Guia da Semana

A capital paulista é a mais influente no nosso país e uma das que mais chama atenção por todo o mundo. Isso se deve principalmente à miscigenação evidenciada em diversos locais.

+ Fique por dentro de tudo que acontece no aniversário de Sao Paulo
+ Conheça alguns lugares centenários da cidade
+ Veja alguns bares tradicionais em SP

Em homenagem ao aniversário de 459 de São Paulo, fizemos um levantamento de 5 bairros tradicionalíssimos na cidade. Confira!

Liberdade



O bairro é o maior reduto da comunidade oriental na cidade, aumentando cada vez mais a miscigenação brasileira. A influência da cultura pode ser sentida na gastronomia e nas feiras temáticas que acontecem periodicamente. Lá, diversos artigos japoneses tomam conta das lojas, o que torna o local atraente para compras.

Brás

O bairro do Brás também merece destaque. Nasceu como uma região de chácaras, mas cresceu e se desenvolveu como bairro operário. Atualmente, é conhecido como um dos principais centros do comércio popular na cidade, onde diversos vendedores ganham a vida.

Bixiga

Tradicional na regição da Bela Vista colonizada por italianos, o bairro ganhou importância histórica e turística em São Paulo. As cantinas se destacam no Bixiga, servindo como atrações turísticas. No bairro situa-se a sede da escola de samba Vai-Vai.

Bom Retiro

Trata-se de um bairro multicultural, com pessoas de diversas origens. Entretanto, cerca de 70% do comércio local é administrado por coreanos. Também recebe destaque por ser redulto do Sport Club Corinthians Paulista e por ser o bairro da torcida organizada e escola de samba Gaviões da Fiel.

Mooca


A Móoca é um bairro bastante tradicional, conhecido especialmente por ser um lugar de forte concentração italiana, o que pode ser percebido pelo sotaque dos moradores mais velhos, por abrigar alguns bares e restaurantes bem típicos da Itália e por estar instalado o Clube Atlético Juventus.

Por Renato Malaguti

Atualizado em 16 Jan 2013.