Por Juliana Couto
Com cultura regional marcada pelo encontro entre portugueses, negros e índios, São Luís é a terra do Bumba-meu-boi, da Dança do Côco e do Tambor de Crioula. Mas se você quer conhecer verdadeiramente a cultura local, opte por um passeio arquitetônico. O primeiro passo é estacionar o carro e caminhar. Ruas estreitas, vielas e becos fazem das igrejas, dos museus e dos casarões os atrativos da capital.
Quatro mil imóveis são tombados pelo Iphan e mais de mil são reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Mundial. O centro reúne edificações que ostentam belos azulejos portugueses. Ainda que mal preservados, garantem boas imagens. Prefira o passeio em dias úteis, quando os estabelecimentos estão abertos.
Na região está o Palácio dos Leões, sede do governo do estado, erguido pelos franceses, que fundaram a cidade em 1612. A edificação abriga mobília, tapetes e lustres dos séculos 18 e 19, além de gravuras colecionáveis do poeta Arthur de Azevedo. O Museu de Artes Visuais reserva coleções de azulejos e de arte sacra. Já a Matriz da Sé, em estilo neoclássico, tem o altar-mor revestido em ouro.
Por Juliana Couto
Atualizado em 26 Set 2011.