Guia da Semana

Na hora de combinar um mochilão para conhecer diversos países em pouco tempo, os brasileiros já começam a pensar na Europa. Pode até ser mais comum, mas uma viagem mais fácil e econômica é explorar os nossos países vizinhos da América do Sul.

A proximidade permite até aos mais aventureiros viajar de carro pelas estradas sul-americanas. Alguns roteiros mais simples exigem poucos voos e facilidade de locomoção por transporte terrereste, como trem ou ônibus. A parte mais difícil de escolher uma rota entre os países vizinhos acontece mais pelas dúvidas, já que são muitas cidades com atrações bacanas.

Essa rota em questão procurou focar em pontos turísticos famosos, como Machu Picchu, o Salar de Ayuni e o Deserto do Atacama.

O Guia da Semana traçou uma rota de um mochilão incrível pela América do Sul. Veja mais:

Peru

Cusco

Dona de uma arquitetura brilhante, a cidade de Cusco era a capital do império inca na antiguidade e a mistura da colonização espanhola com a cultura inca é marcada na arquitetura das vielas e construções da cidade. Aguentar a altitude de 3.400 metros acima do mar pode parecer um desafio nos primeiros dias, mas é questão de tempo para acostumar.

Onde ficar: Novotel, pela boa localização.

O que conhecer: Plaza das Armas, Museo Inka (Cusco), Qorikancha


Machu Picchu

Parada obrigatória das principais rotas de mochileiros pela América Latina, o sítio arqueológico peruano já completou mais de 100 anos de sua difusão pelo mundo. As ruínas de Machu Picchu são as mais famosas do mundo e o principal sítio arqueológico já conhecido. Foi construído no século 15 e guarda a história e os vestígios da civilização Inca. O coração peruano fica a 2.500 metros do mar e se destaca pela ótima preservação da cidade

Onde ficar: Inti Wiñaywayna Hotel ou Sumaq (vilarejo Águas Calientes)


Bolívia

La Paz

A capital boliviana é uma cidade exótica, barata e com ótimos e bonitos lugares para conhecer. Apesar de ser um dos países mais pobres da América do Sul, a Bolívia tem seus pontos altos para visitar. A experiência de conhecer a capital passa também pela questão humana e cultural. La Paz é a metrópole mais indígena da América do Sul.

O que conhecer: Vale da Lua, o Mercado de Las Brujas e o sítio arqueológico de Tiwanaku

Onde ficar: Loki Hostel


Uyuni

A cidade fica perto de Potosí e atrai muitos turistas pelas belezas naturais que possui. O Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo, com 10.582 quilômetros quadrados de superfície. O local contra com paisagens incríveis e ótimos lugares para conhecer, como a "Ilha" Incahuasi.

O que conhecer: Além do Salar de Uyuni, o cemitério de trens e a Reserva Eduardo Alvaroa

Onde ficar: Piedra Blanca ou Oro Blanco


Chile

San Pedro de Atacama

A cidade de San Pedro de Atacama é a principal para hospedagem e estabelecimentos próximos ao deserto. O Atacama é um dos pontos turísticos que despertam mais curiosidade nos turistas do mundo todo. O local é repleto de belezas naturais e lugares exóticos difíceis de encontrar: gêiseres, vulcões, lagoas coloridas, cânions de água, dentre outros. Quem gosta de esportes radicias como trekking, montanhismo e mountain bike vão ter muito o que fazer. Se prepare para as caminhadas!

Onde ficar: Hostel Rural, Backpackers San Pedro ou Hostel Laskar


Argentina

Buenos Aires

A capital argentina é um dos destinos mais escolhidos pelos brasileiros na hora de viajar. Por isso, é legal colocar na rota do mochilão no início ou no fim da viagem e aproveitar uns três dias por lá, ainda mais para quem nunca foi. A gastronomia espetacular e as opções culturais da cidade vão deixar qualquer um com vontade de voltar sempre.

O que conhecer: El Caminito, Calle Florida, Feira de San Telmo, Puerto Madero, La Recoleta, La Bombonera e curtir uma noite caliente com tango são passeios que podem ser feitos em três dias de estadia.

Onde ficar: Florida Suites ou America del Sur


Por Guilherme Schiff

Atualizado em 17 Fev 2016.