Guia da Semana

Queijo, vinho e chocolate...tem coisa melhor do que isso? Tem sim! Roteiros inteiros voltados para conhecer o processo de produção e ainda degustação dessas delícias. Se interessou? O Guia da Semana planejou um guia com as melhores rotas culinárias que existem no Brasil!

Que tal curtir o friozinho da serra com muito queijo e vinho? Ou conhecer de perto a fabricação do alimento mais gostoso do mundo, o chocolate? Essas e outras dicas estão na Rota do Chocolate, Queijo e Vinho! Vem ver:

ROTA DO CHOCOLATE


A Rota do Chocolate (ou Rota do Cacau), na Bahia, possibilita que o visitante conheça de perto fazendas de plantação do cacau, coleta, preparo das sementes e ainda por cima uma deliciosa degustação do produto. Ela foi recentemente lançada pela Bahiatursa e conta com dois tipos de roteiros:

A Rota I dura seis dias e passa pelas diversas fazendas e cidades da região da Bahia, onde o cacau é plantado, além de cachoeiras, mangues e praias.

Já a Rota II coloca o turista em contato com todos os processos da lavoura de cacau em cinco dias de viagem. De qualquer modo, a experiência é única e deliciosa!

Uma das atrações do roteiro (e também a mais visitada) é a fazenda Yrere, às margens do Rio Cachoeira. O local atrai centenas de turistas que, em seus quatro anos de funcionamento, puderam conhecer de perto a plantação, colheita e culinária típica do cacau.

Os pacotes da Rota do Chocolate são negociados pela agência Encantur.

ROTA DO QUEIJO


Existem vários lugares e opções aonde podemos encontrar queijos artesanais maravilhosos. As duas rotas mais famosas são a de Serra Negra, em São Paulo, e a da Serra da Canastra, em Minas Gerais.

Serra Negra

A cidade serrana paulista Serra Negra, a 150 km de São Paulo, possui inúmeras opções de passeios diferentes, que variam de visitar o mirante do Cristo Redentor a andar de teleférico e aproveitar as oportunidades de compras. Mas para quem quer uma experiência única a Rota do Café, do Queijo e do Vinho é uma ótima opção! Com oito quilômetros de extensão, a estrada de terra leva os visitantes para conhecer as delícias produzidas na cidade. Cada sítio é especializado em um produto, começando com o café e terminando no vinho.

A Fazenda Chapadão reserva aos visitantes atividades como observar a produção de leite, criação dos animais, degustação de queijos finos. Não é necessário contato com nenhuma agência de turismo para realizar o passeio. As fazendas e sítios estão abertos para visitação das 8h às 18h.

Endereço: Rodovia SP 105, Km 5,5 - Serra Negra
Telefone: (19) 99748-2040

Serra da Canastra

Não dá para falar de queijo sem citar o queijo mineiro, o mais famoso do Brasil! A Serra da Canastra, em Minas Gerais, além de reservar ao viajante inúmeras paisagens e atrações naturais, também é conhecida pelo seu excelente queijo. Existem muitas fazendas famosas que produzem o alimento, atraindo muitos fãs e curisoso.

A Fazenda do Zé Mario é uma das mais conhecidas da região, mais precisamente em São Roque de Minas, e produz o verdadeiro queijo canastra - aquele que tem a casquinha amarela por fora! A visita não precisa ser marcada, sendo necessário apenas o endereço da fazenda e disponibilidade para percorrer as estradas de terra que levam ao local. Aos visitantes, é apresentado desde a extração do leite até a produção e maturação do queijo. Quem provou garante que não há nada parecido nas regiões metropolitanas! Para informações sobre compra de queijos e visitas, o telefone é: (37) 9964-0614.

ROTA DO VINHO

No sul do país, a 120 km de Porto Alegre, está localizado o Vale dos Vinhedos. A região, que recebeu os primeiros imigrantes italianos no fim do século XIX, é a principal produtora de vinhos e espumantes do Brasil! As cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul estão localizadas dentro do Vale do Vinhedo e participam da Rota do Vinho.

As vinícolas possuem passeios guiados e oferecem uma programação completa para os visitantes. Desde colher uvas, amassá-las com os pés, até a degustação do produto final. Vale a pena alugar um carro na cidade para poder conhecer sem pressa as cidades que participam da rota.

Uma das vinícolas mais visitadas da Rota do vinho Gaúcha é a Larentis. Ideal para quem gosta de um programa ao ar livre acompanhado por um bom vinho!



A programação inclui em um primeiro momento conhecer o local e degustar seus vinhos. Conforme o dia vai escurecendo, os visitantes são preparados para uma colheita de uvas noturna. Cada participante colhe sua própria uva com os instrumentos – dentre eles uma lanterna - para realizar a colheita. Ao final, essas uvas serão transformadas em vinhos.

Para mais informações sobre hospedagem, passeios e reservas acesse o site da Rota Serra Gaúcha.

Por Juliana Sartori

Atualizado em 3 Jun 2016.