A Itália é uma região encantadora que possui diversas cidades e paisagens diferentes, característica essa que tende a agradar qualquer visitante! A região da Toscana, formada por cidades medievais e rotas de vinho imperdíveis, é um dos principais (e mais românticos) destinos do país.
Seja de carro ou de ônibus, o acesso às cidades é bem fácil, já que os destinos estão próximos uns dos outros – ótima opção para fazer um bate e volta entre cidades. Sem falar nas construções e cartões postais, que são incrivelmente surpreendentes.
Se você está pensando em um destino para sua próxima viagem, confira essa rota incrível que o Guia da Semana preparou. Você vai se encantar e se apaixonar pela região da Toscana:
FLORENÇA
Principal cidade da Toscana, Florença é um verdadeiro oásis quando o assunto são construções imponentes e passeios incríveis – não é pra menos que o destino recebe o título de uma das cidades mais importantes do mundo. São construções, igrejas, lojas e restaurantes que encantam qualquer um. Caso esteja pensando em fazer um tour pela região, use a cidade como ponto de partida – é possível visitar muitos lugares dessa lista fazendo um bate e volta!
SIENA
Para quem acha Florença uma cidade incrível, com certeza vai se apaixonar por Siena. O local consegue ser ainda mais charmoso que Florença, capital da Toscana. Por lá, há incríveis construções medievais, bem como ruas estreitas em que carros não são permitidos. Seu centro histórico, local em que está a Piazza del Campo e a Biblioteca Piccolomini, é um dos passeios imperdíveis por lá!
PISA
A cidade de Pisa, a 50 km de Montecatini, é conhecida principalmente por sua Torre, que possui uma inclinação anormal. O local também conta com outros incríveis points que merecem a visita: a Piazza dei Miracoli, onde a torre está localizada; o rio Arno; e a Piazza dei Cavalieri, segunda praça mais famosa da cidade.
CHIANTI
Dizem que a região do Chianti é a melhor parte da Toscana, pois abriga a estrada SS222, também chamada de Via Chiantigana. Ela liga Siena à Florença, cruzando o coração da zona vinícola. Para os amantes de vinho, esse passeio é um prato cheio, já que as vinícolas mais importantes da região da Toscana estão por lá – é possível conhecer várias delas em um dia!
CORTONA
Cortona é uma bela cidade, na província de Arezzo, situada em uma localização historicamente estratégica, no coração da Toscana. A cidade é toda cercada por uma muralha e possui seis entradas, mais especificamente seis portas – é possível estacionar o carro em alguma das entradas e fazer o restante do percurso a pé. Por lá, a combinação de arte, cultura e história é muito forte, sendo uma boa escolha para quem quer curtir um destino verdadeiramente italiano. Não é à toa que o local foi escolhido para ser cenário do filme "Sob o Sol de Toscana".
MONTALCINO
A Cidade de Montalcino, a 35 km de Montepulciano, está situada em uma colina alta entre os vales do Rio Ombrone e fica a 564 metros acima do nível do mar. O local é famoso por produzir o vinho Brunello, um dos mais renomados do mundo. A cidade é formada por castelos antigos e construções imponentes, que fazem qualquer apaixonado por lugares incríveis se encantar!
MONTEPULCIANO
A cidade medieval de Montepulciano, a 66 km de Siena, é um verdadeiro tesouro localizado na Toscana. Ela fica bem no alto de uma colina e se caracteriza por construções de pedra, edifícios da época do Renascimento e, claro, pelo famoso Vinho Nobile de Montepulciano, considerado um dos melhores da Itália.
SAN GIMIGNANO
Localizada no alto de uma colina, a cidade fica a 62 km de Florença e foi declarada como patrimônio mundial da UNESCO. Cercado por uma muralha, o local não permite a entrada de carros – motivo que faz o destino ficar ainda mais charmoso. Visitar San Gimignano é como voltar para a Idade Média: há torres por todos os lados, vielas e ruas tão encantadoras, que apelidaram o local de Nova York da Idade Média.
MONTECATINI
Montecatini, a 50 km de Florença, é cercada por colinas e encantadoras cidades medievais, que permanecem intactas e habitadas até hoje. Suas águas termais e parques bem cuidados, bem como a arquitetura elegante, os belos mercados e os deliciosos bares e restaurantes, fazem desta cidade um local divertido e relaxante.
Por Juliana Sartori
Atualizado em 24 Jun 2019.