Guia da Semana

Além da Oktoberfest do Club Transatlântico, este ano os apaixonados por cerveja terão mais uma oportunidade de experimentar novas marcas e sabores em São Paulo. A terceira edição do evento Beer Experience espera reunir 20 mil pessoas na Bienal do Ibirapuera entre os dias 27 e 29 de setembro.

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A diversidade de cervejas é o principal foco do Beer Experience, assim como está em sua filosofia de cervejeiros: “se dar ao direito de conhecer tantos estilos, tantos sabores, tantas histórias, a ponto de converter ‘a pedida’ em uma tarefa deliciosamente difícil”.

E, não para facilitar essa tarefa deliciosa, mas para te preparar para o que vem por aí no festival de cervejas, separamos uma lista com os produtos mais curiosos da BEX, que vão desde cerveja com chá verde à cerveja para quebrar tabus.

Cerveja com notas de frutas, caramelo, chocolate e café

O estande da Beer Maniacs é o local certo para quem quer experimentar sabores mais adocicados. Além de distribuir o chopp da norte-americana Brooklyn Lager aos visitantes na entrada, a distribuidora traz a Brooklyn Brown Ale, cerveja com blend de seis maltes, tem coloração castanho-avermelhada, sabor malteado com notas de frutas, caramelo, chocolate e café. Também será possível degustar a Brooklyn East India Pale Ale, dourada, com aromas de capim limão e frutas cítricas, amargor robusto, sabor de malte e fim lupulado.

Cerveja Gordelícia

A Cervejaria Urbana, criada em 2010 pelo beer sommelier André Cancegliero, idealizador do Beer Experience, apresenta no festival sua mais nova receita: a Gordelícia. Dedicada às mulheres que gostam de beber cerveja e não se prendem aos padrões de beleza. Robusta, com 8% de álcool e dulçor acentuado, o rótulo objetiva quebrar tabus e valorizar o que os homens apreciam: boa cerveja e boa mulher.

Cerveja com chá verde

A Best Beers trará novidades exclusivas para o evento de 2013, como quatro rótulos belgas da cervejaria Fantôme: Saison, a Brise BonBons (mais lupulada e com notas herbais), La Dalmatienne (com notas ácidas e condimentadas) e a Magic Ghost, cerveja com chá verde. Cada uma das garrafas custarão R$ 65.

Cerveja com aroma de maracujá e abacaxi

A Cervejaria Júpiter foi inaugurada em fevereiro de 2013 e traz para o evento a American Pale Ale. De cor dourada intensa, a bebida tem aromas que remetem ao maracaujá, grapefruit e abacaxi. Os sabores cítricos de lúpulo são complementados por boas notas de malte e suave caramelo.

Cerveja que lembra pão

Também trazida pela importadora Best Beers, a La Corne du Bois dês Pendus Triple tem aroma adocicado de malte, lembrando pães e cereais e ésteres frutais, sabor suave e adocicado, lembrando frutas amarelas e com teor alcoólico marcante. O produto é da cervejaria Ebly.

Cerveja polêmica

A Cervejaria Invicta, de Ribeirão Preto, chega com um lançamento especial e polêmico: a Imperial India Pale Ale de 1000 IBU’s (Unidade Internacional de Amargor). A discussão se dá pela quantidade de lúpulos utilizados na sua composição, o que sugere que esta seja aproximadamente 100 vezes mais forte que as demais de alto teor amargo, por conterem uma medida de no máximo 120 IBU´s. A bebida foi feita em apenas três mil litros e promete surpreender. A garrafa de 500 ml desta edição especial custa de R$ 28 a R$ 35.

Cerveja gourmet

A Dama Bier, cervejaria de Piracicaba (SP), aproveita o BEX para lançar o Programa Single Hop, composto por um kit com quatro rótulos do estilo India Pale Ale, cada um com uma variedade diferente de lúpulo na receita para que o consumidor consiga distinguir suas características.

Cervejas artesanais de inverno

A Dona Mathilde Beer lança os chopes produzidos nessa época do ano, nos estilos Pilsen (leve e com leve amargor), Dunkel (escuro e levemente adocicado), Weiss (leve e refrescante), Stout (com espuma cremosa, amargo e com leve adocicado de malte), Pale Ale (avermelhado, encorpado e com marcante sabor de lúpulo), Weiss Royal (turvo, com espuma cremosa, amargor leve e aromas de frutas e cravo) e Belgian Strong Ale (forte, encorpado, com aroma de frutas, levemente adocicado e com amargor balanceado). Todos os chopes estarão à venda com 15% de desconto.

Cerveja do Rock

A Karavelle lançou a Cerveja do Rock em parceria com a Rádio 89FM, que é vendida em bares específicos e em promoções da emissora. Os estilos oferecidos são o Karavelle Pilsen, tradicional, leve com coloração dourada e límpida; a Keller, uma Pilsen sem filtragem, com coloração amarelo clara e sabor acentuado de malte, lembrando pão; e a Red Ale, feita com malte meia-tosta, mais encorpada e com amargor suave. As Cervejas do Rock podem ser encontradas em um pack com seis unidades que imita um exclusivo amplificador de som.

Cerveja Ultraje a Rigor


A Mr. Beer, pioneira e maior rede de franquias de cervejas especiais do país, traz para o evento o kit de cervejas da banda Ultraje a Rigor, lançado pela marca no segundo semestre deste ano, que é dividido em três estilos: Bohemian Pilsner, Pale Ale e Weiss.

E mais Rock

A Red Flag Bebidas marca presença na Rock Beer Área com as cervejas Bamberg Raimundos, Camila e Sepultura, chope e material exclusivo; e também no estande, com os rótulos belgas Duvel, Veddett, Liefmans, Houblon Chouffe e a dinamarquesa Carlsberg.

As cervejas não estão inclusas no valor do ingresso, o copo de cerveja será vendido a partir de R$ 4,00. Saiba aqui informações do Beer Experience como valores, compra de ingressos e localização.

Por Marina Marques

Atualizado em 28 Set 2013.