O Google Arts & Culture possui parceria com vários museus ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Os acervos dos maiores museus estão por lá, com galerias de fotos e vídeos em 360º dos corredores, proporcionando uma experiência única.
Diante disso, que tal um passeio virtual por museus brasileiros como MASP, MAM, Pinacoteca, Museu do Amanhã, Museu Oscar Niemeyer e Inhotim? O Guia da Semana selecionou 15 museus brasileiros para você visitar online, sem sair de casa. Confira:
MUSEU AFRO BRASIL
O Museu Afro Brasil, localizado no Parque Ibirapuera, possui um acervo de mais de 6 mil peças entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. Abordam as temáticas da cultura africana e afro-brasileira, como a religião, o trabalho, a arte e a escravidão. No tour virtual, é possível conhecer os diferentes andares do museu, observando as peças expostas, além de conferir as exposições virtuais.
MUSEU DA CASA BRASILEIRA
Sobre arquitetura e design, o Museu da Casa Brasileira estuda as questões sobre as moradas do Brasil e propões exposições a respeito de urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Na plataforma do Google Arts & Culture, você pode visitar os corredores do museu, ver as peças em galerias digitais ou ainda apreciar as exposições virtuais.
PINACOTECA
Através da ferramenta do Teleport, é possível ver os corredores da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Aventure-se pelo acervo permanente do museu, conheça as peças mais famosas e aprenda um pouco mais sobre elas. Procure pelo Mestiço de Portinari, Caipira Picando Fumo do Almeida Júnior e os retratos da família real. Além do Teleport, o museu também possui parceria com o Google Arts & Culture, onde guarda galerias de suss obras, exposições virtuais e outro passeio em 360º.
INHOTIM
Inhotim, localizado em Brumadinho (MG), possui uma coleção de arte contemporânea mundialmente reconhecida e conta com mais de 700 trabalhos de cerca 200 artistas de diferentes países do mundo. Na web, você pode conferir as exposições virtuais, as principais obras de arte e também pode fazer uma visita virtual ao suntuoso jardim e galeria a céu aberto.
MUSEU DO CAFÉ
Localizado em Santos, litoral de São Paulo, o Museu do Café fica no antigo Palácio da Bolsa do Café. Em parceria com o Google Arts & Culture, o museu disponibiliza exposições virtuais, galerias de fotos e uma visita 3D pelos corredores do palácio. Assim, é possível apreciar a beleza da arquitetura sem sair da sua casa.
MUSEU IMPERIAL
Localizado em Petrópolis (RJ), o Palácio Imperial de Petrópolis foi uma das residências da família imperial brasileira, que hoje foi transformado no Museu Imperial. Na plataforma do Google Arts & Culture, você consegue apreciar as galerias de fotos das obras e objetos da realeza, além das exposições virtuais e do passeio em 3D.
MASP
O Museu de Arte de São Paulo também é parceiro do Google Arts & Culture e está repleto de atividades pela plataforma. Confira as exposições virtuais sobre moda, arte italiana, francesa e brasileira, além da visita em 3D do acervo permanente e também da exposição “Quem tem medo de Teresinha Soares?”.
MUSEU DO FUTEBOL
Pela plataforma do Google Arts & Culture, você pode visitar o interior do Museu do Futebol, percorrendo todo o seu acervo permanente. Além disso, é possível conferir as 14 exposições virtuais do museu, com histórias emocionantes do futebol. Na plataforma, você também pode conferir o projeto Museu do Impedimento, um projeto colaborativo que reuniu histórias e memórias sobre as mulheres do futebol que ousaram jogar durante o período de proibição da prática desse esporte no Brasil, entre 1941 e 1979.
INSTITUTO MOREIRA SALLES
O Instituto Moreira Salles foca, principalmente, em fotografia, mas também aborda música, literatura e iconografia. Com exposições online, galerias de fotos e experiência 360º, você consegue ver o que há de melhor no acervo do museu, que possui sedes em Poços de Caldas, São Paulo e Rio de Janeiro. Entretanto, a visita virtual acontece no prédio de São Paulo, localizado na Avenida Paulista.
MUSEU OSCAR NIEMEYER
Localizado em Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer foca em arte contemporânea, artes visuais, arquitetura, urbanismo e design, e é considerado o maior da América Latina. E tudo isso você pode conferir na visita virtual pelo site da instituição e pelo Google Arts & Culture.
MUSEU DO AMANHÃ
Localizado no Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã aborda as grandes questões atuais e como irão impactar nosso futuro. Entre exposições virtuais sobre sustentabilidade, a matemática da natureza e astronomia e galerias de fotos incríveis, o museu também possibilita uma viagem pelo seu interior.
MIS
O Museu de Imagem e Som também possui um acervo digital que vale a pena ser visto. Por lá, você encontra informações sobre os itens que compõe os acervos do MIS e tem acesso às coleções de fotografia, áudio e vídeo. Você pode consultar livros, filmes, discos, entrevistas, fotografias e equipamentos incríveis do mundo do cinema e da música.
MUSEU DA IMIGRAÇÃO
Apesar de não possuir a interação em 360º, o Museu da Imigração disponibilizou seu acervo totalmente digitalizado na web. Você consegue ver imagens, fotos antigas, documentos oficiais, cartografias, jornais, cartas, entre outras peças.
CCBB
O Centro Cultural Banco do Brasil também é um parceiro do Google Arts & Culture e possibilita uma viagem a cada centro cultural espalhado pelo Brasil. Cada um possui sua própria página, com acervos e exposições virtuais separadas. Há sedes em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília para explorar.
MAM
O Museu de Arte Moderna, através da plataforma 3D Explorer, disponibiliza uma experiência em 360º do museu, que é dividida entre as diversas exposições. Além disso, o museu possibilita que você escolha com maior precisão o tipo de obra que deseja apreciar.
E aí, qual destes museus você mais gostou?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 14 Ago 2020.