Foto: www.sxc.hu |
Algo comum em casamentos ou eventos sociais são crianças pequenas correndo pelos corredores, protagonizando crises de choro ou fazendo arremesso de comida nos restaurantes. Há pais que conseguem manter o controle, outros optam por deixar o filho à vontade, sem achar que incomodam as pessoas da mesa do lado.
Para esclarecer dúvidas e dar dicas de como agir com as crianças nos eventos, o Guia da Semana conversou com consultores de etiqueta que podem ajudar os pais nesse impasse.
De acordo com os especialistas, a idade não influencia a entrada de uma criança na vida social, elas sempre querem acompanhar os pais. "Não há uma idade exata. A questão é adequar o ambiente, os pais devem mostrar um atrativo para os filhos. Caso não tenha, o aconselhável é ficar um período curto no local, pois crianças que não estão acostumadas chamam a atenção para irem embora", dá a dica a consultora de etiqueta, Cláudia Matarazzo.
Foto: www.photocase.com |
Em uma cerimônia de casamento, o correto é levar crianças com idade que já consigam entender onde estão e sobre o que os pais estão falando. Conversar sobre os acontecimentos da cerimônia, a entrada dos noivos, as alianças; mostrar os músicos, os instrumentos que estão tocando. Distrair o pimpolho para que ele não tenha nenhuma crise de choro e comece a incomodar os convidados. Quando uma crise de choro se inicia, o melhor a fazer é retirar-se do local com o pequeno e ficar fora até ele se acalmar.
Foto: www.morguefile.com |
Já no restaurante, há meios de distrair as crianças e, caso elas sejam umas "pestinhas", aí vai a dica: o ideal é levar uma bolsa com objetos que distraiam os pequenos. Um brinquedo, um bloquinho de papel, canetas e um jogo prático, porque às vezes o pedido demora para chegar. Há também o "revezamento". Enquanto um adulto come, o outro fica de olho nos filhos.
Esta bolsa deve ser grande o suficiente para que fiquem as coisas da mãe e também as das crianças, pois assim não é necessário carregar duas bolsas ao mesmo tempo. De preferência, impermeável, porque há restaurantes onde a comida não é a ideal para os pequenos e os pais levam a "papinha". A bolsa deve conter, além de papel, canetas e jogos, um brinquedinho surpresa, colocado lá sem que ninguém veja e roupas limpas, pois às vezes acontece uma "guerrinha de comida" entre irmãos.
Foto: www.photocase.com |
Agora se os pimpolhos aprontam e os pais têm que chamar a atenção, a melhor forma de fazer isto é sair do local e conversar, para não causar escândalos. "Os pais devem levar a criança para um local reservado e chamar sua atenção. Conversar, fazer compreender o seu erro e que precisa respeitar as pessoas e o local onde está", finaliza a consultora.
Colaboraram:
Cláudia Matarazzo
Fábio Arruda
Mothern - A incrível aventura das mulheres que já pariram
Atualizado em 6 Set 2011.