Guia da Semana

Se você não vai à balada, traga a festa para a sua casa. Além de se divertir com a galera, você prepara uma playlist caprichada e aproveita muito mais! E, diferentemente do que se pensa, é bem tranquilo fazer os preparativos - ainda mais se todo mundo se envolver com a ideia. Confira as dicas de Will Araújo, professor da área de Eventos do Senac São Paulo.

A programação
Antes de pensar nas bebidas e comidas, é fundamental pensar no conceito da festa. “Isso facilita todas as decisões, desde a decoração até o cardápio”, conta Araújo. Uma vez definido, pergunte aos seus amigos suas preferências sobre os pratos. Acredite: isso faz muita diferença. “É importante pensar muito nos seus convidados e procurar agradar o máximo de pessoas possíveis”.

As bebidas
Isso também vale para as bebidas. Pense no tipo e nas marcas que serão consumidas – há casos em que as bebidas são preparadas previamente com ingredientes de baixa qualidade e o resultado é, no mínimo, uma bela dor de cabeça no dia seguinte. E, na hora de servir, prefira os utensílios de louça e vidro: os descartáveis ocupam muito espaço. Se você não tiver, há empresas que alugam copos de louça ou vidro. De resto, sem muita cerimônia: deixe a galera se servir e divirtam-se!

A música
Depois de escolhida a playlist – e você pode pedir ajuda aos convidados para compor uma seleção ainda mais completa -, que tal contratar um DJ para animar a festa? “Dá um ar mais profissional e pode ser criado um ambiente bem de balada”, conta. Geralmente os DJs já têm um equipamento de iluminação que transforma qualquer lugar em uma pista de dança – e contratar o pacote completo fica ainda mais em conta. Para completar, que tal usar velas nos outros ambientes da casa? Isso cria aquele clima mais aconchegante.

O barulho
Que tal convidar os vizinhos para a festa? Assim eles não têm como reclamar do barulho à noite, já que eles vão curtir a balada com você. Mas, se isso não for possível, comece a festa mais cedo e, lá pelas 22h, abaixe o som. “Os convidados já terão curtido muito”, completa Araújo. Assim, dá para curtir a balada com seus amigos e não incomoda a vizinhança. Toca aí, DJ!

Atualizado em 25 Out 2011.