempo parou: ruas de areia, pequenas pousadas e restaurantes rústicos embalam o clima praiano que, embora tenha recebido uma certa infraestrutura, não deixou de lado as raízes da pequena vila de pescadores.
A Vila de Caraíva é banhada por um rio e um incrível mar azul, transformando a paisagem em um ambiente rústico. Com apenas mil moradores, o local consegue manter as essências de um lugar que parece ter parado no tempo. Por lá, não espere encontrar luxo: pousadas e campings rústicos, restaurantes charmosos e tudo pé na areia! Para quem ama natureza e um ambiente mais roots, o local é a pedida certa!
JERICOACOARA (CEARÁ)
Jijoca de Jericoacora ou apenas Jeri, se tornou o destino do momento - para se ter uma ideia por lá não vai ter baixa temporada (de tanta procura para conhecer o lugar). Suas incríveis atrações e o clima calmo do local conquistou muitas pessoas e vai fazer você se apaixonar! Localizado a 300 km de Fortaleza, a Vila de Jeri é o lugar perfeito para as férias sossegadas que você sempre sonhou. Suas belezas naturais e o sol o ano inteiro, fazem de lá o ambiente aconchegante com ar rústico mais badalado do Brasil.
A Duna do Pôr do Sol se tornou um dos lugares preferidos dos viajantes para admirar o entardecer. Não é pra menos, já que de lá é possível ter uma visão privilegiada - de camarote! Se você tiver sorte, é possível conseguir um lugar em uma das disputadas pousadas que ficam em frente à Duna.
A Vila de Jeri é incrivelmente aconchegante e rústica. Seus restaurantes e bares embalados com forró atraem todo tipo de público - aqueles que buscam tranquilidade e também os fãs de balada. No meio da rua, é possível encontrar barracas de caipifrutas, assim como por todos os lados possuem bares com música e dança ao vivo. Tudo o que você precisa após um dia de aventuras.
FERNANDO DE NORONHA (PERNAMBUCO)
O Arquipélago de Fernando de Noronha, localizado no Estado de Pernambuco, é considerado um dos lugares mais bonitos e preservados do Brasil! Parte desta fama pode ser explicada por suas praias paradisíacas. O destaque fica para Baía do Sancho, uma das praias mais bonitas do planeta, segundo pesquisa divulgada pelo site de viagens TripAdvisor.
O arquipélago é divido em dois quando o assunto são praias: Praias de Fora (com quatro praias e uma enseada) - onde as ondas costumam ser mais fortes e de mar aberto; e as Praias de Dentro - aquelas voltadas para o Brasil, com águas calmas. Ao todo, são 10 praias e 3 baías. Para ter acesso as praias de dentro, é necessário pagar uma taxa única (uma espécie de carteirinha) que vale por 10 dias. O valor é R$ 89 para brasileiros e R$ 178 para estrangeiros.
Vila dos Remédios é o melhor lugar para ficar hospedado em Fernando de Noronha. Por lá concentram-se os principais restaurantes, algumas pousadas, mercados e agências bancárias. Sendo assim, o visitante ficará muito mais à vontade e livre de preocupações. As agências de turismo também são facilmente encontradas por lá.
Quer conhecer mais destinos incríveis no Brasil? Confira nossas matérias:
+ 10 lugares inacreditáveis no Brasil que vão te impressionar
+ 10 lugares que provam que a região sul do Brasil é incomparável
+ 9 destinos no Brasil perfeitos para viajar na baixa temporada
Atualizado em 29 Jun 2017.