Viajar em família é uma delícia, viajar com amigos é diversão na certa e viajar com aquela pessoal especial é uma experiência única, mas viajar sozinho também tem as suas vantagens. A primeira delas é o fato de que você pode fazer o que quiser quando quiser, sem a necessidade de discutir roteiros ou o que você vai comer no almoço. A segunda, e talvez o principal motivo para se viajar sozinho, é que, sem ninguém para acompanha-lo, você está mais aberto a experimentar novas coisas e fazer novos amigos.
Pensando nisso, o Guia da Semana selecionou 10 ótimas cidades para conhecer sozinho ao redor do mundo, considerando fatores como a receptividade do povo, a quantidade de atrações turísticas, o tipo de público que a cidade atrai e a segurança. Confira:
Roma | Itália
Roma é hoje a capital e maior cidade da Itália, o quarto maior centro urbano da União Europeia e um dos principais destinos turísticos do continente europeu. Mas a importância dessa cidade tem seu início muito antes de grande parte das capitais europeias que conhecemos hoje, basta uma breve caminhada pelas suas ruas para verificar isso. Além de um museu a céu aberto, a Cidade Eterna é também um destino incrível para amantes de gastronomia e cultura e certamente ideal para quem viaja sozinho — assim você pode explorar o quanto quiser e comer o quanto quiser. Isso tudo sem falar da famosa personalidade extrovertida dos italianos, que são capazes de conquistar qualquer um e vão fazer de sua viagem tudo menos solitária.
+Encontre passagens para Roma
Nova York | EUA
Com seus arranha-céus, taxis amarelos, peças de teatro e incríveis letreiros, a cidade de Nova York ganha cada vez mais fãs e admiradores. Apesar da fama de fria e de ter um dos povos mais simpáticos do país, a cidade tem tanta coisa para um viajante solitário fazer que você certamente nem vai ter tempo de sentir falta de alguém ao seu lado. Não deixe de tirar fotos na Times Square, assistir a um musical da Broadway e subir no Empire State Building.
+Encontre passagens para Nova York
Dublin | Irlanda
A capital irlandesa é casa dos clássicos pubs, famosa pela cerveja, a história e seu povo extremamente receptivo. Não é muito difícil encontrar brasileiros por lá — na verdade, não é muito difícil encontrar gente de qualquer canto por lá. Dublin recebe gente de vários lugares e, para além dos clássicos pubs na região do Temple Bar, onde você pode provar a Guiness original, também tem ótimos restaurantes que exploram a gastronomia de várias nacionalidades. Entre um dos povos considerados mais simpáticos em todo o mundo e brasileiros expatriados com saudade de falar português, você certamente vai fazer muitos amigos durante a viagem.
+Encontre passagens para Dublin
Reykjavik | Islândia
A capital islandesa é a capital mais ao norte do mundo. Por lá, você vai encontrar uma das mais intensas vidas noturnas de toda a Europa, jovens artistas, belos edifícios e muito mais! Entre os pontos turísticos imperdíveis estão o Museu Nacional, a incrível Hallgrímskirkja — a igreja da foto —, e o centro velho. O povo é simpático para os padrões nórdicos, mas a melhor forma de se fazer amigos por lá é certamente indo a uma de suas famosas baladas. Tente visitar no inverno, apesar das temperaturas negativas, porque Reykjavik é uma das poucas grandes cidades do mundo onde você têm chances de ver a fascinante Aurora Boreal — e essas chances aumentam na estação mais fria, quando as noites são mais longas.
+Encontre sua hospedagem em Reykjavik
Sydney | Austrália
Sydney, a maior cidade da Austrália, é conhecida por ter um dos portos mais bonitos do mundo. A famosa Opera House recebendo os barcos que chegam, a Sydney Harbour Bridge e os belos prédios fazem desse porto um cenário fascinante. Mas a cidade vai muito além disso, atreva-se a explorar e você vai encontrar restaurantes sofisticados, bares que ficam inteiramente na água, praias de areia dourada, museus espetaculares e um povo simpático, além de muita gente de fora, entre estudantes e turistas.
+Encontre sua hospedagem em Sydney
Toronto | Canadá
A beira do Lago Ontario, Toronto é popular entre os brasileiros talvez por se assemelhar bastante a Nova York: outlets, passeios ao ar livre, neve durante o inverno e uma infinidade de edifícios iluminados. O melhor da cidade é que em cada época do ano o clima a transforma em algo completamente diferente do que ela era na estação anterior: no verão, as pessoas saem nas ruas e ocupam as áreas verdes, já no inverno, os restaurantes costumam ferver. Tudo isso no Canadá, famoso por seu povo receptivo.
+Encontre sua hospedagem em Toronto
Chiang Mai | Tailândia
Essa maravilhosa cidade no norte da Tailândia foi fundada no século 13 e é considerada uma relevante centro de tradição cultural do país. A região guarda mais de 300 templos e tem crescido como uma vibrante cidade, ainda que mantenha muito de seu caráter histórico. Chiang Mai um ótimo lugar para relaxar e fazer compras no famoso mercado noturno de artesanatos. Toda a Tailândia, assim como grande parte do Sudeste Asiático, é ideal para uma viagem solo. Justamente por ser barata e, portanto, ter muitos turistas e hostels, lugres certos para encontrar novos amigos. E Chiang Mai, mais calma que Bangkok, mas ainda com uma ótima cena turística, é o lugar ideal para começar.
+Encontre sua hospedagem em Chiang Mai
Hanoi | Vietnam
A comida vietnamita não é tão popular entre os brasileiros, mas Hanói é uma cidade imperdível para qualquer amante de gastronomia que porventura esteja viajando pelo Sudeste Asiático. Ainda que Ho Chi Minh seja mais famosa e internacional, a cidade mais ao sul é o lugar ideal para comer como um local. Além da comida, a cidade também tem fama por sua antiga arquitetura, seus museus de arte e sobre a Revolução Vietnamita e seus templos. Assim como a Tailândia, e pelos mesmos motivos, o Vietnã é um ótimo lugar para se explorar sozinho, também por ser consideravelmente seguro — desde que você tome os cuidados necessários.
+Encontre sua hospedagem em Hanoi
Marrakech | Marrocos
Marrakesh é certamente a cidade mais popular de Marrocos entre os turistas, e não é para menos. O lugar guarda uma incrível herança artesã, magníficos exemplares de arquitetura, muita cultura e muito mais. Um dos principais pontos turísticos é a célebre Djemma el Fna, uma praça que se transforma ao longo do dia, sendo ocupada por mercados, mágicos e contadores de histórias, representando um pouco do melhor que a cidade tem a oferecer. Não muito longe da Europa e consideravelmente mais internacional que outros destinos árabes, é um lugar que muitos viajantes sozinhos costumam visitar.
+Encontre sua hospedagem em Marrakesh
Queenstown | Nova Zelândia
Queenstown é um dos principais destinos neozelandeses, principalmente para os viciados em adrenalina. Os locais gostam, inclusive, de se referir à sua cidade como a capital de aventura do mundo. Além de praticar o bungee jumping no lugar onde ele nasceu, você pode se arriscar esquiar nos Alpes do Sul ou se arriscar em algumas das tirolesas mais radicais do planeta. Em meio a tanta adrenalina, você certamente vai fazer muitos amigos — afinal qual a melhor forma de construir boas relações senão sob pressão? Depois que o seu coração já tiver se acelerado o bastante, você não pode deixar de explorar a incrível cena de bares, restaurantes, arte e as vinícolas da região.
+Encontre sua hospedagem em Queestown
Atualizado em 9 Jan 2020.