Os apaixonados por vinho já possuem um destino incrível de viagem no Brasil: a 120 km de Porto Alegre, está localizado o Vale dos Vinhedos, região que recebeu os primeiros imigrantes italianos no fim do século XIX e que é considerada a principal produtora de vinhos e espumantes do Brasil. São inúmeras vinícolas separadas por três cidades, sendo elas Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, formando então a Rota do Vinho.
A melhor forma de aproveitar a região para conhecer todas as propriedades (e vinhedos) é alugar um carro para percorrer, sem pressa, a pequena distância entre as três cidades. Por lá, os visitantes encontram roteiros personalizados para atender da melhor forma quem quer conhecer o passo a passo da produção de vinhos, degustar rótulos recém-saídos do barril e, de quebra, admirar lindas paisagens.
Para te inspirar a conhecer uma das regiões mais charmosas de todo do Brasil, o Guia da Semana fez uma lista com tudo o que você precisa saber sobre a Rota do Vinho no Vale dos Vinhedos. Confira:
BENTO GONÇALVES: CASA VALDUGA
Casa Valduga é uma das grandes vinícolas presentes na região da serra gaúcha, mais precisamente na cidade de Bento Gonçalves. A propriedade oferece visitas guiadas, apresentação de todo o processo de fabricação do vinho, degustação e cursos rápidos. Além disso, possui um complexo equipado com quatro pousadas e dois restaurantes, facilitando para os visitantes que sempre buscam por uma boa infraestrutura.
Durante algumas épocas do ano são realizados programas especiais, como a Festa da Vindima, colheita anual de uvas; Wine Experience, com degustação de vinhos e espumantes; e um curso especial de Espumantes, com garrafas personalizadas.
A visita tradicional dura em torno de 1 hora e meia e custa R$ 40 por pessoa.
Para mais informações, clique AQUI.
BENTO GONÇALVES: LARENTIS
Ao contrário de grandes propriedades que encontramos pela rota, a Larentis trabalha com o conceito de vinícola familiar, sendo uma experiência mais personalizada e rica em detalhes quando se trata da produção de vinho. Os visitantes que participam do tour podem conhecer os vinhedos e a produção local e até degustar rótulos da casa. Um dos diferenciais é que todo esse processo é apresentado por um enólogo treinado, que também é herdeiro da vinícola.
Além da visita tradicional, a propriedade oferece passeios bem inusitados, como a colheita de uvas – os visitantes podem colher uvas à noite, com todo o material e treinamento necessário. Posteriormente, essas uvas são transformadas em vinho – a casa envia ao visitante uma garrafa para a apreciação. Além disso, é possível fazer pic nic em meio aos vinhedos.
Para realizar esses programas, é necessário agendamento prévio através do e-mail [email protected].
Para mais informações, clique AQUI.
BENTO GONÇALVES: MIOLO
Uma das casas de vinho mais conhecidas do país, a Miolo também está na região da Serra Gaúcha, mais precisamente na cidade de Bento Gonçalves. Trata-se de um mega complexo focado da enocultura que conta com vinícola, fábrica de vinho, restaurante e hotel. O empreendimento une sofisticação com o prazer da produção de vinho.
O tour tradicional engloba visitas guiadas por enólogos treinados e degustação dos rótulos da casa. Para almoçar, a Osteria Mama conta com uma ótima gastronomia. Já para quem busca opção de hospedagem, em frente a Miolo está o Hotel & Spa do Vinho Caudalie, do qual a empresa é sócia, facilitando para aqueles que buscam se hospedar em um ótimo lugar. A Miolo possui também uma Escola do Vinho, que oferece cursos de degustação.
Para visitação, é necessário um agendamento prévio através do e-mail: [email protected].
Para mais informações, clique AQUI.
GARIBALDI: CHANDON
A pequena cidade de Garibaldi foi a escolhida para receber uma das marcas de espumantes mais famosas do mundo: a Chandon. A marca encontrou no Rio Grande do Sul o clima ideal para o nascimento de seus famosos champagnes. A boa notícia é que é possível fazer um tour dentro da propriedade e conhecer mais sobre a produção de espumantes no Brasil.
Existem três tipos de visitação: Visitação com Degustação, que inclui um tour completo pela adega e degustação de seis rótulos da bebida; a Degustação que engloba apenas a experimentação dos rótulos junto de dicas de harmonização; e, por fim, a visita na Loja, que inclui a degustação de dois rótulos. Todas as opções são gratuitas e são feitas através de agendamento: (54) 3388-4400.
Para mais informações, clique AQUI.
MONTE BELO DO SUL: VINÍCOLA CALZA
A família Calza chegou ao Sul do Brasil após a Segunda Guerra Mundial e a partir daí iniciou o cultivo de videiras trazidas da Itália, produzindo seus próprios vinhos para consumo em família e amigos. Hoje em dia, a Vinícola Calza é uma das paradas obrigatórias para quem passa para Monte Belo do Sul.
Por lá, os visitantes podem conhecer a propriedade de cunho familiar, degustar os rótulos produzidos na casa e ouvir excelentes histórias. Para quem quer conhecer, é necessário agendar a visita com antecedência para poder contar com um atendimento mais personalizado: (54) 3457-1173.
Para mais informações, clique AQUI.
PASSEIO DE MARIA FUMAÇA
A Serra Gaúcha proporciona aos visitantes paisagens belíssimas com um charme todo especial e com uma das melhores estruturas turísticas do Brasil. São morros, colinas, vales e rios que se constituem em um ambiente com inúmeras opções de passeios, atividades e possibilidades de visitação.
Uma outra forma de conhecer a Serra Gaúcha é através do Passeio de Maria Fumaça. Ao todo são 23 km percorridos em duas horas, passando pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Tudo isso a bordo de um trem a vapor onde a festa é conduzida por atrações típicas italianas, gaúchas e teatro. Além disso, ainda é possível conhecer lugares incríveis nessas cidades, como outlets, parque temático e degustação de geleias.
O valor do ingresso é de R$ 149 por pessoa e o pacote pode ser comprado clicando AQUI.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 9 Dez 2018.