Todo mundo sabe que a vida noturna é animada pra caramba. Em vários pontos da cidade, todos os dias, sempre tem alguma parada rolando.
+ 9 mitos e verdades sobre raves
+ Festivais de música eletrônica e raves no Brasil em 2015
+ 10 itens indispensáveis para levar a festivais de música
Além dos clubes e boates de modo geral, rola muita festa na rua, da Zona Norte à Zona Sul. passando pelo Centro. Claro que o ObaOba separou algumas pra você ficar de olho durante 2016.
Puff Puff Bass
A cultura hip hop tem muita força no Rio e a festa é uma das grandes expoentes da Bass Music, agregando também exposições de telas, grafitti e, claro, muito grave. Rap, dubstep, dancehall, trap e funk se encontraram em bairros como Méier e Lapa.
TropikAll Vibez
A festa teve edições gratuitas em 2015 que passaram pelo Arpoador, Morro dos Prazeres, Santa Teresa, Méier, Madureira e Baixada Fluminense. A versão paga aconteceu no La Paz, Lapa. Fruto do esforço de um coletivo de artistas, mistura ritmos como Trap, Funk, Rasteirinha, Hip hop, Cumbia, Moombahton, Dancehall, Reggae, Dub, Zouk Bass, Global Bass e Coco.
Trap In e Bless
Nós já falamos da Trap In em outra ocasião e vale ficar de olho. Junto com a Bless, outra da cena black, tocam funk, trap, pop, hip hop e dancehall no Arco do Teles. A entrada é R$ 10 até 0h e costuma rolar sábado.
Subúrbio Sound System
Outra festa que acontece no Viaduto Negrão de Lima, em Madureira, essa é na sexta e começa cedo: 19h. Além das batalhas de rimas, no som rola dancehall, hip hop, rap e trap. De graça!
Funk 'In
No meio da semana, o funk carioca toma conta do Arco do Teles, ali nos arredores da Praça XV. A festa é de graça e costuma acontecer às quartas, começando às 19h no Espaço XV.
Baile Charme da Lavradio
Quando a Feira da Lavradio, ou oficialmente a Feira do Rio Antigo, vai chegando ao fim no primeiro sábado do mês, começa a tocar o charme ali na esquina com a rua do Rezende, na Lapa. Vira um grande baile, com DJ, coreografias imperdíveis e boas opções gastronômicas ao redor.
Baile Charme do Viaduto de Madureira
Esse é um dos bailes mais antigos da cidade. A Zona Norte sempre foi um reduto da cultura black e o baile do Viaduto Negrão de Lima tem tradição de revelar grandes nomes na cena. Desde 2013 é patrimônio imaterial do Rio e rola todos os sábados, das 22h às 5h.
Por Marco Sá
Atualizado em 11 Mar 2016.