Guia da Semana

Foto: Sxc.hu

Com o perdão do clichê, São Paulo é uma cidade que nunca dorme. Disso, todos sabemos. Melhor ainda para quem gosta das noites paulistanas. São bares, baladas, pubs e clubes para todos os gostos. É sempre bom sair, conhecer lugares novos, principalmente com pessoas bonitas(por quê não, né?). Só não saio todo o fim de semana, porque a noite anda bastante cara por aqui. Para quem gosta desse tipo de programa, vou indicar duas baladas e dois barzinhos, que eu gosto muito e acho que são ótimas opções para quem visita a cidade pela primeira vez.

Na Vila Madalena, tradicional bairro boêmio, existem opções para quem curte a "calma" dos bares e o agito das baladas. Uma delas é A Lanterna. A casa se adapta a diversas preferências. Além de ser um bar, com pista de dança (onde só toca black e música eletrônica), também abriga um restaurante! Aos sábados, é a vez das bandas no palco. São sempre duas : uma de MPB e samba rock e outra de pop rock e trash. O cardápio de bebidas é bem variado e para não voltar para casa de estômago vazio, uma ótima pizza!

O repertório dos grupos que tocam no O Barbaro, na Vila Olímpia, também é bem diversificado. Nas sextas, três deles apresentam canções que vão da música negra americana ao pop rock nacional. Nos intervalos, os DJs soltam seus sets, com música eletrônica, black e remixes. É um lugar para quem deseja ficar a noite inteira dançando.

Agora, para quem quer ficar sentado, conversando com a galera, escutando somente voz e violão, acredito que o Villa São Paulo, no Bosque da Saúde, e a Casa do Espeto, em Moema, são os melhores lugares. Ambos têm música ao vivo e um cardápio de petiscos e bebidas bem variado. Além disso, as duas casas possuem ambientes abertos e fechados. Todos eles com ótimo atendimento e garçons sempre à disposição.

E na capital carioca...

"O Rio de Janeiro continua lindo". Mesmo com toda a violência existente, as praias, o Corcovado, o Cristo Redentor fazem toda a diferença. Mas não estou aqui para falar dos pontos turísticos e sim das opções noturnas da cidade. Ainda não tive a sorte de pegar um dia ensolarado e uma noite calorosa, mas nas vezes que estive na cidade, me diverti bastante na balada carioca.

Misturando arte e música, o Teatro Odisséia, na Lapa, possui três andares. Nos dois primeiros acontecem shows. No último, localiza-se o restaurante. O lugar ainda reserva espaço para exposições e teatro. A programação conta com bandas e blocos cariocas, que tocam desde pop rock até samba e forró. Sempre depois da apresentação, DJ toca sets com repertório variado.

Ainda na Lapa, se você quiser escutar samba a noite inteira, recomendo o Bar Carioca da Gema. Composições de Paulinho da Viola e João Nogueira estão sempre presentes nos shows dos artistas que se apresentam no local. Já o Estrela da Lapa atrai fãs do samba, MPB, blues e até black, sempre com uma atração diferente.

Na região central está o Nuth Centro, outra casa de três andares e ambientes diferentes, onde pode-se tomar um chope, tomar um drinque, jantar ou se acabar na pista até o dia amanhecer. A pista de dança é enorme e sempre há um DJ diferente tocando na casa. Quem é a colunista: Maraísa Bueno.

O que faz: jornalista e repórter da equipe do Guia da Semana.

Pecado Gastronômico: uma boa massa e, é claro, chocolate!

Melhor Lugar do Brasil: minha casa, na pequena cidade de Serrania, sul de Minas Gerais (também não dispenso uma boa praia!).

Para Falar com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.