Nosso país tem uma grande biodiversidade, são diversas espécies que compõem nossa fauna e flora e, portanto, são necessários muitos espaços que se dediquem a conservar e estudar essas espécies. É o caso de muitos jardins, por exemplo, que se propõem a preservar nossa flora e também funcionam como espaço de lazer, de descanso e de conhecimento. Cada um deles tem uma característica específica e todos merecem ser visitados.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 dos jardins mais famosos do Brasil para você visitar. Confira:
Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Conhecido como um dos jardins mais lindos do mundo, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro possui aproximadamente quarenta mil plantas espalhadas em 83 hectares de floresta. Localizado próximo à lagoa Rodrigo de Freitas, o jardim é um atrativo visto por milhares de pessoas diariamente, sendo um dos mais notórios da cidade maravilhosa. Abriga também diversas exposições ao ar livre e um completo orquidário.
Jardim Botânico de Curitiba
O Jardim Botânico de Curitiba torna a capital paranaense ainda mais visada por turistas e amantes das espécies botânicas nacionais e internacionais, isso porque neste jardim existem várias plantas, flores e vegetais conhecidos em todo o mundo. Os visitantes do Jardim Botânico de Curitiba ainda podem conferir o Museu Botânico Municipal e o Bosque de Araucárias que completam a magnífica paisagem deste ambiente inspirador.
Jardim Botânico de São Paulo
Fundado em 1928, o Jardim Botânico de São Paulo, na zona sul de São Paulo, conta com 143 hectares das mais variadas espécies vegetais. O contato com a natureza e paz e sossego são os principais atrativos do local - e nem parece que estamos na cidade! Mas o espaço também conta com conta com muitas atrações, como o Museu Botânico, que tem amostras de plantas e produtos colhidos da flora brasileira, uma biblioteca com mais de 6400 livros com privilegiado acervo botânico e duas estufas que abrigam espécies típicas da Mata Atlântica.
Inhotim
O Inhotim nasceu em 2004 como um espaço para abrigar a coleção particular do empresário Bernardo Paz, e foi aberto par ao público em 2006. Hoje, conta com um dos acervos de arte contemporânea mais importantes do mundo, com obras de artistas como Hélio Oiticica, e é considerado o maior espaço expositivo de arte a céu aberto da América Latina. Além disso, tem jardins espetaculares com uma importante coleção botânica que reúne espécies raras de todos os continentes.
Jardim Botânico de Brasília
Com 526 hectares abertos à visitação, o Jardim Botânico de Brasília é certamente um dos mais fascinantes do país. Seu espaço conta principalmente com vegetação nativa do cerrado, jardim em movimento, área para piquenique, museu de história natural, bosque dos ipês, anfiteatro e muito mais.
Jardim Botânico de Manaus Adolpho Ducke
Com mais de 5 km² de área, o Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus é o maior entre todos ao redor do mundo. Sua criação foi uma iniciativa preocupada em frear os domínios de espaços verdes por parte de empresas e da própria população local. Com diversas espécies de plantas, vegetais e graças à sua densa floresta repleta de trilhas, este é um dos destinos mais procurados pelos turistas e admiradores da flora brasileira em sua mais autêntica apresentação.
Jardim Botânico Plantarum
Localizado na Região Metropolitana de Campinas, mais especificamente em Nova Odessa, o Jardim Botânico Plantarum foi idealizado em 1990, com o objetivo de contribuir para a conservação da flora brasileira. Atualmente, o jardim é o maior da América Latina em número de espécies e conta com mais de quatro mil espécies vegetais distribuídas em paisagens fascinantes e relaxantes e é um centro de referência em pesquisa e conservação da flora do nosso país.
Jardim Botânico de Porto Alegre
O Jardim Botânico de Porto Alegre é considerado um dos mais importantes do Brasil graças à sua biodiversidade. São 39 hectares principalmente focados na vegetação do sul do Brasil, com cinco mil árvores, algumas em risco de extinção, trilhas e dois lagos habitados por tartarugas. O espaço ainda guarda museu e serpentário.
Jardim Botânico de Salvador
Nascido Horto da Mata dos Oitis, uma reserva com mais de 60 mil espécies vegetais de diferentes lugares, o Jardim Botânico de Salvador se transformou no que é hoje em 2002. O jardim, que tem cerca de 17 hectares, se destaca dos outros brasileiros pelo espaço Etnobotânico, que conserva e estuda espécies vegetais ligadas à cultura afro-brasileira, incluindo plantas relacionadas ao candomblé, por exemplo. Lá você encontra famosas espécies locais como o oiti-da-bahia.
Jardim Botânico de Belo Horizonte
O Jardim Botânico de Belo Horizonte tem mais de 1400 metros quadrados de área dedicados a pesquisa e conservação de espécies em extinção e específicas do Brasil. Os pontos de visitação abrangem: jardins temáticos, estufas, praças, fontes, lagos e anfiteatro. Vale muito a pena conhecer este recanto da natureza que é de fundamental importância para a reprodução e os estudos botânicos de plantas e flores que estão pouco a pouco desaparecendo da área urbana e também da área rural.
Atualizado em 13 Jul 2018.