Ushuaia, localizada na Patagônia Argentina, é conhecida como a cidade do Fim do Mundo por ficar no extremo sul do país: fator que lhe rende belíssimas paisagens contornadas por bosques, montanhas e geleiras. O destino pode ser visitado tanto no inverno quanto no verão e possui uma grande diversidade de roteiros que agradam a todos.
Por estar dentro da América do Sul, os brasileiros encontram facilidades para entrar no país e planejar sua viagem, afinal, não é necessário visto nem passaporte! Ficou interessado(a)?! Então confira na galeria abaixo o roteiro que o Guia da Semana preparou com tudo o que você precisa conhecer em Ushuaia:
PARQUE NACIONAL TERRA DO FOGO
O Parque Nacional da Terra do Fogo é tão espetacular que fica até difícil escrever em palavras toda a sua beleza. A melhor parte é que, de acordo com a estação do ano, é possível apreciar diferentes paisagens: verde no verão; amarelo e vermelho no outono; branco de neve no inverno. Criado em 1960, o Parque possui grandes variedades de animais, árvores e paisagens - sendo um passeio ideal para quem gosta de contato com a natureza, trilhas e lugares surreais. Como o parque é muito grande, a dica é reservar um dia todo para percorrer seus caminhos sem pressa e apreciar o local.
TREM DO FIM DO MUNDO
O Trem do Fim do Mundo é um dos passeios imperdíveis para se fazer em Ushuaia e tem como destino o Parque Nacional da Terra do Fogo. O trajeto de 14 km (cerca de 1 hora) passa por paisagens deslumbrantes e montanhas nevadas que deixam qualquer um encantado. O percurso é feito na réplica do trem que transportava presidiários para trabalhar e abastecer lenha à população de Ushuaia há 100 anos.
Além disso, o percurso começa na Estação do Fim do Mundo, onde é possível visitar um museu com fotografias e objetos de antigos vagões de trem. O ingresso custa cerca de R$ 150 (ida e volta) e é indicado fazer a compra antecipada. Para mais informações sobre horários e tarifas, acesse o site oficial.
CANAL DE BEAGLE
Esse é o tipo de passeio que pode ser feito tanto no inverno quanto no verão. Em ambas estações, a sensação será única e incrível. O passeio pelo Canal de Beagle é feito através de uma embarcação que sai diariamente do porto e tem um roteiro certo: Isla de Los Pajaros, Isla de Los Lobos, Farol de Les Eclaireus (Farol do Fim do Mundo) e Isla Martillo. Nas duas primeiras paradas, é possível observar uma grande variedade de aves e animais marinhos e na última, a grande atração são os pinguins que dominam o local (durante o inverno eles não aparecem).
PINGUINERA
O passeio até a Pinguinera é um dos mais conhecidos de Ushuaia e feito exclusivamente no verão (de outubro a março), já que tem como ponto principal conhecer de perto os pinguins que vivem na Isla Martillo. Por lá, é possível caminhar, observar a paisagem e o modo de vida dos pinguins em seu habitat natural - sendo uma experiência única e encantadora! A visita é feita apenas com agências de turismo local, sendo necessário algumas regras de conduta como não alimentar ou tocar nos pinguins.
CENTRO DE USHUAIA
O passeio pelo Centro de Ushuaia é obrigatório para todos os turistas que querem conhecer os principais restaurantes e lojinhas da região. O Calçadão do Porto é ideal para passar o tempo e tirar a clássica foto turística com a Placa "Ushuaia - Fin del Mundo". Aproveite também para se divertir nos pubs - que ficam agitados após as 22h e comer o clássico churros argentino em uma das várias lojinhas da avenida principal.
LAGUNA ESMERALDA
A Laguna Esmeralda é um dos passeios mais conhecidos ao redor de Ushuaia e o roteiro perfeito para quem ama trilhas em meio a natureza! Ao todo são 4,5 km que separam o turista de um cenário paradisíaco: uma lagoa com coloração verde esmeralda rodeada por lindas montanhas. O mais interessante é que no inverno ou no verão a paisagem fica completamente diferente!
CERRO CASTOR
O Cerro Castor é a estação de esqui mais austral da América do Sul, que, devido a sua localização privilegiada (no fim do mundo!), possui uma das temporadas de neve mais longas - junho a outubro. Localizada a apenas 30 minutos da cidade de Ushuaia, essa estação possui cerca de 31 pistas de esqui - com diferentes tipos de modalidades/dificuldades, além de teleféricos e áreas recreativas para crianças. O local é ideal para passar o dia, já que possui 7 opções de restaurantes, lojas de aluguel de equipamentos e lembranças. Quem gosta de esquiar (ou quer aprender) é uma ótima pedida e passeio imperdível na região.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 6 Abr 2018.